Skip to content

Lições de empreendedorismo compartilhadas pelo co-fundador da Netflix

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Randolph é co-fundador da Netflix. Ele ainda é consultor, mentor ou membro do conselho de várias startups. Com vasta experiência no setor, ele é uma figura importante para compartilhar lições sobre empreendedorismo.

Durante uma apresentação em uma série de oradores executivos da Escola de Robins, Randolph falou sobre o mercado e destacou algumas dicas essenciais, principalmente para quem está começando. Confira!

Testes ideias de baixo custo

“… O sucesso é diretamente proporcional a quantas ideias você tenta, e o número de ideias que você tenta é diretamente proporcional à rapidez e ao baixo custo que você pode testá-las”, disse Randolph.

Procure uma ideia

“As ideias não surgem do nada em algum momento mítico eureka. Você precisa procurar”. “Você precisa treinar-se para vê-los quando eles aparecerem. A ideia para a Netflix, por exemplo, não surgiu de um momento de angústia devido a uma taxa atrasada em um filme. Estávamos procurando por essa ideia. Procuramos por um longo tempo, e ele foi enterrado nesta grande pilha de más ideias. Nós nem o encontramos em uma locadora de vídeos. Na verdade, tivemos a ideia da Netflix enquanto estávamos de carona”, disse ele.

Faça uma pesquisa de mercado

“Examinaríamos as tendências dos carros, novas tecnologias, novos modelos de negócios. Eu pegava todas essas ideias e as trazia para o escritório, e as pesquisava o dia inteiro. No final do dia, eu voltava para o carro. Dirigíamos para casa, e eu conversava com Reed sobre tudo o que aprendi”, disse Randolph. “No dia seguinte, quando Reed veio me buscar, ele nem disse nada. Ele apenas segurou o envelope com um CD ininterrupto que chegara a sua casa em menos de 24 horas. Foi quando dissemos que essa coisa realmente tem alguma promessa”.

Não desista

“Demoramos 10 anos, mas acabamos vencendo”.

Aprenda com os erros

“Eu não sou o tipo de cara que se vangloria de levar uma grande empresa à falência”, disse Randolph. “Na verdade, conto essa história por um motivo diferente, porque, de certa forma, é uma história inspiradora, sobre como um punhado de pessoas sem experiência no ramo de vídeos e com nada mais do que algumas ideias e persistência pode reduzir US $ 6 bilhão de líderes de mercado”.

As inovações da Netflix

Para se manter no patamar, a Netflix recorre, constantemente, à inovação. A empresa também pode ser uma fonte de inspiração para novos empreendedores. Veja algumas das ideias inovadoras que deram certo:

Mudança na cultura empresarial

De acordo com a Harvard Business Review, a Netflix até “reinventou” o RH. Isso porque ela mudou sua cultura empresarial. Uma das suas principais inovações foi focar na capacitação dos profissionais. 

Diante disso, a empresa recompensou resultados positivos dos colaboradores para os negócios, permitindo que os funcionários talentosos subissem de cargo por conta própria.

Liberdade para pessoas talentosas

Outra inovação da Netflix é proporcionar liberdade para criar. Ela entende que ao proporcionar liberdade para bons talentos, eles proporcionarão resultados muito melhores. Prova disso, é que plataforma conquistou 112 indicações ao Emmy.

Adaptação aos novos tempos

A Netflix foi criada ainda na época do boom da Blockbuster. Contudo, sempre se reinventou para se adaptar aos novos tempos. Em determinado momento, ela optou por um serviço de streaming (depois da assinatura do aluguel).

Conhece muito bem os clientes

Você já observou o posicionamento da Netflix no Twitter? Com uma linguagem amigável e engraçada, a plataforma sabe exatamente como conversar com seus clientes.

Isso é possível, pois ela sabe muito bem quem são eles. Por isso, uma das lições da plataforma é justamente essa: conheça tão bem seus clientes que isso faça você oferecer exatamente o que eles querem. 

Curtiu conhecer as lições de empreendedorismo? Saiba que podemos te ajudar ainda mais. Confira nosso artigo com uma lista de aplicativo que são essenciais para empreendedores.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.