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Saiba como realizar uma gestão financeira e alavanque suas vendas

O que você verá neste artigo:

Toda empresa que deseja administrar de maneira eficiente a estrutura do seu negócio deve investir em uma gestão financeira

Mais do que uma simples planilha de controle de gastos, a gestão financeira engloba uma série de análises e medidas que visam auxiliar na tomada de decisões e na administração de um negócio.

Por isso, a gestão influencia diretamente no controle de gastos e investimentos que uma empresa precisa realizar para que o seu estabelecimento funcione adequadamente, ao mesmo tempo em que permite obter bons resultados e lucros.

Afinal, a administração de um negócio não se faz só com achismos e chutes, mas precisa ser embasada em dados reais e em números mais concretos, que fornecem informações importantes sobre como uma empresa deve agir em diferentes momentos da sua atuação.

Como a gestão financeira pode ajudar na administração de um negócio?

A gestão financeira é capaz de fornecer números reais sobre o caixa de uma empresa, mostrando como andam as suas reservas e os seus gastos, de modo a exibir um panorama geral das finanças do negócio.

Sendo assim, ela pode responder questões como:

Todas essas perguntas influenciam diretamente no fluxo de caixa de uma empresa que precisa estar com as suas contas em dia para que o negócio ofereça lucro aos proprietários.

Para que a gestão financeira seja eficiente, ela precisa fornecer respostas assertivas sobre cada um dos pontos mencionados, revelando dados financeiros de maneira mais clara.

Por isso, este artigo aborda os principais elementos que estão envolvidos dentro de uma gestão financeira de qualidade, que é essencial para a saúde de um negócio.

A importância do controle de caixa

Uma empresa precisa saber mais sobre o valor que ela tem disponível para investimento, para pagamento de contas e para o lucro dos sócios.

Isso envolve uma descrição detalhada sobre as suas operações internas, sobre suas vendas e sobre suas despesas.

Conhecer seus custos e lucros

Para que os dados sejam mais exatos, é preciso conhecer os processos internos do estabelecimento.

Assim, uma empresa especializada na fabricação de peças industriais, por exemplo, precisa saber quais são os seus custos de produção, de manutenção, de mão de obra e do lucro possível ao vender os itens que ela confecciona.

Para saber isso, é preciso que algumas contas sejam realizadas de maneira detalhista, analisando cada um dos seus produtos, tais como os diferentes modelos de peças empilhadeira, para calcular esses percentuais.

Desse modo, a empresa consegue obter informações específicas sobre a sua quantidade de venda ideal, e planejar-se internamente para atingir sua meta interna de faturamento.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa corresponde ao giro das contas mensais, presente na rotina de todas as empresas, que se referem ao pagamento de contas de consumo como água e eletricidade, aluguel e de outras faturas relacionadas.

Além disso, também comporta as entradas e recebimentos, criando um controle mais preciso sobre as finanças da empresa.

Por isso, todas as despesas e os lucros devem estar dentro do controle financeiro, para que seja possível administrar da maneira correta toda a estrutura monetária do negócio.

Desse modo, é possível evitar surpresas que possam desestabilizar as finanças da empresa.

Estoque: administração e reposição

O estoque representa uma das áreas mais importantes de uma empresa. Isso porque ele é responsável por armazenar a quantidade de um determinado produto ou material utilizado para gerar a renda de um negócio.

Uma fábrica de estruturas metálicas, por exemplo, precisa ter uma quantidade suficiente de material para atender a demanda de um cliente, seja para fabricar placas de metal ou seja para produzir barras de aço.

Esse estoque deve atender à necessidade do local em termos de agenda e do número de serviços previstos.

Uma empresa que trabalha com alimentação, por exemplo, deve ter uma quantidade de estoque baseada no seu consumo e organizada de acordo com os prazos de validade de cada item, assim como as empresas de geradores em sp devem ter uma quantidade de equipamentos correspondente à sua capacidade de atendimento, ou seja, ao número de eventos que ela consegue suprir em uma única data.

