Confira algumas dicas para montar um serviço de guincho | Abertura Simples

Seu sonho pode virar realidade: Confira aqui tudo o que você precisa saber para montar um serviço de guincho!

Está pensando em montar um serviço de guincho? Então está na hora de tirar sua ideia do papel e conferir algumas dicas para iniciar nesse negócio. Continue lendo:

A agitação das cidades, onde o tempo é consumido de forma intensa, permitiram o desenvolvimento de novos hábitos, onde a convivência e comodidade passam a ter um valor significativo na rotina das pessoas. O carro passou então, a representar o símbolo desse novo conceito de vida moderna, não apenas como meio de transporte, mas como símbolo dessa conveniência.

Nesse cenário, insere-se o empreendedor que deseja montar um serviço de guincho. Este serviço oferece o atendimento emergencial a motoristas de veículos automotores com dificuldade de locomoção em razão de falhas, tais como: pane seca, mecânica, elétrica, reboque, transporte para ocupantes do veículo e guarda do veículo.

TIRE SUA IDEIA DO PAPEL! CONFIRA AQUI TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UM SERVIÇO DE GUINCHO DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO

A frota brasileira de automóveis, cada vez mais avançada tecnologicamente, tem apresentado crescimento apesar de crises econômicas que o país vem enfrentando. Esse fator torna o Serviço de Guincho um negócio bastante interessante, principalmente em áreas com grande fluxo de veículos e pouca assistência técnica especializada.

O mercado da prestação de serviços de guincho está diretamente relacionado ao mercado de veículos automotores. As vendas da indústria automobilística no primeiro semestre de 2017, segundo dados do mercado, aumentaram 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 1.019,4 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Foi o primeiro resultado semestral positivo desde 2013.

Nesse ramo, o empreendedor deverá conhecer os mercados em que irá atuar. Basicamente será necessário identificar o mercado consumidor, o mercado concorrente e o mercado fornecedor.

A demanda por esse tipo de serviço – oferecido diretamente ao cliente final, e via convênios, que podem ser firmados com seguradoras, locadoras de veículos, concessionárias de veículos, revendas, etc. – apresenta um segmento de mercado com crescimento contínuo e bastante amplo.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A escolha da localização, na maioria das vezes, é um dos principais fatores para o sucesso de um empreendimento. O empresário que deseja montar um serviço de guincho não precisara se preocupar com isso, uma vez que o serviço a ser prestado normalmente não será procurando na sede da empresa. No entanto, alguns pontos deverão ser observados na identificação do local a ser instalado o empreendimento de serviço de guincho, já que os veículos pertencentes à empresa que será instalada são de médio e grande porte.

Esses veículos demandarão espaço para manobras e guarda em garagem, por isso é necessário que a empresa seja instalada em uma área de fácil acesso de veículos de porte diferenciados e de preferência com pouco movimento. O ideal é que a localização seja em regiões de indústria ou de oficinas mecânicas ou ainda de concessionárias de veículos.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A quantidade de colaboradores que o empreendedor dependerá, fundamentalmente, de dois aspectos: necessidade e tamanho do empreendimento.

Inicialmente, o empreendedor precisará: motoristas; auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais.

Imagem de um carro sendo guinchado para remeter ao empreendedor que deseja montar um serviço de guincho

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para montar um serviço de guincho é bastante simples. O estabelecimento precisará comportar as áreas de atendimento, estacionamento, manutenção de reboques e pequeno escritório para a administração.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesas e cadeiras;
  • Armários;
  • Impressoras;
  • Computadores;
  • Telefones;
  • Guindastes;
  • Prancha baixa;
  • Carro hidráulico;
  • Macacos hidráulicos;
  • Talha com capacidade a partir de 5 toneladas;
  • Redutores hidráulicos;
  • Alavancas;
  • Cunhas com roldanas;
  • Veículos adaptados para guincho;

ESPÉCIES DE GUINCHOS

Veja abaixo algumas espécies de guinchos:

  • Guincho elétrico: tem excelente desempenho, mas quando utilizado por muito tempo sem intervalo, apresenta alto consumo de energia das baterias e pode sofrer superaquecimento, sendo necessário interromper seu uso para resfriamento. A principal vantagem é que funciona com o motor parado;
  • Guincho mecânico: seu funcionamento é muito bom, mas para o perfeito funcionamento tem que adequar o câmbio do veículo para que aplique a saída de força. Esse tipo de guincho não funciona com o motor parado;
  • Guincho hidráulico: não funciona com o motor desligado e para sua instalação é necessário que o veículo tenha uma bomba de direção hidráulica instalada. Tem grande potência e sua montagem é mais fácil em relação aos guinchos mecânicos pelo fato de não possuir eixo cardã. Além disso, utiliza mangueiras flexíveis e controle remoto.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de guincho, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades; mídia especializada como por exemplo jornais e revistas específicos da área, materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente estar presente nas redes socais, afinal, atualmente elas são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Como dica de negócio, recomendamos que o empreendedor, além de dedicar-se ao máximo, precisa investir na qualidade global de atendimento ao cliente. Estar sempre antenado as tendências do segmento podem ajudar muito em algum ponto de diferenciação para o seu negócio.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para montar um serviço de guincho são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja montar um serviço de guincho realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]MONTAR UM SERVIÇO DE GUINCHO[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

1 Comment


Deixe uma resposta