Skip to content

10 livros de gestão financeira que todo empreendedor deveria conhecer

O que você verá neste artigo:

Uma das principais habilidades para ser um bom empreendedor é a curiosidade para adquirir cada vez mais conhecimento. Pensando em ajudar nessa jornada, decidimos selecionar uma lista de 10 livros de gestão financeira. Confira!

Gerenciar uma empresa não é nada simples. Há conhecimentos que muitos empreendedores não têm e isso pode acabar prejudicando os negócios. Desta forma, ser um bom aprendiz é fundamental para que a empresa possa prosperar. Os livros de gestão financeira, por exemplo, são excelentes para o equilíbrio das finanças, para fazer bons investimento e se manter competitivo no mercado. Veja a lista dos mais recomendados para empreendedores!

1. A Arte da Guerra – Sun Tzu

Utilizado como uma bíblia de estratégias, a obra é fundamental para qualquer empreendedor. O conteúdo permitirá expandir os horizontes e entender como se posicionar no mercado e realizar uma gestão financeira estratégica.

“Quando o general é fraco, sem autoridade junto aos soldados, suas regras são confusas e sua moral é baixa, o exército é confuso”. (Sun Tzu)

2. Me Poupe! 10 Passos Para Nunca Mais Faltar Dinheiro no Seu Bolso – Nathalia Acuri

Criadora do maior canal de finanças do Youtube, a autora explica de forma didática como desenvolver uma gestão realmente eficiente. “Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente? Sei que você tem muitas dúvidas sobre o que fazer com o seu dinheiro. Sei também que muita gente simplesmente não faz nada com ele – a não ser pagar contas e juntar moedinhas para chegar até o fim do mês. É por isso que estou aqui.

Sempre fui uma poupadora compulsiva. Desde cedo compreendi que precisaria juntar dinheiro para realizar meus sonhos. Aos 7 anos comecei a poupar para comprar um carro quando fizesse 18. Com 23 comprei meu primeiro apartamento à vista. Aos 30 pedi demissão do meu emprego de repórter de TV e montei o canal Me Poupe!, no YouTube. Aos 32 me tornei milionária”, comenta a autora.

3. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Um dos livros mais famosos sobre finanças da última década, a obra explica sobre gestão a partir de um conceito muito simples: tenha inteligência financeira. O autor apresenta lições valiosas para que você consiga administrar seu dinheiro com muito mais eficiência.

4. Saia da crise — W. Edwards Deming

Baseado na teoria de W. Edwards Deming, o livro apresenta 14 pontos essenciais de uma boa administração. O autor explica que um empreendedor não deve ser avaliado somente por seus números, mas pela sua capacidade de desenvolver planos que permitem o desenvolvimento próspero do seu negócio.

5. Princípios da administração financeira — Lawrence J. Gitman

O livro apresenta diversos exercícios reais que permitem ao empreendedor aprender sobre os principais conceitos de administração financeira. Sua nova edição ainda conta com apêndices que apresentam o reflexo da Lei Sarbanes-Oxley nas empresas brasileiras, as consequências da transição da contabilidade brasileira para o padrão IFRS etc.

6. A estratégia do oceano azul — W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Com mais de 3,5 milhões de exemplares vendidos, a obra de tornou referência para empresas de diversos países. “Depois de ler A estratégia do oceano azul, você nunca mais verá a concorrência da mesma forma. Os autores apresentam uma proposta convincente para perseguir uma estratégia por meio de uma abordagem criativa e não combativa. Sua ênfase na inovação de valor e no engajamento torna este livro obrigatório tanto para executivos quanto para estudantes de administração e negócios.”, comenta Carlos Ghosn, CEO da Renault-Nissan Alliance.

7. Segredos da Mente Milionária – T Harv Eker

O livro explica uma série de crenças sobre finanças que todos nós aprendemos desde muito novos. Ele explica como a manutenção desses pensamentos podem enfraquecer nossa capacidade de ir além. “Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você”, enfatiza o autor.

8. Finança Estratégias de Negócios para Empreendedores – Steven Rogers

Todos os aspectos necessários sobre finanças são apresentados nesta obra. O autor explica diversos pontos que os empreendedores precisam aprender para prosperar. Com uma leitura agradável, ele é recomendado para quem está iniciando na jornada empreendedora.

9. Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

O autor revela os segredos de homens após a Segunda Guerra Mundial resolveram investir suas finanças em diversas ações, como imóveis, de commodities a moedas estrangeiras. Eles obtiveram muito sucesso e o autor revela como isso foi possível.

10. Gestão de Custos e Formação de Preços – Adriano Leal Bruni

Um dos maiores desafios para os empreendedores é como manter um preço atrativo e que também gere um bom lucro. Diante disso, a obra é perfeita para aprender como desenvolver uma gestão de custos e ainda desenvolver preços de forma eficiente.

Curtiu conhecer algumas indicações de livros de gestão financeira? Caso sim, acreditamos que você também gostará de ler nosso guia básico. Confira! 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.