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Afinal, você sabe o que é a Inscrição Estadual e qual a sua importância?

O que você verá neste artigo:

Há muitas pessoas que querem abrir empresa e ainda têm dúvida sobre o que é a Inscrição Estadual. Por isso, decidimos explicar mais sobre o assunto!

Um dos processos burocráticos, para abrir e legalizar uma empresa no Brasil, é a Inscrição estadual (IE), que é emitida pela Secretaria da Fazenda, e visa formalizar o negócio junto com a Receita Federal. No entanto, poucos empreendedores realmente entendem o que significa o documento. Por isso, decidimos explicar o que é a Inscrição Estadual.

Entenda o que é a Inscrição Estadual

A inscrição é um registro da empresa no cadastro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e permite que o negócio possa comercializar produtos e serviços que necessitem de repasse de mercadoria.

Ocorre que todas as empresas que atuam com repasse de mercadoria precisam pagar o imposto de ICMS. Só que para realizar o pagamento é necessário ter um cadastro de Inscrição Estadual. Sendo assim, o registro, composto por diversos números e muito parecido com o CNPJ, é essencial.

A inscrição estadual serve para que o governo consiga calcular a quantidade de impostos que a empresa precisará pagar por cada venda realizada. Sendo assim, serve para que o governo consiga ter um controle maior sobre a circulação de produtos e serviços no Brasil e impeça que haja sonegação tributária.

Todas as empresas precisam da Inscrição?

Algumas empresas são obrigadas a emitir a inscrição. Por exemplo, se sua empresa atua como comércio, indústria, prestadores de serviços de energia e comunicação, você necessariamente precisará conquistar o registro para atuar conforme as leis vigentes no Brasil.

Empresas, como, banco, hospitais e laboratórios, por exemplo, não precisam da inscrição. Entretanto, se a empresa prestar serviços e vender produtos será necessário ter a Inscrição Estadual.

Afinal, como o empreendedor pode emitir a inscrição?

Em muitos estados, a Inscrição Estadual pode ser solicitada, junto com o CNPJ, pela internet. Só que o processo pode variar de estado para estado. Sendo assim, a recomendação é que você verifique o processo no site da Secretaria da Fazendo do seu estado.

É importante mencionar que, geralmente, a emissão do alvará de funcionamento exige a Inscrição Estadual. A recomendação, para que o empreendedor consiga realizar todos os processos de abertura e legalização da empresa com eficiência, é contar com a ajuda de um contador.

O profissional tem conhecimento específico em abertura de empresa. Por isso, consegue realizar todos os processos com mais agilidade e o empreendedor não precisará se preocupar com nada.

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Agora que você já sabe o que é a Inscrição Estadual, como fazer o cadastro e ainda como encontrar um contador, que tal receber a indicação de um escritório de confiança e próximo da sua localidade?

O Abertura Simples é um portal que conecta empreendedores, que querem abrir empresa, com contadores experientes. Para receber a indicação, basta clicar no botão abaixo!


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