Skip to content

Entenda definitivamente o que é planejamento estratégico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você deve pensar em um GPS para entender o que é planejamento estratégico. Assim como o dispositivo, o planejamento exige a definição de onde se quer chegar e o cálculo da rota para caminhar até o destino final. Ficou confuso? Continue lendo este artigo!

Saber o que é planejamento estratégico é fundamental para quem decide empreender. Afinal, ele é um dos pontos básicos para qualquer negócio que, de fato, tem interesse em crescer e se destacar no mercado.

Imagine que João tem uma padaria há anos. Ele simplesmente não consegue crescer e seu lucro continua o mesmo há, pelo menos, dois anos. O empreendedor simplesmente não consegue aumentar a cartela de cliente ou seu lucro. Quando questionado sobre quanto gostaria de crescer e em quanto tempo, ele simplesmente não sabe responder.

João nunca fez um planejamento estratégico. Sonha em ter um negócio próspero, mas jamais definiu objetivos, metas e estratégias. Por conta disso, ele não conseguiu concretizar o seu sonho.

A história fictícia explica, de forma simples, o quanto o planejamento estratégico é fundamental. É ele que tira um objetivo do papel e traça um caminho, com metas, para alcançá-lo. Abaixo vamos aprofundar um pouco mais o conceito.  

Conceituando o que é planejamento estratégico

Quando conceituamos um termo, nada melhor do que contar com a ajuda de especialistas. Peter Drucker, autor do livro Introdução à Administração, define que planejamento estratégico é um processo contínuo e que permite o maior conhecimento possível do futuro.

“[Para] tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, explica.

5 vantagens de desenvolver um planejamento do seu negócio

Ao pensar que uma estratégia é um caminho para alcançar determinado destino, podemos definir seu propósito como uma vantagem. Só que não para por aí. Há outras vantagens que devem ser levadas em consideração por quem ainda não se convenceu de que o planejamento é algo benéfico para o negócio.

1. Conhecer a própria identidade

Para definir o futuro e onde o negócio quer chegar em dois, cinco ou dez anos, por exemplo, o empreendedor precisará conhecer muito bem a identidade do próprio negócio.

Afinal, quando não se sabe quem se é, dificilmente saberá onde se quer chegar.  Neste sentido, o planejamento estratégico faz com que o empreendedor tenha uma reflexão sobre o propósito, missões, valores e visões da sua empresa.

2. Definir onde está e onde chegar

Já mencionamos isso, mas vale a pena reforçar. Por meio de planejamento estratégico, o empreendedor conseguirá definir seus objetivos. A partir disso, também definirá quais metas devem ser alcançadas para conquistá-lo.

3. Traçar estratégia para alcançar objetivos

Após traçar os objetivos, será necessário criatividade para que a equipe consiga desenvolver estratégias realmente eficientes.

Exemplificando: supondo que uma empresa de marketing deseja se especializar somente em moda e tem como objetivo captar 10 contas em três anos.

Neste sentido, como estratégia, a empresa define que fará um reposicionamento da marca e desenvolverá ações de divulgação em eventos de moda.

4. Proporciona vantagem competitiva

A verdade é que a maioria das empresas não atua com planejamento estratégico. Inclusive, 55% das empresas que fecham, em menos de dois anos, é por falta de planejamento prévio, segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

Isso demonstra que empresas que realmente atuam com um bom planejamento tem mais chances de continuar firmes no mercado e também de se tornarem competitivos, já que estarão sempre pensando em como se destacar e conquistar seus objetivos.

5. Promove o engajamento dos colaboradores

O desenvolvimento do planejamento é realizado, normalmente, pelo líder. Contudo, pode, e deve, contar com a ajuda da equipe. Inclusive, é algo fundamental que a equipe participe do seu desenvolvimento.

Isso porque a participação de todos será essencial para ter outras visões do negócio. Além disso, quando a equipe está integrada com as decisões, ela se tornar mais engajada com o trabalho, pois sabe onde a empresa quer chegar e o que precisa ser feito.

As principais características do planejamento estratégico

Para entender, de fato, a capacidade do planejamento estratégico, além de conhecer as vantagens, é essencial entender quais as características dele.

