fbpx

5 dicas para conquistar clientes para sua empresa por meio do Instagram

 em Marketing e Inovação

Confira algumas dicas do Instagram para empresas que desejam atrais mais clientes!

Não é nenhuma novidade que as redes sociais possuem uma relevância enorme para os empreendedores que desejam construir um relacionamento com seus clientes. Entre os diversos canais que possibilitam esse contato, o Instagram é um que serve muito bem na estratégia de marketing digital.

A plataforma já conta com mais de 800 milhões de usuários no mundo todo, e tem como foco a postagem de fotos e imagens. Para esse diálogo empresa-consumidor, essa mídia pode ser fundamental! Por isso, apresentaremos a seguir algumas dicas do Instagram para empresas que desejam participar dessa rede social e atrair mais clientes! Continue lendo:

5 dicas de Instagram para empresas

Utilize fotos originais

No Instagram, não funcionam infográficos, imagens carregadas de texto ou mesmo retratos genéricos. Se você quer promover seus serviços ou produtos, use fotos criativas, engraçadas, instigantes. Além disso, evite mostrar fotografias do mesmo produto mais de três ou quatro vezes ao dia, pois isso pode cansar seus seguidores.

Em hipótese NENHUMA repita a mesma imagem – essa atitude é um pecado mortal no Instagram para empresas. Experimente publicar fotos mostrando o funcionamento da sua empresa ou alguém utilizando/consumindo seu produto, por exemplo.

Promova concursos

Uma forma barata e divertida de engajar seus clientes em potencial é promovendo concursos entre os usuários. Você pode pedir, por exemplo, que os seus seguidores submetam fotos provando ou experimentando seus produtos.

Depois, escolha os melhores do dia/semana e dê prêmios exclusivos para eles. Assim, você consegue promover sua marca para quem ainda não conhece, além de gerar uma interação com aqueles que já consomem seu produto!

Por trás das câmeras

Algumas empresas optam por postar imagens dos “bastidores”, e isso é uma ótima maneira de estimular a curiosidade dos seguidores sobre o que acontece na companhia. Você pode fazer isso colocando fotos dos funcionários em momentos de descontração, festas da empresa, eventos etc.

Isso funciona bem também como estratégia de endomarketing, para melhorar o relacionamento com os colaboradores da organização.

Utilize as hashtags

O uso correto das hashtags também pode ajudar muito sua empresa a conquistar novos clientes. Elas são palavras-chave precedidas pelo símbolo #, e servem para segmentar os tópicos. Quando você utiliza-as numa imagem, tal foto vai para um banco com várias outras que usaram a mesma hashtag. Busque utilizar hashtags que tenham a ver com sua marca, produto ou universo em que está inserida.

Existem sites como o Webstagram que servem para acompanhar as hashtags mais utilizadas dentro de algum tema. Lá, é possível ver quantas fotos ou vídeos já foram publicadas com o mesmo tópico, sugerindo também outros do mesmo assunto.

Interaja de volta

Uma outra forma de se ter mais engajamento e se fazer presente na rede social é dedicando um tempo para interagir com os perfis daqueles que você segue. Sempre que puder, curta e comente suas fotos, e siga as melhores páginas da sua área. Assim, você aprende observando aquilo que elas fazem e o tipo de conteúdo que postam.

Outra opção é escolher um seguidor seu por dia e fazer uma menção dele, utilizando @ + nome do usuário. Esse tipo de ação estimula a divulgação boca a boca, logo que muitos usuários gostam de ver seus nomes serem mencionados nas redes sociais.

Mas cuidado para não parecer invasivo e incomodar as pessoas com centenas de menções, faça isso com uma frequência menor do que o número de postagens que você fizer diariamente.


Gostou dessas dicas de Instagram para empresas? Conhece outras que poderiam ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de funcionários comemorando com tocas, representando o marketing no NatalFoto e uma mulher designer, consultando uma paleta de cores, representando a criação de um logotipo