Você o que é e qual a importância do feedback?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você está precisando inovar na comunicação com seus colaboradores? Ótimo, neste artigo, você entenderá qual a importância do feedback

A comunicação é algo primordial nas relações humanas. Quando desenvolvida de forma não violenta, pode proporcionar entendimentos que impactam positivamente na equipe. Diante disso, entra a importância do feedback na empresa. O conceito, por estar em inglês, pode ser pouco compreendido por alguns.

Por isso, o que é necessário deixar clara que o feedback nada mais é do que realimentar ou um retorno a algo que foi pedido. Basicamente, trata-se de uma conversa entre o gestor e um colaborador (feedback individual) ou um gestor e sua equipe (feedback coletivo).

Afinal, qual a importância do feedback?

Para entender a importância do feedback, temos que compreender algumas questões. Por exemplo, quando uma empresa contrata um funcionário, ela deixa clara (ou deveria) quais serão as funções dele e quais são suas metas/objetivos.

Neste sentido, é interessante que de tempos em tempos, o gestor do colaborador faça um feedback positivo ou negativo com aquele colaborador para que ele saiba se sua atuação está atendendo ou não as demandas da empresa. Há diversos benefícios na prática, como:

Redução de rotatividade

Após receber um feedback negativo, por exemplo, o colaborador poderá melhorar sua atuação. Com isso, a empresa não terá que demiti-lo e, com isso, reduzirá sua rotatividade, algo essencial para o bom andamento da produção de produtos ou prestação de serviços.

Redução de gastos com novas contratações

Sabemos que contratar um funcionário demanda processos burocráticos e investimento, certo? Para evitar que seja necessário a contratação de novos, a empresa pode orientar, por meio do feedback, seus colaboradores para que eles possam ser suas melhores versões. Isso faz com que ela reduz os gastos com novas contratações.

Colaboradores mais engajados

O feedback também é uma excelente maneira de fazer com que os colaboradores fiquem mais engajados. Quando o feedback é positivo, por exemplo, um elogio pode fazer com que o colaborador fique feliz e entusiasmado. Já se for negativa, mas de forma construtiva, pode orientar para que ele consiga melhorar cada vez mais.

5 dicas para realizar um feedback produtivo

Bom, você já deve ter compreendido que a prática é realmente eficiente, né? Ótimo. Agora é fundamental saber como realizar um feedback. Saiba que a tarefa não é tão simples.

Uma pesquisa realizada pela Insperiência, agência de educação corporativa, avaliou 320 gestores e constatou que mais de 50% não sabe como realizar um feedback adequado. Pensando em ajudar quem ainda está um pouco perdido com o tema, decidimos compartilhar 5 dicas.

Vamos lá?

#1 Faça uma preparação

Antes de chamar o colaborador para a conversa, é essencial que o gestor tenha realizado uma preparação antes. Ele deve ter feito uma avaliação do seu colaborador.

Também deve ter destacado quais pontos do trabalho dele estão indo bem e quais não estão. Enfim, o gestor deve chegar na reunião realmente preparado para a conversa, pois isso permite que a comunicação seja objetiva e clara.

#2 Não pratique comunicação violenta

A comunicação violenta pode ser passivo-agressiva, totalmente agressiva ou sarcástica e não deve, de forma alguma, ser praticada durante uma reunião de feedback. Afinal, isso pode prejudicar a transmissão das informações e ainda pode acabar deixando o colaborador chateado ou com raiva.

#3 Não determine a atuação do colaborador

Uma dica para melhorar o feedback é NUNCA usar palavras determinantes, por exemplo, “você é um péssimo colaborador”. O determinismo pode fazer com que o colaborador sinta que as críticas são pessoais. Sendo assim, o mais indicado é que o gestor fale que determinada atitude ou postura do colaborador não foi boa. Nunca que ele não é bom, entende?

#4 Escolha um lugar adequado para a reunião

Se a reunião foi individual, é indispensável que seja feita em uma sala particular. Afinal, ninguém precisa ficar sabendo como o colega está atuando ou não, já que pode gerar fofocas e até desentendimentos. Por isso, encontre um lugar adequado para realizar a reunião.

#5 Oriente para novos caminhos

O feedback é negativo? Torne ele construtivo. Não basta apenas apontar o erro. Um gestor deve mostrar o caminho correto para o seu colaborador. Isso faz com que o colaborador sinta confiança em seu gestor e saiba que pode contar com ele para se tornar melhor.

Chegou até aqui e curtiu entender a importância do feedback? Ótimo. É provável que você também curta ler nosso “guia definitivo para desenvolver uma boa liderança”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário