Você sabe que ela é a palavra do momento, mas não sabe o que significa? Neste artigo, vamos explicar o que é empreendedorismo
Empreendedorismo, empreender, empreendedor. Para quem está abrindo um novo negócio, pode ser difícil entender o que significa cada palavra. É por isso que neste artigo decidimos explicar, para os nossos leitores, o que é empreendedorismo. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Confira!
O que é empreendedorismo?
A palavra empreendedorismo, segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira, surgiu da tradução da expressão entrepreneurship, do inglês. Sua composição, contudo, é da palavra francesa entrepreneur e do sufixo inglês ship.
Os autores Adelar Francisco Baggio e Daniel Knebel Baggio explicam em um artigo, publicado na Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, que o empreendedorismo pode ser entendido como fazer algo com criatividade e motivação.
“Consiste no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, em desafio permanente às oportunidades e riscos. É assumir um comportamento proativo diante de questões que precisam ser resolvidas”, dizem eles.
O que é um empreendedor?
O comportamento assumido por quem encara o empreendedorismo é conhecido como empreendedor. Basicamente, empreendedor é aquele que identifica um problema na sociedade, desenvolve uma solução por meio de produtos ou serviços e coloca no mercado para vender.
Nem toda pessoa que abre uma empresa pode ser considerada empreendedor. Há muitas pessoas que simplesmente têm um negócio por necessidade. Empreendedor, no caso, é aquele que realmente empreende por oportunidade, ou seja, porque encontra uma solução para algum problema social.
Quais são os tipos de empreendedorismo?
O conceito de empreendedorismo pode ser aplicado em diversas versões. Há, no Brasil, cerca de seis tipos de empreendedorismo que são mais conhecidos. Abaixo explicamos cada um deles.
Informal: com o aumento do desemprego, muitas pessoas acabam decidindo abrir o próprio negócio. Geralmente, entra na categoria de empreendedorismo informal vendedores ambulantes, ou seja, pessoas que estão empreendendo apenas por necessidade e que não se formalizam.
Tradicional: este é o mais conhecido, pois define quem decide abrir o próprio negócio por oportunidade. Ou seja, o empreendedor observa o mercado, percebe que há uma demanda e desenvolve um produto ou serviço.
Social: a categoria define, normalmente, empresas sem fins lucrativos que são criadas visando gerar alguma mudança social.
Franqueado: neste caso, o empreendedor compra um modelo de negócio, já bem estruturado no mercado, e abre sua franquia.
Corporativo: trata-se da criação, implantação e desenvolvimento de novos negócios dentro de uma organização. Pode ser, por exemplo, a criação de um novo produto, busca por novos mercados etc.
Hereditário: muito comum no Brasil, o empreendedorismo hereditário é a categoria que define empreendedores que receberam seus negócios como herança da família.
Agora que você já sabe o que é empreendedorismo, quais são seus tipos e o que é empreendedor, que tal seguir aprendendo mais sobre o assunto? Nossa recomendação é que você, caso tenha interesse em abrir uma empresa, leia nosso artigo com 5 cursos para empreendedores de primeira viagem
No comment yet, add your voice below!