Independência financeira: Você sabe o que significa? Então confira aqui!

 em Planejamento e Finanças

Você sabe se já conseguiu alcançar a tão sonhada independência financeira?  Continue lendo para descobrir!

Sempre que pensamos e sonhamos a longo prazo, sempre almejamos atingir a independência financeira. Esse é o desejo de muitas pessoas, para não falar de todo mundo. A maneira como as pessoas lidam com as suas finanças é influenciada por aspectos sociais, culturais e até religiosos. Falar sobre dinheiro não é uma tarefa fácil e, às vezes, chega ser até um tabu.

Por isso, nós do Abertura Simples preparamos um material com tudo o que você precisa saber sobre o assunto e algumas dicas para que você consiga conquistar a sua. Confira:

CONFIRA AQUI TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

O que é independência financeira?

A independência financeira pode ter diferentes significados, já que cada pessoa pode interpretar e desejar um tipo de independência diferente. Mas, conceituando, a independência financeira é quando a renda passiva gerada por seus ativos é superior ao seu custo de vida mensal. É, basicamente, quando você não precisa mais da receita do seu trabalho para manter o seu padrão de vida. Ela acontece quando você acumula um determinado patrimônio durante um certo período da sua vida de modo que este montante acumulado seja suficiente para gerar uma renda mensal que supra todas as suas necessidades. Atingir essa independência financeira significa não depender financeiramente de nenhum outro ganho – como salário, por exemplo. O patamar dessa independência varia, no entanto, de pessoa para pessoa.

Qual é a diferença entre liberdade e independência financeira?

A liberdade financeira, neste caso, nada mais é que a liberdade que um indivíduo alcança no campo das finanças. Atingido o patamar da liberdade financeira, é possível tomar decisões financeiras com maior tranquilidade – como optar ou não, por exemplo, por realizar um trabalho. Quando uma pessoa atinge a sua liberdade financeira, as preocupações excessivas com o dinheiro acabam diminuindo, pois, o foco principal será direcionado para a construção da vida financeira e acumulação de patrimônio.

Mas, apesar disso, é importante ter em mente que, é possível que uma pessoa tenha sua liberdade financeira sem necessariamente ter alcançado a independência financeira, mesmo porque existem pessoas que simplesmente não desejam alcançar a independência financeira, apenas procuram alcançar a liberdade no campo das finanças.

É por meio da liberdade que você consegue se dedicar a novos projetos que possam lhe dar prazer e, como consequência natural, atingir a independência financeira.

ESTÁGIOS DA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Se você quer ter independência financeira, o primeiro passo é conhecer quais são os seus estágios. Por isso, confira cada um deles:

Liberdade de curto prazo

Esse primeiro estágio é quando você possui dinheiro suficiente para viver um período sem salário. Este prazo pode ser entre 2 meses até um ano e então, ele pode ser interpretado como uma reserva de emergência. Se algo inesperado acontece, ela é importante para que você não adquira dívidas.

Independência de contas

As dívidas impedem que você alcance a independência financeira. Então, sair delas é fundamental para atingir o seu objetivo. Dessa forma, você terá mais dinheiro disponível para ser guardado. Além disso, os altos juros das contas serão eliminados do seu orçamento.

De acordo com o Serasa Experian, chegar a esse segundo estágio é difícil para muitos brasileiros. Os dados de 2017 apontam mais de 61 milhões de pessoas com contas em atraso. Para não fazer mais parte desta estatística, procure pagar as suas contas á vista e tenha um padrão de vida condizente com o seu orçamento.

Liberdade de emprego

Este estágio é uma evolução do primeiro. Aqui, você já possui maior estabilidade e liberdade para construir a sua vida conforme desejado. Essa liberdade representa que se sua receita principal faltar, você tem uma segunda fonte que poderá suportar por mais tempo sem dificuldade.

Independência total

O ultimo estágio é onde você consegue viver com os rendimentos das suas aplicações, ou seja, os retornos delas superam os seus gastos mensais de forma segura. E por isso, você não precisa do seu salário para se manter, a menos que queria se dedicar a algo por prazer ou para ganhar ainda mais dinheiro.

Imagem que contém a palavra independência financeira para remeter ao assunto abordado no texto

6 DICAS PARA VOCÊ CONSEGUIR CONQUISTAR A SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

DICA 1: ORGANIZE SEU ORÇAMENTO

Aqui nesta dica, é muito importante que você faça uma tabela, baixe um aplicativo, anote em um caderno, para saber quanto gasta e o quanto ganha. Nos casos dos assalariados, desconte os impostos e outras contribuições. Entender para onde o seu dinheiro está indo é um dos passos mais importantes para que você consiga ter exatamente o controle de tudo.

DICA 2: ESTABELEÇA OBJETIVOS

Nesta mesma tabela, caderno ou aplicativo, estabeleça algumas metas. Quer viajar? Quer comprar uma casa? Trocar de carro? Ter filhos? Quer que a sua empresa cresça? Ter objetivos concretos ajuda na organização e na escolha do investimento. Dando vida aos seus objetivos é essencial para entender o tamanho do seu esforço e os prazos para alcança-los.

DICA 3: PLANEJE

Agora que você já sabe onde quer chegar, liste o passo a passo. Se precisa economizar uma quantia por mês, estude de onde você vai tirar esse dinheiro.

DICA 4: ESTUDE O MERCADO

Mesmo sem se tornar um especialista em finanças, você precisa estudar as opções disponíveis, uma vez que o mercado é complexo e tem uma série de produtos.

DICA 5: EXECUTE

Para atingir suas metas, a grande dica é colocar as mãos na massa e fugir dos acúmulos de parcelas no cartão. E para não ter surpresas no orçamento, já coloque na planilha algumas despesas pontuais como rematrícula, IPVA ou IPTU, entre outros. Além disso, incorpore o hábito de comparar preços ao seu dia a dia.

DICA 6: FUJA DO EFEITO SANFONA

Sabe quando falamos para as pessoas fugirem do efeito sanfona quando estão fazendo dieta? O mesmo funciona para conquistar a sua independência financeira. Quando você atinge a sua meta, você não pode relaxar. Alcançou um objetivo? Estabeleça outro e assim, sucessivamente. Os ganhos que isso te trará farão tudo valer a pena.


E aí, você já conseguiu alcançar a sua independência financeira? Está perto de alcançar? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

 

GOSTOU DA MATÉRIA? LEIA TAMBÉM

Por que é tão importante ensinar educação financeira para seus filhos?

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem ilustrativa para o empreendedor que está buscando formas de conseguir capital para abrir a sua empresa