Skip to content

O negócio de Contabilidade também é um jogo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

E como todo jogo, é essencial conhecer as regras para poder jogar.

Nos meus 6 anos como empresário empresário contábil, e 3 anos à frente de uma rede com mais de 450 Contadores espalhados por todo o País, uma das coisas mais importantes que aprendi é como criar uma estratégia de crescimento para o meu escritório.

Conhecimento é poder, pois só ele te dá clareza, e a minha missão é compartilhar essa clareza com contadores de todo o Brasil.

No meu perfil do Instagram do Contador CEO tenho sempre comentado que ter uma estratégia de crescimento é importante. É ela que define o quanto o seu escritório crescerá. Uma dessas estratégias de crescimento é investir em estrutura de Marketing e Vendas, fazê-las funcionar e depois apenas fazer ajustes necessários para aperfeiçoamento.

Não existem escritórios eternos, mas sim aqueles que conseguem se adaptar às mudanças constantes. Eles podem até durar mais que você, passando para as próximas gerações, ou eles quebram na sua mão.

Muitos contadores criam empresas com a estratégia de geração de renda (salário) e vivem escravos da sua própria criação.

Ser um empresário contábil não significa ter um autoemprego. Um empresário contábil tem que ter a mentalidade de um empreendedor: no momento, se você tem uma determinada empresa contábil, nada impede que amanhã você tenha um outro negócio, pois sabendo as regras do jogo de um negócio, você sabe de todos os outros.

Muitos empreendedores contábeis já entenderam esse jogo e criaram novos negócios aproveitando suas estruturas atuais e seus clientes.

Eu sempre digo que o seu escritório contábil somente será uma empresa quando ele não depender exclusivamente de você para suas operações diárias. Quando você tem obrigações a cumprir dentro do seu escritório que outras pessoas não conseguem ou não sabem fazer, você se tornou um funcionário da sua própria empresa contábil.

Na verdade você se tornou o funcionário mais caro da sua empresa contábil, e talvez o que entregue menos resultado para sua empresa em relação ao custo-benefício.

O que a sua empresa contábil espera de você é que você hoje assuma o papel de CEO, deixando as atividades operacionais e atuando nas atividades estratégicas do seu escritório. Aquelas atividades que talvez ninguém consiga fazê-las melhor que você. Quando você gasta seu tempo em atividades meramente operacionais onde qualquer outro colaborador poderia fazê-la você está custando muito caro para o seu escritório.

Qual é a primeira lição para montar uma estratégia de crescimento para o meu escritório contábil?

A primeira lição que você precisa aprender é mudar a sua mentalidade, entender que você é um empresário e não apenas um contador.

Ao pensar assim você entende que o seu negócio precisa ser conduzido por você e não você ser levado pelo seu negócio. Muitos empresários colocam a culpa do fracasso do seu escritório na economia, na concorrência desleal, na não valorização por parte dos clientes, nos colaboradores que não são comprometidos com o escritório, e assim por diante.

Ao mudar sua mentalidade para uma mentalidade de empreendedor contábil, você começa a entender o novo jogo, começa a estudar as regras e fica apto para jogar. Entende que o seu papel não é operacional mas sim estratégico, deixa de ser vítima da situação. Passa a ter uma visão clara do seu estado atual e dos seus recursos internos, aliado à um objetivo claro e a um domínio do ambiente externo, você cria o seu caminho, a sua estratégia, e consegue fazer com que o seu negócio cresça, mudando a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.

Os seus colaboradores não tem que pensar que você é importante mas sim devem saber que eles são importantes para a empresa e dessa forma você deixa de ser chefe (patrão) e passa a liderá-los.

As pessoas não devem ser motivadas apenas pela remuneração mas pelo propósito delas na empresa e na vida de outras pessoas.

Os seus clientes vão passar a valorizar o seu escritório e o seu trabalho quando eles olharem para o seu sucesso como empreendedor contábil. É muito difícil passar credibilidade para o seu cliente e dizer que vai ajudá-lo a crescer e ter sucesso em seu negócio se você não cresce e não tem sucesso com seu escritório.

Isso é o que acontece muitas vezes na internet, pessoas que não são ricas ou não tiveram sucesso empresarial ensinando como você pode ficar rico o ter sucesso em seu negócio. Pense nisso e assuma a responsabilidade pelos seus atos e se torne o CEO da sua empresa contábil e conduza ela ao sucesso que você deseja.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário