Infográfico: 5 perguntas de autoconhecimento que vão mudar a sua vida!

Confira cinco perguntas de autoconhecimento que você deve levar para a sua vida se quiser ser mais feliz!

Muitos filósofos, escritores, poetas e pensadores ao longo da história do mundo já falavam sobre a importância do autoconhecimento. Sócrates dizia “conhece-te a ti mesmo”. Já Benjamin Franklin afirmou: “Existem três coisas extremamente duras: aço, um diamante, e conhecer-se a si mesmo”.

Benjamin Franklin afirmou: “Existem três coisas extremamente duras: aço, um diamante, e conhecer-se a si mesmo”.

Porém, a reflexão interna ainda é um tabu para muitas pessoas. Conhecer bem a si mesmo é um exercício diário que não é praticado pela grande maioria. Até porque mudar hábitos não é algo simples, e é ainda mais desafiador lidar com as consequências dessas mudanças. Sair da zona de conforto é algo que muitas pessoas não se preparam e preferem ficar no comodismo.

Ainda assim, desenvolver o autoconhecimento pode trazer diversos benefícios para sua vida. Você perceberá que é capaz de coisas que nem imaginava quando começar a fazer essas perguntas a si mesmo.

O que é autoconhecimento?

Autoconhecimento é um processo que exige uma reflexão profunda de cada indivíduo. Como o próprio nome sugere, é um trabalho de olhar para dentro de si e identificar hábitos e pensamentos.

Ou seja, é a noção de quem você é na sua essência, descobrindo o seu verdadeiro eu com características, sentimentos, atributos e até mesmo os defeitos.

É algo que começa na mente e reflete no corpo, mudando de uma forma positiva a forma como a pessoa percebe e reage a certas situações.

Por meio dessa técnica, é possível compreender seus desejos e objetivos de vida, traçando assim uma estrada para o sucesso mais eficiente. Além disso, é possível controlar e evitar aquilo que impacta negativamente em nossas vidas.

Sri Prem Baba, mestre espiritual brasileiro, afirma em seu livro “Propósito: A coragem de ser quem somos“:

“Precisamos ter coragem e humildade para abrir mão do orgulho e assumir nossos erros. Precisamos nos curar do egoísmo. E somente o autoconhecimento pode trazer essa cura”

Por que autoconhecimento é importante?

Trabalhar a consciência e autoconhecimento é essencial em nossas vidas. Quando se tem noção nos próprios hábitos e pensamentos, fica mais fácil saber quais são bons e quais são ruins, quais vão te ajudar a prosperar e quais são tóxicos.

Uma pessoa com autoconhecimento desenvolvido identifica suas forças e fraquezas, trabalhando para se desenvolver a cada dia no seu ambiente familiar, profissional, nos relacionamentos amorosos e também amigáveis.

Segundo o Centro de Estudos do Autoconhecimento (C.E.A):

“A psicologia do autoconhecimento nos conduz ao desenvolvimento de nós mesmos com indivíduos íntegros, em qualquer nível que nos encontremos. Quando a aplicamos em nossa vida, descobrimos o autêntico universo interno que nos levará a um nível mais maduro e frutífero no mundo em que vivemos.”

Por isso, confira abaixo um infográfico completo com cinco perguntas de autoconhecimento que servem para que você entenda o seu interior e saiba como se desenvolver diariamente. Continue lendo:

5 perguntas de autoconhecimento para usar na vida:

infográfico de perguntas de autoconhecimento

Como você pôde ver, o autonhecimento é essencial para que você tenha auto-compreensão, do que é capaz e como controlar a sua vida. Por isso, conecte-se ao seu interior e faça essas cinco perguntas a si mesmo sempre que possível para uma vida melhor.


E aí, você acredita que essas cinco perguntas de autoconhecimento possam mudar a sua vida? Comente e acompanhe os conteúdos do Abertura Simples para muitos outros materiais como esse.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta