Quer saber como fazer a gestão dos colaboradores home office da sua empresa? Continue lendo:
Segundo informações do Sebrae, o principal atrativo do home office é a realização do sonho, acalentado por muitos, de ser o seu “próprio chefe”. Ele é gratificante do ponto de vista pessoal e vantajoso do ponto de vista financeiro e por esses benefícios, a cada dia, o home office vem integrando a realidade e o planejamento estratégico das empresas. Trabalhar de casa, inclusive, vem sendo um requisito cada vez mais pedido entre os novos profissionais que procuram balancear a vida pessoal com a vida profissional de maneira ponderada e o equilíbrio dos horários flexíveis.
Você é uma das diversas empresas que aderiram essa estratégia e quer saber como fazer a gestão dos colaboradores home office? Continue lendo para descobrir:
CONFIRA COMO FAZER A GESTÃO DOS COLABORADORES HOME OFFICE:
Dificuldades da gestão dos colaboradores home office
Antes de falarmos como você, empreendedor ou gestor, pode fazer a gestão dos colaboradores home office, vamos abordar as dificuldades que as organizações possuem com esse tipo de tarefa.
Quando a gestão desses colaboradores não é feita em tempo real, o serviço se torna reativo já que ocorre justamente pela dificuldade em acessar informações, o que confere na lentidão dos processos.
Por isso, é muito importante que a sua empresa utilize a tecnologia para otimizar ainda mais esse trabalho remoto. E o acompanhamento dos colaboradores tende a ser ainda mais desafiador quando o empreendedor precisa analisar aspectos como:
- Rotatividade;
- Absenteísmo;
- Produtividade;
- Motivação;
- Qualidade dos serviços;
Os empresários, portanto, precisam se adaptar ao novo modelo de gestão: saber gerenciar e, mais do que isso, motivar um time que trabalha a distância. O processo é desafiador, porém, de grande aprendizado para os empresários.
Como a minha empresa pode fazer a gestão dos colaboradores home office?
Passo 1: Defina um sistema de comunicação
Se nos ambientes dentro das empresas já existem algumas falhas de comunicação, para os trabalhadores que trabalham de casa esse problema pode ser ainda maior. Por isso, é essencial definir com a equipe, antes de começar a trabalhar, um sistema de comunicação claro e objetivo. Cabe ao empreendedor decidir como será feita essa troca de informações e enfatizar a esses colaboradores a importância de todos os membros se manterem atualizados e atentos aos novos informes ao longo do dia.
Passo 2: Promova a gestão do conhecimento
Outra maneira de ajudar na compreensão dos colaboradores é oportunizando a gestão do conhecimento entre eles, ou seja, criando um canal no qual cada funcionário consiga acessar explicações e dúvidas acerca dos processos de cada área, sem a necessidade de ficarem perguntando a todo momento por algo que não saibam.
Passo 3: Faça reuniões frequentes
Diariamente o empreendedor deve fazer, de preferência, no inicio do horário de trabalho, uma reunião ou uma chamada em grupo. Nela, cada colaborador da equipe pode compartilhar suas tarefas, opiniões, dúvidas ou, até mesmo, algum obstáculo que está enfrentando para concluir determinada atividade. É importante deixar esse canal aberto durante todo o dia para que os funcionários possam trabalhar de forma colaborativa e para acompanhar as entregas das demandas dos setores.
Passo 4: Defina metas e estipule prazos
A prática do trabalho remoto está relacionada, como dito anteriormente, aos horários flexíveis, ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre outras características, mas é preciso deixar claro que existem prazos e metas a serem cumpridos, assim como no trabalho presencial. Portanto, o empreendedor que deseja fazer a gestão dos colaboradores home office da sua empresa precisa deixar claro prazos, horários e metas para que esse tipo de trabalho saia conforme o planejado e o esperado.
Passo 5: Faça feedbacks de performance
Quando se trata dos colaboradores home office, as revisões, ou seja, os feedbacks de desempenho devem ser estruturados de maneira diferente do que para funcionários presencias, já que o cotidiano desse profissional é diferente. Medir as habilidades comportamentais, a produtividade, a qualidade no serviço prestado é fundamental para que todo o processo seja feito adequadamente e claro, bom para ambos os lados.
E aí, está preparado para fazer a gestão dos colaboradores home office? Você tem algum outro passo que acha importante compartilhar? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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