5 dicas para promover uma boa liderança no escritório de contabilidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Pensar em promover uma liderança no escritório de contabilidade é o primeiro passo fundamental para criar mudanças positivas. Confira!

É comum encontrar gestores contábeis que atuam somente pensando em lucratividade. Obviamente, ter um bom lucro é algo fundamental. Contudo, alcançar este objetivo demanda um olhar atento para diversas questões dentro do escritório.

Por isso, promover uma boa liderança no escritório de contabilidade é fundamental para alcançar os objetivos de forma consistente. Além disso, uma boa liderança permite que os colaboradores atuem com mais produtividade e, como consequência, façam com que os clientes fiquem mais satisfeitos.

Pensando em ajudar quem entenda a importância de uma boa liderança no escritório de contabilidade, decidimos compartilhar algumas dicas. Por isso, se você está querendo inovar sua gestão, continue lendo as próximas linhas!

Afinal, o que consiste uma liderança?

Um líder é diferente de um chefe. Isso porque ele atua pensando em prol de todos os colaboradores e também dos objetivos do escritório. O líder é uma figura que é empática, que orienta seus colaboradores, sabe delegar tarefa e é admirado por todos.

Em contrapartida, o chefe atua com uma posição opressora. Ele não sabe delegar tarefa, é temido pelos colaboradores e não é admirado. Por conta da sua postura, há alta rotatividade entre a equipe.

Dicas para promover uma boa liderança no escritório de contabilidade

Agora que você entende a importância da liderança, é hora de entender quais atitudes podem te auxiliar na sua nova gestão. Vamos lá?

Tenha decisões coerentes

Não basta apenas que o líder fale sobre sua visão, missão e valores. Ele precisa colocar isso em prática para que os colaboradores realmente entendam que ele é um profissional coerente. Isso faz com que a equipe consiga ver credibilidade em sua figura.

Promova uma comunicação eficiente

A comunicação clara e objetiva com a equipe é outra característica importante para um líder. Ocultar ou distorcer informações pode acabar afastando os colaboradores, já que eles vão entender que há questões suas opiniões são não relevantes para empresa.

Eles vão cada vez mais se afastando e não se sentindo parte, de fato, da empresa. Além disso, é interessante que o líder saiba comunicar um feedback de forma construtiva para que os colaboradores saibam em que ponto estão acertando ou errando.

Desenvolva um bom ambiente de trabalho

Entre as características de destaque de um líder está sua capacidade de resolver conflitos e promover um ambiente de trabalho adequado.

Para isso, é essencial que ele seja empático e entenda que seus colaboradores são seres únicos e que cada um tem suas qualidades e defeitos. É importante que ele saiba se colocar no lugar do outro para conseguir resolver conflitos e ainda promover um ambiente realmente adequado.

Invista em autoconhecimento

Há ainda características pessoais que devem ser desenvolvidas para que o líder possa atuar com mais eficiência. O autor Francisco Jose Masset Lacombe destaca, por exemplo, “confiança em si; crença no que faz; visão clara de onde quer chegar; entender que a diversidade das pessoas traz força para a equipe”.

Para finalizar, é importante mencionar que não basta apenas promover uma boa liderança para escritório de contabilidade. Para ir além, é interessante investir em outras questões. Nossa recomendação é que você continue lendo sobre gestão com o nosso artigoPlanejamento estratégico para escritório de contabilidade”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário