O marketing digital chegou para revolucionar o empreendedorismo e quem atua sem ele, poderá perder muita competitividade no mercado. Entenda!
O cliente mudou. Se antes o caminho para contratar um serviço era feito por meio de indicação de amigos ou familiares, atualmente é diferente. Com apenas algumas buscas, ele encontra diversas empresas. Diante disso, quem não está no online acaba perdendo competitividade. Justamente por isso, muitas empresas apostam no marketing.
Mas, afinal, você sabe o que é marketing digital?
Há diversas definições sobre o que é marketing digital. Contudo, podemos conceituar o termo como um conjunto de ações online que são desenvolvidas, a partir de uma estratégia, visando atrair e fidelizar clientes, bem como estabelecer uma marca.
Diante disso, por meio do marketing digital, uma empresa pode promover seus produtos e serviços nas mídias sociais, como sites, redes sociais, motores de busca etc. Além disso, pode criar um relacionamento mais próximo com o cliente visando promover a fidelização.
O conjunto de ações online ainda fazem com que a empresa consiga transmitir sua missão, visão e valores. Desta forma, ela consegue, com objetividade, estabelecer sua marca por meio de uma comunicação horizontalizada com os clientes.
Qual é a importância do marketing digital?
Para entender quais são as vantagens, é essencial destacar que, atualmente, o Brasil conta com 116 milhões de pessoas conectadas à internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesse sentido, estamos falando de usar uma estratégia que pode atingir mais da metade da população brasileira. Isso, em si, já é algo vantajoso, né? Afinal, amplifica a voz da empresa. Só que não para por aí. Veja abaixo outras vantagens!
#Baixo investimento inicial: antigamente, a publicidade era algo praticado, principalmente, por grandes empresas. Isso porque anunciar em rádio, TV, jornais e revistas exigia um alto investimento.
Felizmente, os tempos mudaram e o avanço tecnológico permitiu que as ações publicitárias ficassem mais democráticas no online, já que o investimento inicial no marketing digital é muito mais baixo.
#Mensurar resultado: diferente da publicidade offline, no qual é difícil mensurar o resultado do investimento, o marketing digital é muito mais prático. Ele é desenvolvido a partir de métricas que permitem saber exatamente qual foi o impacto de cada ação.
#Estratégias direcionadas para o público ideal: quando uma empresa faz um anúncio em um outdoor, ela não sabe exatamente quem receberá o conteúdo. Já no online é diferente. Todos os anúncios são segmentados, ou seja, são desenvolvidos para um público-alvo que tem todas as características para se tornar um potencial cliente. Sendo assim, há muito mais chances de sucesso.
Quando é o momento de investir em marketing digital?
É possível que você tenha percebido que investir em marketing digital pode proporcionar diversos benefícios para o seu negócio, certo? Contudo, você pode ainda estar em dúvida. Pensando nisso, decidimos listar os momentos ideais para investir em marketing digital.
1. O negócio não consegue obter resultados satisfatórios com publicidade offline.
2. Todos os concorrentes investem em marketing digital.
3. A empresa não está conseguindo fidelizar os clientes.
4. O negócio não consegue definir um público-alvo.
5. O faturamento está baixo.
6. A empresa não consegue manter um diálogo com seus consumidores.
7. Os clientes reclamam de falta de informação sobre os produtos e serviços.
8. Sua marca está perdendo relevância no mercado.
9. Os clientes estão insatisfeitos.
Os principais cursos de marketing digital para empreendedores
Nem sempre quem inicia o próprio negócio tem orçamento para contratar uma agência para desenvolver as ações do seu negócio. Neste cenário, é interessante conhecer as opções de cursos de marketing digital para empreendedores.
Por meio do conhecimento básico de marketing, o empreendedor poderá iniciar sua estratégia para alcançar uma renda maior e, com isso, no futuro contratar uma agência especializada. Há uma série de vantagens de apostar nestes cursos. Algumas delas são:
Produção de Conteúdo para Web – Universidade Rock Content
O curso de Produção de Conteúdo para Web é apenas um dentre os vários cursos de Marketing Digital que a Universidade Rock Content disponibiliza. As aulas são gratuitas e nele você vai aprender a como escrever e produzir de qualidade especialmente para o ambiente online, otimizando seus textos e gerando mais resultados para o seu negócio.
Para saber mais, clique aqui.
Introdução à Análise de Dados – Udacity
Outro curso gratuito da Udacity, o Introdução à Análise de Dados é fundamental para você que trabalha com marketing e já usou o Big Data, que é uma realidade no mercado hoje em dia, auxiliando empresas de vários segmentos a tomar decisões de negócios e que, certamente, já usou análise de dados para encontrar respostas e insights para suas campanhas.
Este curso vai te preparar com ferramentas para lidar com todo o processo de análise de dados. As aulas duram 6 semanas e exigem um pouco de conhecimento de Python.
Para saber mais, clique aqui.
Curso de Google Analytics – Analytics Academy
A 4° dica na nossa lista de 10 cursos online de Marketing Digital é a Analytics Academy, uma plataforma do Google dedicada aos ensinamentos das funcionalidades dessa ferramenta, disponibiliza dois cursos gratuitos sendo um básico e um avançado.
Ele ensina os novos usuários a criar uma conta, implementar o código de acompanhamento e configurar filtros de dados. Além disso, você a navegar na interface e nos relatórios do Google Analytics e a configurar painéis e atalhos.
O curso também mostra como analisar relatórios básicos de público, aquisição e comportamento e como configurar as metas e o acompanhamento de campanhas. Os cursos são muito didáticos e são de fácil compreensão, especialmente se você fala inglês. Além das vídeo-aulas, é possível usar a ferramenta através de um simulador.
Para saber mais, clique aqui.
Curso de Marketing de Conteúdo – Universidade Rock Content
O 5° curso online de Marketing Digital é também da Rock Content. Ao longo das dicas vocês verão mais 1 curso que também é da Instituição.
No curso, você vai aprender como essa metodologia pode te ajudar a aumentar o número de leads e clientes que você gera na internet (e fazer você gastar cada vez menos com publicidade), além de descobrir os métodos utilizados pelos maiores experts do mundo para gerenciar essa estratégia, sabendo avaliar tecnicamente o trabalho dos seus fornecedores e descubra se eles estão gerando dinheiro para você ou apenas inflando seus custos. O curso é gratuito e emite certificação ao aluno.
No comment yet, add your voice below!