Entenda a Identidade visual para contador, sua importância e também como desenvolver a marca no seu negócio contábil
Você já pensou em como sua empresa se mostra no mercado para seus fornecedores, parceiros e potenciais clientes? A imagem que sua empresa passa é constituída por muitos elementos, e o conjunto deles é a identidade visual.
Se você busca uma empresa contábil bem estabelecida no mercado, atraindo mais clientes e com credibilidade, é hora de investir um pouco na identidade visual para contador.
Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a identidade, sua importância para os contadores e também alguns passos para criar uma boa imagem. Confira:
O que é Identidade Visual?
A identidade visual é, basicamente, a imagem visual do seu negócio que você transmite aos outros. Ela inclui diversos elementos gráficos (cartões de visita, papel timbrado, logotipo, folhetos e outros produtos) que representam visualmente uma empresa.
Ou seja, a identidade visual é como se fosse a aparência da sua empresa, a forma como ela se apresenta. Imagine que sua empresa seja como uma pessoa; ela pode ser bem vestida, falar bem e ser perfumada ou usar roupas rasgadas, com odor ruim e falar apenas por gírias. Como você prefere que sua empresa se porte?
Além disso, esses elementos diferenciam imediatamente sua organização como uma marca. Assim, sua empresa se torna mais profissional e apresentável aos olhos dos parceiros, fornecedores e clientes.
A partir desses elementos, você transmite os valores, posicionamento, missão e também as atividades desempenhadas pela sua empresa. Somente com uma identidade visual bem definida, sua comunicação é capaz de transmitir credibilidade e profissionalismo.
Segundo Robert Bunner, fundador da empresa Ammunition de design, marca e design são inseparáveis. “É uma sensação que as pessoas têm de você. Quando duas ou mais pessoas compartilham da mesma sensação, você tem uma marca. Essa sensação vem do design bem pensado, que cria uma experiência das pessoas com a empresa.”
Como funciona a Identidade Visual para contador?
Para as empresas contábeis, principalmente para aquelas que estão iniciando no mercado, conseguir clientes é uma tarefa difícil. Isso porque é necessário passar a confiança e solidez que os clientes precisam. Afinal, são muitas responsabilidades que a empresa se compromete, desde os impostos e taxas até os recursos humanos.
Uma das melhores formas de atrair clientes é escolhendo um bom posicionamento, estudar o público alvo e seus interesses, ressaltar os diferenciais do seu serviço e, a partir disso, investir em materiais de promoção e divulgação. Em todas essas fases, a identidade visual tem um papel muito importante.
Ainda assim, para os escritórios de contabilidade, não será apenas um bom logotipo que fará sua marca se fixar na mente dos clientes. Esse elemento é importante, claro, mas é necessário construir uma imagem, que gere uma lembrança automática em quem a vê.
Importância da Identidade Visual para contador
Fazer a identidade visual para contador é muito importante pois, quando feita de forma certa, pode melhorar bastante o desempenho do seu negócio contábil.
A principal necessidade de está justamente no fato de que o reconhecimento dessa empresa por seu público alvo depende quase que exclusivamente do seu reconhecimento visual.
É uma aforma de se destacar e diferenciar dentre as concorrentes. Por ser facilmente identificável e memorável, você terá muito sucesso e notoriedade no setor contábil se tiver uma boa imagem.
Com uma boa construção e propagação da sua identidade, você pode conseguir alguns benefícios, como:
- Atrair e reter a atenção de potenciais clientes;
- Transmitir uma imagem profissional;
- Estabelecer reputação da empresa;
- Garantir credibilidade com parceiros.
Como você pôde perceber, ter uma identidade visual para contador só traz vantagens. No geral, ela serve como uma referência para todas as trocas comerciais.
Como desenvolver uma boa Identidade Visual para contador?
Criar uma boa identidade não se trata só de ter um logo, ou um escritório bonito; vai muito além disso! É necessário desenhar uma imagem que represente de fato a marca do seu escritório, que faça com que as pessoas se lembrem de você assim que a virem.
O trabalho de construção da imagem e identidade visual do seu negócio contábil precisa ser muito bem feito, por isso o ideal é contar com um designer ou uma empresa especializada nisso.
Briefing
O briefing é a primeira coisa a ser feita no processo de criação de uma identidade visual para contabilidade. O termo nada mais é do que um documento inicial que engloba tudo aquilo que o projeto deverá consistir. É o briefing que transmite ao designer o que o cliente espera da identidade visual, do logo, e todas as outras peças de design.
Muito parecido com um planejamento, o briefing deve conter:
- Orçamento
- Prazos
- Público Alvo
- Estilos
- Escopo detalhado do projeto
- Objeções
Além disso, é necessário detalhar outras informações que sejam importantes, como por exemplo quem será o responsável por cada etapa do projeto. Se você ficou com dúvidas, nós preparamos um modelo que pode servir para que você encaminhe para o designer que irá criar a imagem da sua marca!
