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Inscrição estadual: entenda o que é e como fazer

O que você verá neste artigo:

Emitida pela Secretaria da Fazenda, a Inscrição estadual visa formalizar o negócio junto com a Receita Federal. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

Abrir uma empresa no Brasil exige diversos processos burocráticos. Um deles é a Inscrição estadual (IE), que é emitida pela Secretaria da Fazenda, e visa formalizar o negócio junto com a Receita Federal. No entanto, poucos empreendedores realmente entendem o que significa o documento. Por isso, decidimos explicar mais sobre o assunto. Vamos lá?

O que é inscrição estadual?

A inscrição é um registro da empresa no cadastro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e permite que o negócio possa comercializar produtos e serviços que necessitem de repasse de mercadoria.

Ocorre que todas as empresas que atuam com repasse de mercadoria precisam pagar o imposto de ICMS. Só que para realizar o pagamento é necessário ter um cadastro de Inscrição Estadual. Sendo assim, o registro, composto por diversos números e muito parecido com o CNPJ, é essencial.

Para que serve a inscrição estadual?

A inscrição estadual serve para que o governo consiga calcular a quantidade de impostos que a empresa precisará pagar por cada venda realizada. Sendo assim, serve para que o governo consiga ter um controle maior sobre a circulação de produtos e serviços no Brasil e impeça que haja sonegação tributária.

Que tipo de empresa precisa da inscrição?

Algumas empresas são obrigadas a emitir a inscrição. Por exemplo, se sua empresa atua como comércio, indústria, prestadores de serviços de energia e comunicação, você necessariamente precisará conquistar o registro para atuar conforme as leis vigentes no Brasil.

Empresas, como, banco, hospitais e laboratórios, por exemplo, não precisam da inscrição. Entretanto, se a empresa prestar serviços e vender produtos será necessário ter a Inscrição Estadual.

Como fazer a inscrição?

Em muitos estados, a Inscrição Estadual pode ser solicitada, junto com o CNPJ, pela internet. Só que o processo pode variar de estado para estado. Sendo assim, a recomendação é que você verifique o processo no site da Secretaria da Fazendo do seu estado.

É importante mencionar que, geralmente, a emissão do alvará de funcionamento exige a Inscrição Estadual. A recomendação, para que o empreendedor consiga realizar todos os processos de abertura e legalização da empresa com eficiência, é contar com a ajuda de um contador.

O profissional tem conhecimento específico em abertura de empresa. Por isso, consegue realizar todos os processos com mais agilidade e o empreendedor não precisará se preocupar com nada. 

Como encontrar um bom contador?

O ideal é fazer uma boa pesquisa, buscando também referências e avaliar os preços e serviços oferecidos. Abaixo compartilhamos alguns passos essenciais para que você, empreendedor, consiga escolher um bom escritório de contabilidade.

Passo 1 – Analise o atendimento

Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

Passo 2 – Verifique a infraestrutura

É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Passo 3 – Questione a competência técnica

É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada a capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Passo 4 – Verifique a relação custo x benefício

Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.

É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresente soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.

Passo 5 – Veja se a localização é adequada

O ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.

Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.

Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se torna ainda mais difícil.

Agora que você já sabe o que é a Inscrição Estadual, como fazer o cadastro e ainda como encontrar um contador, que tal receber a indicação de um escritório de confiança e próximo da sua localidade?

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