Isso permite que o empreendedor, ao desenvolver o seu, possa verificar se ele está realmente atendendo aos critérios de um bom planejamento. Sendo assim, é interessante destacar que um bom documento tem como características:

Transformar ideias em iniciativas concretas

Um dos principais objetivos de desenvolver um planejamento é que ele permita que as ideias sejam transformadas em iniciativas concretas.

Por exemplo, se um empreendedor sonha em lançar um novo produto de cabelo, com o planejamento ele definirá como será a produção.

Além disso, quais serão os prazos de lançamento, quanto será necessário investir etc. Ou seja, ele terá os recursos necessários para concretizar o lançamento com segurança.

Prever problemas

Outro destaque do planejamento é sua capacidade de prever quais problemas a empresa poderá enfrentar para atingir seus objetivos. Isso é algo que realmente pode ser benéfico e que todo o planejamento de qualidade deve oferecer ao empreendedor, já que por meio das previsões será possível definir planos e novas estratégias.

Promover a monitoração de ações

O desenvolvimento do documento exige que o profissional estabeleça quais serão as formas para monitorar as ações que serão colocadas em prática para atingir os objetivos. Lembrando que a definição de monitoramento é fundamental para que o empreendedor consiga verificar se está no caminho certo ou não.

Desenvolvendo um bom planejamento para o seu negócio

É preciso enfatizar que desenvolver um planejamento estratégico exige pesquisa, estudo e muita dedicação.

Não basta apenas criar um documento de qualquer maneira e sem levar em consideração critérios de qualidade, pois o resultado pode ser abaixo do esperado.

Pensando em oferecer um caminho inicial para quem deseja criar um bom planejamento, destacamos alguns passos. Vamos lá?

Responda algumas perguntas básicas

Segundo o Sebrae, há três perguntas que são o ponto de partida para o desenvolvimento de um planejamento. Elas resumem, de forma prática, o documento e permite que o empreendedor consiga avançar para outros pontos importantes. As três perguntas são:

  • Onde minha empresa está neste momento?
  • Onde eu quero chegar com a minha empresa?
  • O que devo fazer para chegar onde quero?

Pensando em todas as limitações, é necessário que o empreendedor resposta às perguntas com total objetividade. A partir disso, ele consegue seguir para os próximos passos com mais segurança.

Analise o cenário no qual a empresa está inserida

Antes de definir as metas, é essencial realizar um estudo profundo do cenário no qual a empresa atua.

Por exemplo, uma empresa de moda, deve verificar o que está em alta, quais são as tendências de mercado, quais as previsões de crescimento do setor, quais são os concorrentes. quem é o público-alvo e como é o seu comportamento.

Além disso, é interessante realizar uma análise SWOT. Basicamente, significa analisar as forças, ou seja, pontos fortes da empresa; suas fraquezas; as oportunidades para o futuro e as ameaças que as fraquezas da empresa podem gerar no futuro.

Para definir, força, fraquezas e oportunidades, o empreendedor deve levar em consideração absolutamente tudo que pode afetar a empresa. Exemplificando: caso um negócio atue no mercado financeiro, ele deverá levar em consideração, por exemplo, juros, inflação, bolsa de valores.

Defina as metas da empresa

Após responder as perguntas iniciais, especificamente “onde quero chegar com a minha empresa?” o empreendedor já terá seus objetivos. Em seguida, será necessário traçar uma rota para alcançá-los. É neste momento que chega a hora de estabelecer quais metas que a empresa deverá alcançar para conquistar seus objetivos.

Desenvolva estratégias

Agora que o empreendedor já sabe seus objetivos e metas, é hora de desenvolver suas estratégias, ou seja, é hora de colocar a “mão da massa”. Elas devem ser pensadas para que as metas sejam alcançadas. Ademais, devem prever possíveis problemas que podem ser gerados durante o percurso até o destino final (objetivo).

Estabeleça um monitoramento

Para conquistar o sucesso das estratégias, será fundamental estabelecer uma forma de monitoramento. Seja por meio de estatísticas, software ou pesquisas, o empreendedor precisará investir em um método que realmente seja adequado ao seu negócio.

Considerações finais

Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico, quais são as vantagens e como desenvolver o seu, nossa recomendação é que você continue estudando sobre planejamentos, pois o conhecimento será fundamental para o seu negócio.

Você pode continuar aqui mesmo no portal Abertura Simples. Leia nosso artigo e entenda as 5 principais vantagens de criar um plano de negócio. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário