Está pensando em montar um serviço de aluguel de utensílios de festas, mas não sabe por onde começar? Este é um negócio que pode render ao empreendedor ótimos resultados. Continue lendo para saber mais:
DICAS PARA MONTAR UM SERVIÇO DE ALUGUEL DE UTENSÍLIOS DE FESTAS.
SOBRE O MERCADO
O estudo Sebrae/Abeoc Brasil mostra que em 2013 o Brasil sediou 590 mil eventos, 95 deles nacionais e metade realizados nos Estados da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), a mais populosa do país. No total, esses eventos contaram com a participação de 202,2 milhões de pessoas, que gastaram, em média, R$ 161,80 por dia, somando gastos anuais de R$ 99,3 bilhões.
A renda total da indústria de eventos é composta pela soma dos gastos feitos pelos participantes de feiras, congressos e outros eventos, pela receita gerada com a locação dos espaços destinados a esses encontros e pelo faturamento das organizadoras de eventos. De acordo com o estudo, a estrutura disponível no Brasil para realização de eventos conta com 9.445 espaços para feiras, congressos e eventos de diversas naturezas, totalizando uma área de 10,2 milhões de metros quadrados e 9,2 milhões de assentos.
Nem sempre é possível encontrar no ambiente em que a festa será realizada todos os utensílios para a realização da mesma. Por isso, o negócio de aluguel é uma opção rápida, prática e acessível para todos os que desejam realizara a festa ou o evento dos seus sonhos.
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
ESCOLHA O LOCAL
A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Esta é uma decisão muito importante e que demanda uma atenção especial do empreendedor que, na hora de fazer essa escolha, deve buscar locais que possuam fácil acesso para as diversas regiões da cidade (onde as festas podem ocorrer), além de ter um alto fluxo de pessoas e muita visibilidade para que os consumidores saibam que você e o seu negócio estão ali.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.
COLABORADORES
A contratação de colaboradores para montar um serviço de aluguel de utensílios de festas vai depender muito do tamanho e da necessidade do empreendedor naquele momento. Para iniciar, ele poderá montar uma equipe com atendentes, motorista, entregadores e auxiliar de escritório.
Lembre-se: o atendimento personalizado e qualificado são fatores que merecem a atenção do empresário, direcionando esforços para a manutenção e fidelização dos clientes.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendável para montar um serviço de aluguel de utensílios de festas também vai depender muito da necessidade do empreendedor e por isso, ele deverá buscar imóveis que consigam comportar a área de atendimento ao cliente, exposição dos produtos, depósito dos produtos, escritório e uma área para a gestão e operação dos serviços.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Computador, impressora e telefone;
- Mesas e cadeiras;
- Armário para o escritório;
- Estante para o escritório;
- Sofá para a recepção;
- Balcão de atendimento;
- Impressora de cupom fiscal;
- Veículo;
- Utensílios para festa: aparadouro, iluminações, balde de gelo, bandejas, castiçais, cestos de lixo, guardanapos, talheres, copos, pratos, mesas e cadeiras, tendas, toalhas, saladeiras, entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de aluguel de utensílios de festas, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu carrinho conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara os seus produtos.
Como dica de negócio, é recomendável que o empreendedor fique atento as necessidades e tendências desse mercado e para isso, deve realizar frequentemente pesquisas de mercado, concorrência e público-alvo para entender quais são os problemas que ainda não foram resolvidos por nenhuma outra empresa. Além disso, procurar fazer ações de fidelização de clientes também é uma ótima dica para criar um relacionamento próximo com o seu consumidor e quem sabe assim, ganhar indicações dos mesmos.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para montar um serviço de aluguel de utensílios de festas são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa
ABERTURA SIMPLES
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja montar um serviço de aluguel de utensílios de festas realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!