Por isso, tão importante quanto a administração é a reposição de um estoque, que depende da quantidade de itens que ele comporta. Assim, os produtos que possuem uma data limite de consumo devem ser calculados e adquiridos com base no expediente do negócio, para que assim se possa evitar prejuízos.

Já os que não possuem uma validade específica, devem ter uma quantidade de estoque equivalente à necessidade de uma loja. As laminas para tratores, por exemplo, são produtos fabricados em diferentes versões e tamanhos. 

Por isso, é ideal que uma loja especializada no segmento ofereça tipos variados do item, repondo o estoque constantemente para que eles não faltem.

Afinal, quando há o esgotamento de um item no estoque, certamente haverá prejuízo nas vendas.

Investimentos e oportunidades

Em diferentes momentos comerciais, uma empresa pode optar por realizar um investimento que seja interessante para o negócio.

Isso pode ser feito por vários motivos, tais como:

Todos esses motivos são responsáveis por fornecer ao negócio uma oportunidade de crescimento, que podem resultar na alavancagem das vendas e na melhoria dos resultados.

Melhorar a linha de produção faz com que investimentos ligados a treinamentos e capacitação dos colaboradores possam aperfeiçoar os processos internos.

As empresas fabricantes de pontes rolantes, por exemplo, podem reservar um aporte periódico para que os seus funcionários sejam beneficiados com o investimento em cursos, que melhoram a sua capacidade de realizar os serviços internos.

Em momentos de expansão, onde a empresa busca crescer e ampliar a sua área de atuação, deve ocorrer o aumento da equipe, ou seja, novos profissionais devem integrar o quadro de funcionários do local.

Modernizar processos também deve fazer parte do plano de negócios de uma empresa. Isso pode ser feito ao se adquirir algumas máquinas mais tecnológicas, que são capazes de oferecer produtos de qualidade com menor custo e em menor tempo.

Desse modo, a modernização resulta em otimização de grande parte dos processos de uma empresa, que se torna uma referência em agilidade e qualidade.

Todos esses investimentos são possíveis dentro de uma gestão financeira atenta, que planeja antecipadamente os movimentos necessários para essas implementações, gerando um aumento no faturamento do local, por meio da automatização de processos.

Atenção aos impostos e tributos de cada segmento

Cada segmento de atuação possui seus determinados impostos, que devem ser pagos sempre na data correta evitando gastos desnecessários com multas e juros.

Para que erros como esses não aconteçam, é importante inserir dentro da gestão financeira os custos mensais relacionados às obrigações tributárias de cada estabelecimento.

Uma fábrica que fornece máquinas como trator cortador de grama, por exemplo, terá tributos e impostos diferentes de uma empresa que presta serviços de terraplanagem.

Por isso, é importante contar com a ajuda profissional de empresas de contabilidade, que conhecem as regras e aplicações de cada segmento de atuação.

Administrar a carteira de clientes do negócio

Gerenciar a carteira de clientes de uma empresa é parte fundamental do processo de gestão financeira e do crescimento das vendas.

Afinal, todo o esforço em oferecer bons produtos e serviços se deve ao fato de que os clientes devem ter suas necessidades atendidas para que se tornem fiéis a uma empresa.

Por isso, tanto uma empresa desentupidora de fossa quanto uma loja de departamentos devem prezar pela qualidade dos seus produtos e serviços, atendimento, preços atrativos e muitos outros elementos que são fundamentais para suprir a demanda do seu público.

A administração da carteira de clientes pode incluir estratégias eficientes que façam com que os consumidores estejam sempre informados sobre as novidades, que recebem comunicados de ofertas e busquem estar sempre em contato com a empresa.

Quando o cliente recebe o atendimento e o produto que adquiriu satisfatoriamente, ele cria um vínculo com a empresa e passa a tê-la como referência no seu segmento.

Isso faz com que a gestão financeira do negócio possa contar com uma maior entrada de lucros mediante o aumento das vendas e, contando com bons rendimentos e com uma administração adequada, o controle de caixa atinge a expectativa e fornece bons resultados ao negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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