Passo a passo: Como mudar hábitos para uma vida melhor!

Saiba como mudar hábitos no dia a dia para uma vida melhor e seja muito mais feliz com esse passo a passo completo que preparamos!

Muitas vezes, é necessário mudar alguns hábitos que nos “autossabotam” sem que nem mesmo percebamos. Mesmo que esse trabalho seja desafiador!

Um exemplo clássico é parar de fumar. Muitas vezes, a pessoa passa por problemas graves por conta desse vício, recebe avisos dos médicos, e mesmo sabendo de todos os malefícios, ainda assim insiste em continuar fumando.

Tudo bem, o cigarro pode não ser o melhor dos exemplos, já que ele inclui a dependência química, porém as dicas que vamos te dar nesse passo a passo valem para qualquer hábito que você tenha em sua vida e acredite que precisa mudar.

Seja para ter uma alimentação mais saudável, guardar dinheiro, ler mais livros ou muitos outros objetivos que você tenha colocado em sua vida. Confira:

Mudar hábitos para uma vida melhor:

Não é uma tarefa e muito menos rápida, isso você precisa saber. Todos os dias cultivamos hábitos em nossa vida, e é preciso se policiar para encerrá-los de uma vez por todas.

Alguns especialistas indicam até mesmo que a melhor opção é substituir esses hábitos. Ou seja, ao invés de eliminar, a saída mais eficaz e menos dolorosa é trocar esses hábitos por outros melhores.

Na introdução do brilhante livro “O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios“, o repórter investigativo
Charles Duhigg conta sobre o caso de uma mulher que trocou os seus maus hábitos de fumar, comer compulsivamente e entrar em dívidas por correr maratonas, e assim ela constituiu uma família, comprou uma casa e passou a ter uma vida mais saudável.

No livro, o autor explica ideias, apresenta pesquisas e experimentos que estudam os hábitos das pessoas e como podemos mudar hábitos no nosso interior, com a mente, corpo e cérebro:

“Quando você acordou hoje de manhã, qual foi a primeira coisa que fez? Você foi direto para o chuveiro, checou seu e-mail ou pegou um donut no balcão da cozinha? […] A maioria das escolhas que fazemos a cada dia pode parecer fruto de decisões tomadas com bastante consideração, porém não é. Elas são hábitos”

Boa parte da nossa vida é regida pelos nossos hábitos. A boa notícia é que eles, por mais arraigados que estejam no seu dia a dia, podem ser mudados.

Confira abaixo algumas dicas de como mudar hábitos de uma forma saudável em sua vida.

1. Mudar hábitos aos poucos

ilustração para mudar hábitos aos poucos

Não pense que você irá conseguir fazer tudo de uma noite para o dia. Isso só acontece em filmes! Mudar hábitos exigem tempo e paciência, pois você precisará ir aos poucos para que as atitudes sejam realmente efetivas.

A maior causa de fracasso na mudança de hábitos de certas pessoas é tentar mudar tudo de uma vez. Isso exige muito gasto de energia mental e muitas vezes física também, e assim a mudança não ocorre.

Não seja tão ambicioso, comece com pequenos passos. Assim que você perceber que conseguiu deixar um hábito ruim de lado, parta para o próximo.

2. Conheça você mesmo para mudar hábitos

ilustração de um homem meditando

O autoconhecimento é um exercício que deve ser praticado diariamente. Só com esse olhar interno é possível que você conheça a si mesmo e saiba como mudar hábitos em sua vida que possam estar sendo tóxicos.

Tudo começa com um propósito, o seu “por que”. Qual a sua motivação para mudar esse hábito? Uma vez que esse propósito estiver claro e essa meta esteja bem estabelecida em sua vida, fica muito mais fácil de começar a buscar mudanças definitivas.

Descobrindo o que nos motiva, o que passa no nosso interior, é possível reunir coragem necessária para mudar e transformar. Por isso, faça um exercício pessoal com cinco perguntas de autoconhecimento e entenda a si mesmo antes de qualquer coisa.

3. Pense em recompensas mais saudáveis

ilustração de alimentos saudáveis na mudança de hábito

A recompensa é um grande impulsionador nesse momento de mudança. Celebre todos os sucessos, por menores que possam parecer para outras pessoas.

Conseguiu sair para fazer aquela caminhada todos os dias que havia se planejado? Então que tal permitir se dar uma recompensa valiosa, que não prejudique o seu progresso até aqui?

Caso alguma pessoa se mostre como um impeditivo para as suas conquistas, não leve-a em consideração, ignore. Nessa fase, as pessoas mais especiais são aquelas que te apoiam e te ajudam a conquistar seu objetivo.

4. Persista

ilustração de uma mulher caminhando e persistindo na mudança de hábito

Esse processo pode ser um pouco cansativo e difícil. Mas pode ter certeza que vale muito a pena no final, e com esse passo a passo a mudança de hábitos não precisa ser tão complicada assim.

Não exija perfeição durante essa mudança. O importante é que você mantenha a constância. Afinal, a caminhada de 20 minutos que você faz é melhor do que a caminhada de 1 hora que você não faz.

Por mais que você sofra algum deslize, retorne imediatamente para a sua programação. É comum que pessoas sintam impulsos quase incontroláveis para repetir esses hábitos negativos, mas não se deixe entregar para o pensamento destrutivo. Lembre-se que um deslize não é uma queda.

5. Observe as mudanças

foto de uma mão segurando um coração sobre mudar hábitos e observar as mudanças

Como dissemos, o processo de mudar hábitos exige tempo. O médico Maxwell Maltz criou a Teoria dos 21 dias, e registrou tudo isso no livro Psico-cibernética. Ele afirma que 21 dias é o tempo necessário para que o cérebro consiga se adaptar a qualquer mudança.

Se você conseguir se comprometer a permanecer em foco ao longo desse prazo, dificilmente irá voltar atrás com a sua decisão de mudar hábitos.

Acompanhe a rotina de mudança ao longo desse período e também após os 21 dias, e perceberá como outras coisas ao seu redor também irão se transformar para melhor.


Se você percebeu, ao final dessa leitura, que precisa mudar algo em sua vida, comece agora! Não deixe que essas coisas interfiram na sua vida e se tornem um empecilho para que você conquiste seus objetivos.

E aí, já sabe como mudar hábitos em sua vida para ter uma vida melhor? Comente abaixo para dar outras dicas para as pessoas que querem participar dessa mudança.

Acompanhe os conteúdos do Abertura Simples para ficar por dentro dos melhores conteúdos no mundo dos negócios.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta