Como melhorar sua produtividade, mesmo trabalhando home office

 em Gestão e Produtividade

Muitas pessoas que atuam como freelancer afirmam ter dificuldade em melhorar a produtividade trabalhando home office. Principalmente porque a distração de trabalhar em casa é muito grande, próximo de familiares ou de televisões, celulares, etc. Porém, não há segredo, basta manter o foco e se organizar da mesma forma que aconteceria no seu escritório!
Separamos a seguir algumas dicas de como é possível melhorar a produtividade trabalhando home office sem muito esforço. Seguindo esse caminho, não tem como perder o foco! Continue lendo para saber mais:

Melhore sua produtividade trabalhando home office

Criando seu espaço

O primeiro passo para melhorar sua produtividade trabalhando em casa é montando o seu espaço ideal. Separe um local reservado onde você possa se focar completamente no serviço, de preferência bem iluminado e silencioso. Isso fará toda diferença na hora de se dedicar ao que você tem à fazer e ainda melhora sua vista (locais escuros farão com que você tenha de forçar seu olho para a tela do computador).

Gif de uma mesa onde é possível montar a sua escolha, representando o home office

Fonte: GIPHY

Esteja confortável

Nesse espaço, você pode organizá-lo e personalizá-lo da sua forma com uma estética agradável. Tenha, no mínimo, uma mesa que abrigue todos os seus materiais e uma cadeira confortável. Busque manter esse ambiente o mais clean possível, pois ter muitos objetos pode acabar dispersando sua atenção, e ocupando espaço que poderia ser útil para o trabalho.

Levante e se troque

Basicamente, essa dica é a seguinte: tome um banho e tire o pijama. Você não precisa necessariamente se vestir da mesma forma que você faria se tivesse de ir para um escritório, mas é importante trocar de roupa para começar o dia de forma ativa e animada.

Cena da série Angie Tribeca onde a atriz tira o pijama e está com um blazer por baixo, representando a produtividade trabalhando home office

Fonte: GIPHY

Faça uma lista de tarefas

Com uma lista fica muito mais fácil determinar as prioridades e organizar o tempo para realizar cada atividade. Mas cuidado: não crie metas que você não poderá cumprir, ou irá se frustar mais tarde. A partir disso você poderá criar uma rotina de atividades, equilibrando o seu fluxo de trabalho para não ficar sobrecarregado em um dia, e acomodado em outro.

Defina um tempo

Uma das principais vantagens do home office é a flexibilidade, então por que não aproveitá-la? Se você é do tipo de pessoa que trabalha melhor pela manhã, acorde cedo e estipule um horário para acabar, e vice-versa. Mas não se esqueça, o tempo que você tem para trabalhar deve ser apenas para isso, e nada mais.

Fique longe de distrações

Ficar em casa e manter o celular por perto, televisão, livros, redes sociais, etc, é tentador. Porém isso pode matar a sua produtividade! Mantenha-se longe de distrações enquanto estiver trabalhando, e deixe isso apenas para os momentos de intervalo.

Um gato que senta em cima da mão de uma pessoa que está tentando digitar, representando as distrações do home office

Fonte: GIPHY

Estabeleça intervalos

Muitas pessoas acreditam que trabalhar horas incessantes é sinônimo de produtividade, mas é ai que mora o erro. Produzir mais não significa necessariamente produzir melhor, por isso tente tirar alguns intervalos pequenos para relaxar. Levante-se, alongue-se, dê uma olhada em algo que esteja passando na TV ou na internet, e dê uma pequena distraída.

Se não em casa, em outro lugar…

Você também pode fazer o home office em outro lugar que não seja na sua casa, como em um café ou em um coworking, por exemplo. Mas preste atenção se isso será o ideal para você, existem vantagens e desvantagens em trabalhar em um coworking. Se estiver precisando, de uma caminhada durante seu intervalo também para respirar novos ares.

Por fim…

Não misture as coisas, quando estiver trabalhando em casa, apenas trabalhe. Se você o fizer com a televisão ligada, enquanto faz o almoço, ou coisas do tipo, vai acabar não sendo nada produtivo. Tenha isso em mente, focando apenas em uma atividade de cada vez, e seu serviço irá render muito mais!


Entenda que trabalhar em casa pode ser muito prazeroso, mas exige que você tenha foco e determinação. Aproveite as vantagens e saiba como driblar as desvantagens para ser sempre mais produtivo!
Você trabalha em casa? Conhece outras dicas para melhorar a produtividade trabalhando home office? Comente e participe para que possamos melhorar, cada dia mais, os conteúdos do Abertura Simples.
Esse texto foi feito baseado em um artigo original do Buzzfeed.

Postagens Recentes
Mostrando 4 comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

Como melhorar a comunicação entre franquiasFoto de muitas pessoas com as mãos juntas, representando a gestão de pessoas nas PMEs