Está pensando em montar um serviço de personal stylist? A história da moda comprova que todas as sociedades usaram e usam roupas e enfeites para comunicar-se, mostrando por meio do que vestem, um pouco da própria personalidade. Assim, a imagem pessoal está intimamente relacionada com a autoestima.
No meio profissional, a imagem pessoal é levada em conta na hora de uma contratação ou manifestação de opiniões, e por isso, deve-se haver a preocupação com o cuidado demonstrado com a imagem que é passada às outras pessoas. Entretanto, nem sempre a pessoa possui os conhecimentos de estilos, combinação de cores e combinação de acessórios. É aí que o personal stylist entra para ajudar o consumidor. Quer saber como iniciar na área? Continue lendo:
VAI MONTAR UM SERVIÇO DE PERSONAL STYLIST? ENTÃO CONFIRA ESSAS DICAS!
SOBRE O MERCADO
O Personal Stylist, também chamado de consultor de imagem, é o profissional que orienta e apoia seus clientes na definição de sua imagem, por meio de planejamento do vestuário, acessórios, organização do guarda-roupa, como fazer compras e etiqueta social. Este negócio é recente no Brasil, e no exterior, teve seu início com as atrizes do cinema americano, que foram as primeiras a buscar os conselhos de pessoas conhecedoras do assunto, que passaram a ser chamadas de Consultores de Imagem. Na atualidade, existem cursos que preparam esse profissional.
A imagem pessoal tem tido papel fundamental em todos os aspectos da vida de um indivíduo. A competitividade no mercado de trabalho, as mudanças na forma das pessoas se comunicarem com a exposição frequente nas redes sociais e até mesmo a diversificação na maneira de vestir-se têm tornado o trabalho do Personal Stylist cada dia mais demandado.
O mercado consumidor deste ramo de negócio é composto, principalmente, por profissionais da área de moda, lojistas, celebridades, políticos e qualquer pessoa interessada em aprender a valorizar sua imagem pessoal. Como consultor de imagem corporativa, o profissional pode atender empresas no desenvolvimento de dress code e uniformização, orientar funcionários sobre a imagem profissional com palestras e treinamentos.
Dessa forma que, o campo de atuação para o empreendedor que deseja montar um serviço de personal stylist não é restrito. O profissional pode dedicar-se também a oferecer palestras e realizar workshops.
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
ESCOLHA O LOCAL
A localização mais estratégica para montar um serviço de personal stylist é próximo a bairros e regiões onde os moradores possuem um maior poder aquisitivo. Mas, inicialmente, o empreendedor pode realizar o seu trabalho como home office, reduzindo custos de investimentos iniciais.
Caso haja a necessidade de abrir um estabelecimento, o empresário precisa concentrar suas buscas em locais que possuam boa visibilidade, fácil acessibilidade e grande fluxo de pessoas, principalmente do seu público alvo.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendável para quem deseja montar um serviço de personal stylist é de aproximadamente 30m², com flexibilidade para expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Mesas e cadeiras;
- Poltronas para recepção;
- Espelhos;
- Computadores;
- Impressora;
- Telefone;
- Máquina fotográfica e câmera de vídeo;
- Entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de personal stylist, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.
O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, nos meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades do segmento; mídia especializada como jornais e revistas específicos da área; materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre todos os serviços prestados. Por último, mas não menos importante, o(a) empreendedor(a) precisa estar presente nas redes socais pois atualmente, são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.
Como dica de negócio, é recomendável que o profissional que deseja montar um serviço de personal stylist faça uma análise de concorrência e veja o que eles entregam, a que preço e como entregam. Essa pesquisa serve para que o empreendedor saiba quais pontos ele pode oferecer como diferencial para destacar-se da concorrência. Além disso, investir em uma boa decoração causa uma impressão favorável no cliente, principalmente quando o assunto é moda.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para montar um serviço de personal stylist são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa
ABERTURA SIMPLES
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja montar um serviço de personal stylist realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!