Skip to content

Explorando a importância do gerenciamento de estoque

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Será que você tem dado a devida atenção que o seu negócio merece para o seu gerenciamento de estoque? Entenda mais sobre o assunto

O gerenciamento de estoque é uma das áreas mais importantes para a boa gestão de uma empresa que precise armazenar grandes quantidades de materiais para venda. No entanto, grande parte dos empreendedores voltam menos atenções do que deveriam para essa área de funcionamento da saúde da gestão.

As atenções devem se voltar ao estoque por ser ele um dos principais pontos da empresa: é lá onde tudo se move. Os materiais entram e saem do estoque, e quem o ignora deixa de prestar atenção à dinâmica e cotidiano da empresa. Fazer um controle apurado do espaço, ou seja, um bom gerenciamento de estoque, só pode trazer vantagens ao seu negócio.

Múltiplas vantagens e benefícios no seu dia a dia empresarial

Demanda do mercado

Não fazer compras excessivas para o seu estoque, tampouco deixar que faltem itens necessários. Essa é a regra, pois uma vez que você identifique os que possuem mais saída, conseguirá entender a maior demanda do mercado e quem é o carro-chefe da sua empresa.

Traçando o perfil do cliente

Saber quais são os produtos com maior saída é poder traçar uma forma de entendimento sobre como o seu público-alvo enxerga sua empresa. Estes itens não podem faltar nunca no estoque e, uma vez priorizados, evitam com que você perca uma venda.

Se livrando do peso morto

O gerenciamento de estoque é uma maneira eficaz de controlar o capital da empresa. Quando existem mercadorias que simplesmente não são vendidas, isso gera o prejuízo do dinheiro parado. Dessa forma, você consegue afunilar ainda mais o entendimento sobre o mercado atendido.

Planejamento de marketing

A gestão correta traz também um auxílio para a equipe do setor de vendas, de modo a criar um planejamento muito bem programado. Com o controle das entradas e saídas do estoque, é perfeitamente possível avaliar as épocas momentâneas em que determinados produtos vendem mais do que outros.

Por exemplo, datas comemorativas geralmente trazem procura por determinados produtos, a depender do tipo de empresa. As do setor alimentício podem vender mais chocolate e bacalhau na época de Páscoa, e mais aves na época do Natal, por exemplo. Isso condiciona o empreendedor a traçar bons planos de marketing.

Planejamento de produção

Uma empresa que produz determinados itens para venda precisa de um bom gerenciamento de estoque para ter um maior controle da obtenção de matéria-prima. Isso ajuda a evitar desperdícios ou então que algo deixe de ser produzido por falta de material.

Gerenciar bem o seu estoque não é a única medida de cuidado para com o seu negócio. Para melhorar sua gestão financeira, nada melhor que escolher de maneira correta o seu contador. A Abertura Simples pode te ajudar nisso. Quer saber como? Clique aqui e conheça mais sobre nossos serviços de contabilidade.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário