Skip to content

Afinal, você sabe o que é empreendedorismo?

O que você verá neste artigo:

Você sabe que ela é a palavra do momento, mas não sabe o que significa? Neste artigo, vamos explicar o que é empreendedorismo

Empreendedorismo, empreender, empreendedor. Para quem está abrindo um novo negócio, pode ser difícil entender o que significa cada palavra. É por isso que neste artigo decidimos explicar, para os nossos leitores, o que é empreendedorismo. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Confira!

O que é empreendedorismo?

A palavra empreendedorismo, segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira, surgiu da tradução da expressão entrepreneurship, do inglês. Sua composição, contudo, é da palavra francesa entrepreneur e do sufixo inglês ship.

Os autores Adelar Francisco Baggio e Daniel Knebel Baggio explicam em um artigo, publicado na Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, que o empreendedorismo pode ser entendido como fazer algo com criatividade e motivação.

“Consiste no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, em desafio permanente às oportunidades e riscos. É assumir um comportamento proativo diante de questões que precisam ser resolvidas”, dizem eles.

O que é um empreendedor?

O comportamento assumido por quem encara o empreendedorismo é conhecido como empreendedor. Basicamente, empreendedor é aquele que identifica um problema na sociedade, desenvolve uma solução por meio de produtos ou serviços e coloca no mercado para vender.

Nem toda pessoa que abre uma empresa pode ser considerada empreendedor. Há muitas pessoas que simplesmente têm um negócio por necessidade. Empreendedor, no caso, é aquele que realmente empreende por oportunidade, ou seja, porque encontra uma solução para algum problema social.

Quais são os tipos de empreendedorismo?

O conceito de empreendedorismo pode ser aplicado em diversas versões. Há, no Brasil, cerca de seis tipos de empreendedorismo que são mais conhecidos. Abaixo explicamos cada um deles.

Informal: com o aumento do desemprego, muitas pessoas acabam decidindo abrir o próprio negócio. Geralmente, entra na categoria de empreendedorismo informal vendedores ambulantes, ou seja, pessoas que estão empreendendo apenas por necessidade e que não se formalizam.

Tradicional: este é o mais conhecido, pois define quem decide abrir o próprio negócio por oportunidade. Ou seja, o empreendedor observa o mercado, percebe que há uma demanda e desenvolve um produto ou serviço.

Social: a categoria define, normalmente, empresas sem fins lucrativos que são criadas visando gerar alguma mudança social.

Franqueado: neste caso, o empreendedor compra um modelo de negócio, já bem estruturado no mercado, e abre sua franquia.

Corporativo: trata-se da criação, implantação e desenvolvimento de novos negócios dentro de uma organização. Pode ser, por exemplo, a criação de um novo produto, busca por novos mercados etc.

Hereditário: muito comum no Brasil, o empreendedorismo hereditário é a categoria que define empreendedores que receberam seus negócios como herança da família.

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo, quais são seus tipos e o que é empreendedor, que tal seguir aprendendo mais sobre o assunto? Nossa recomendação é que você, caso tenha interesse em abrir uma empresa, leia nosso artigo com 5 cursos para empreendedores de primeira viagem

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!