Modelo de Briefing:
- Nome do Projeto:
- Cliente/Empresa:
- Tamanho da empresa (com nº de funcionários)
- Data:
Sobre a Marca/Serviço
- Qual é o serviço a ser divulgado?
- Como o descreveria?
- Quais são os objetivos e visão do projeto?
- Qual mensagem seu serviço quer passar?
- Dê três, ou mais, adjetivos/conceitos para sua marca:
- Qual a expectativa para o projeto?
- Onde a marca será usada?
- Qual o público-alvo e o mercado-alvo?
- Quais seus principais concorrentes?
Informações adicionais
- Já teve algum logo anterior? Se sim, quais motivos te levam a querer mudar? (Mande o logo antigo em anexo).
- Qual o nome (escrito corretamente) que deverá vir no logo?
- Possui algum slogan? Deseja que o slogan seja agregado de alguma forma na marca?
- Possui preferência de cores?
- Possui algum estilo, que tenha preferência, ou algo que deseja que faça parte da composição?
- Cite dois ou três logos que você tem como referência. (Se houver, mande em anexo juntamente com este documento).
- Possui alguma informação ou observação adicional que seja importante no projeto? Requerimento específico?
- Possui alguma condição/restrição que influencie no projeto?
Prazo
- Qual o prazo disponível para criação do projeto? Alguma data específica?
Cores
Desde os primórdios, as cores sempre fizeram parte das nossas vidas. Você com certeza já ouviu expressões como “roxo de raiva” ou “vermelho de vergonha“.
Não há como negar, as cores causam efeitos diferentes no cérebro humano, e isso é muito explorado nas marcas. Por isso, a escolha da cor certa faz toda diferença na identidade visual do seu negócio contábil.
Em entrevista para o site CMO by Adobe, Leonard Kim, da empresa Influence Tree, afirmou que “sua paleta de cores deve se encaixar no que você está tentando transmitir”.
- Vermelho: Cor do fogo e da paixão, é também utilizada na indústria alimentícia por remeter à fome. Estimula a ação e traz senso de urgência.
- Amarelo: É uma cor também associada à fome e funciona como estimulador de apetite. Pode transmitir esperança, otimismo e acolhimento.
- Laranja: Une a energia do vermelho e a felicidade do amarelo, o laranja é uma cor vibrante que transmite energia e criatividade.
- Verde: Sempre foi associado à natureza, mas pode também trazer um forte apelo à cura, harmonia e equilíbrio.
- Azul: Azul-claro provoca a sensação de higiene e frescor, sucesso e produtividade. Já o azul-escuro é mais relacionado à confiança e poder.
- Roxo: O roxo é conhecido como uma cor da realeza e da nobreza há muito tempo, também remetendo à respeito e sabedoria. Também é utilizado em projetos relacionados à espiritualidade, misticismo e criatividade.
- Preto: Cor neutra que transmite a sensação de poder, força, elegância, além de sugerir mistério e memória emocional.
- Branco: Também é uma cor neutra e, nesse caso, passa a ideia de limpeza e tranquilidade. Proporciona harmonia quando combinado a outras cores e cria uma impressão de luminosidade.
Logotipo
Não basta ter um logo “bonitinho”, é necessário que sua empresa contábil tenha um projeto completo que represente de fato os valores da empresa.
Criar um logo é coisa séria, e exige habilidades específicas de diversas áreas para fazer com que ele fique harmônico e ao mesmo tempo atrativo.
O logotipo é responsável por comunicar a personalidade da empresa e transmitir a imagem principal que o contador quer passar ao mercado.
A primeira coisa que você deve saber é que seu logo deve ser simples e fácil de ser identificado. Logotipos muito enfeitados e cheios de elementos diferentes podem causar uma sensação de desorganização.
Está com dúvida de como deve ser o logo da sua empresa? Faça uma pesquisa e procure referências, tendências e também os seus concorrentes. Mas não se esqueça, o ideal é se destacar pela originalidade.
Passe para o designer alguns esboços do que você estava imaginando, mesmo que você não seja um desenhista. Basta fazer alguns rabiscos em um papel para organizar suas ideias e transmitir a melhor ideia para o profissional.
Papelaria
Artigos de papelaria bem projetados fazem toda diferença na construção e promoção de uma marca. Além disso, a papelaria ajuda a dar um upgrade na imagem transmitida de organização.
Os itens que compõem a papelaria depende do perfil da empresa e também de como ela vai se relacionar no mercado. Porém, os principais utilizados pelos contadores são:
- Cartão de visitas
- Papel timbrado (ofício, A4)
- Envelope pequeno
- Capa, caixa e envelope para CD
- Crachá
- Pasta
Outros itens, como folders, flyers e panfletos também são considerados como elementos de papelaria nas empresas, mas geralmente são produzidos de acordo com a necessidade.
E aí, pronto para contratar um profissional para desenvolver a identidade visual para contador do seu negócio? Ficou com alguma dúvida sobre como promover a marca da sua empresa contábil? Comente abaixo e fique atento aos conteúdos do Abertura Simples para ficar por dentro de tudo no mundo dos negócios.
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