fbpx

O sucesso mora ao lado! Saiba o que é o Marketing Local e como implementar

 em Marketing e Inovação

Entenda o que é o Marketing Local e entenda quais são as vantagens de investir na localização dos clientes

Toda empresa enfrenta desafios diários para driblar a concorrência, cativar novos clientes e manter os já conquistados. Vender seu produto ou serviço não é algo fácil! E não se engane, a missão de estar sempre à frente não é restrita apenas aos grandes.

As micro e pequenas empresas também precisam de estratégias específicas para atrair seu público e melhorar seu posicionamento no mercado. Uma delas é o marketing local! Falaremos sobre ele nesse artigo, e daremos também algumas dicas de como você pode alavancar seus negócios por meio dele. Continue lendo:

O que é o Marketing Local?

Podemos dizer, de forma simplificada, que o marketing local se trata de uma estratégia para trabalhar a divulgação do seu negócio focando na segmentação geográfica.

Claro que logo na criação do plano de negócios já será importante levar em conta a localização do público. Para as ações de comunicação é o mesmo, porém neste caso o objetivo é atrair pessoas mais próximas do seu negócio como um potencial consumidor.

Através de algumas ferramentas, elabora-se estratégias para alcançar o consumidor final pela região em que ele se encontra.

Por exemplo, imagine que você está procurando uma bola de futebol para comprar, e o jogo será logo depois do expediente. Nisso, uma loja próxima notifica você com algumas opções de bola, e você descobre que o estabelecimento está apenas há alguns metros. As chances de você passar por lá na hora do almoço são muito maiores, não é mesmo?

Vantagens do Marketing Local

Perceba que com o marketing local se torna muito mais fácil se conectar com possíveis consumidores. Isso porque, de modo geral, o seu “anúncio” deixa de ser visto como uma propaganda e passa a ser uma solução. É uma facilitação para seu cliente encontrar seu negócio com desejo ou necessidade.

A eficácia do marketing local é comprovada no fato de ele ser uma estratégia que envia ao consumidor final as mensagens que ele quer receber. Elas sempre alinhadas com as características culturais e econômicas, os desejos, hábitos e claro, região em que ele vive.

Como implementar o Marketing Local:

Segmente o público

O primeiro passo para investir no marketing local é definindo muito bem o público-alvo que será impactado pela estratégia. Para não errar o alvo, é necessário conhecer muito bem as pessoas com quem você irá falar. Por isso, estude os hábitos, compreendendo o comportamento e reúna o máximo de informações sobre o perfil desse público.

Lembre-se que, nesse caso, o Marketing Digital pode te ajudar muito. Ele oferece inúmeras possibilidades para direcionar melhor as estratégias. Com essas informações em mãos, divida seus consumidores em grupos e classifique as principais características em personas. Para entender o que é esse termo, confira a matéria que preparamos.

Use o Marketing Digital a seu favor

Como dissemos, o Marketing Digital pode te ajudar muito a coletar informações importantes. Mas não apenas isso, investir em divulgação online também será muito útil para seu negócio.

Hoje em dia, os consumidores pesquisam na internet muito bem antes de adquirir um produto. Você já não fez o mesmo? Pois bem, sites de avaliação, anúncios em sites de cupons e listagens gratuitas são ótimas apostas. Além disso, saiba como fazer bom uso das redes sociais, pois elas são fundamentais nos dias de hoje.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital

Google Meu Negócio

Uma ótima opção para utilizar o Marketing Local é também o Google Meu Negócio. Se você ainda não conhece essa ferramenta, saiba que ela pode te ajudar muito a vender mais. Isso porque, com ele, você pode atrair clientes potenciais para o seu negócio, receber comentários sobre o seu produto e serviço, avaliações, e muito mais.

Independente do porte da sua empresa, considere o Google Meu Negócio se quiser ter uma presença melhor na internet. A ferramenta pode auxiliá-lo a ser mais facilmente encontrado, além de permitir uma melhor comunicação com seus clientes. Saiba como começar clicando aqui.

Seja criativo

A divulgação nos meios tradicionais também pode ser útil, mas no Marketing Local, reina quem consegue se destacar, e para isso você deve usar sua criatividade. Vá além da panfletagem, do jornal local e do outdoor na praça principal.

Imagine uma loja de material de construção que disponibilize um espaço para as crianças enquanto seus pais fazem compras. Ou um bar que coloque tigelas com água na calçada para que os cães se refresquem enquanto seus donos bebem. Agora pense em uma padaria que abra antes das 6h e leve seu café da manhã quentinho, todos os dias.

Essas ideias facilitariam a rotina de muitas pessoas, não é mesmo? Ainda mais se não cobrassem mais caro que o concorrente por conta das “gentilezas”. Isso também é propaganda positiva! É o marketing local colocado em prática de forma criativa e muito funcional.


E aí, preparado para implementar o Marketing Local na sua estratégia? Já conhecia esse termo? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de um cliente dando uma nota de 5 estrelas depois que o escritório de contabilidade adotou o passo a passo para captar novos clientes