Não sabe o que é um plano de marketing? Ele define qual será o caminho necessário para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos seja na promoção de um produto, serviço ou para reforçar o posicionamento da marca. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!
Toda empresa que deseja ser competitiva no mercado precisa definir ações estratégias baseadas no mercado, nos concorrentes, nos seus fatores internos positivos e negativos, e também no seu público-alvo. Desta forma, para saber o que é um plano de marketing, é preciso entender ele como um mapa da mina e que descreve todas as ações que a equipe de marketing terá que colocar em ação para atingir determinado objetivo.
Afinal, o que, de fato, é um plano de marketing?
O plano de marketing é um documento escrito que, como já mencionado, define as estratégias que deverão ser colocadas em ação para alcançar determinado objetivo. Para além disso, ele também permite entender mais sobre o mercado no qual a empresa está inserida e possibilita insight valioso para o negócio.
Qual a importância dele para um negócio?
Quem pensa que marketing é algo inviável e que não proporciona resultado, provavelmente nunca trabalhou com uma equipe séria e comprometida. Para fazer marketing, além de uma boa equipe, é necessário ter um bom plano. Ele possibilita diversas vantagens, como:
Melhor posicionamento da marca
O plano permite analisar o mercado, entender as necessidades e desejos do público-alvo e, com isso, traçar uma estratégia que permita que a marca se comunique melhor tanto com o mercado quanto com o seu público. Desta forma, ele conseguirá um melhor posicionamento.
Melhora nas vendas
A partir do momento em que a marca consegue desenvolver uma comunicação de qualidade com o seu público, ela, como consequência, conseguirá melhorar suas vendas. Afinal, o público entenderá porque precisa consumir os produtos e serviços dela e ainda terá uma ligação emocional com a mesma.
Otimização dos recursos
O plano ainda possibilita que os recursos financeiros possam ser otimizados. Isso porque o documento levará em consideração, em qualquer ação, diversas variáveis. Tudo será extremamente calculado visando reduzir os riscos de recursos financeiros e sua otimização.
Como desenvolver um plano de marketing de qualidade?
É sempre importante frisar que o plano de marketing só proporcionará os benefícios citados acima se for desenvolvido com alto critério. Por exemplo, há informações que são extremamente necessárias para que o documento seja completo. Abaixo listamos algumas delas. Confira!
Planejamento
Antes de desenvolver o plano em si, é essencial realizar um bom planejamento. Isso significa que o empreendedor deverá analisar, por exemplo, como está o mercado no qual está inserido, quem são seus concorrentes, quais são os diferenciais deles, quem é o público-alvo. Além disso, é interessante pensar qual posição a empresa oculta atualmente e onde ela quer chegar.
Análise do ambiente
Será necessário realizar uma análise profunda do ambiente. Lembrando que ela requer uma observação não só dos fatores externos, mas também internos. O empreendedor deverá descrever tudo o que influencia a empresa de forma positiva e negativa.
No ambiente externo, por exemplo, será essencial verificar pontos como: concorrentes, fatores políticos e econômicos, consumidores, fornecedores, cultura, sociedade, tecnologia etc.
Já o ambiente interno exige analisar os pontos positivos e negativos da empresa, como equipamentos, equipe, recursos financeiros, metas etc. Para realizar a análise interno, uma ótima dica é recorrer a análise SWOT.
Público-alvo
A equipe de marketing precisará saber exatamente com quem fala para desenvolver uma comunicação realmente eficiente. Para isso, é fundamental saber quem é o público-alvo. Caso você não saiba realizar a definição do seu público, leia nosso artigo “Para quem você quer vender? Entenda a diferença entre Público-alvo e Buyer Persona”.
Definição da marca
Quem é sua marca? Qual o propósito dela? Por que ela foi criada? Saber quem é a empresa é um passo importante para conseguir realizar uma definição simples e rápida e também para que o público e o mercado consigam entendê-la. A forma mais simples de fazer isso é respondendo as perguntas acima.
Posicionamento da marca no mercado
Sabendo quem é a empresa e qual o seu propósito, será necessário definir um posicionamento no mercado. Exemplificando: uma empresa que atua somente com produtos veganos tem como propósito o bem-estar do planeta, dos seres humanos e dos animais.
Desta forma, seu posicionamento pode ser sempre em prol do seu propósito. Ela poderá realizar a promoção dos seus produtos destacando que são veganos e não maltratam os animais e assim por diante.
Objetivos e metas
A partir de tudo o que foi mencionado, é hora de pensar, levando em consideração o cenário interno e externo, onde a empresa quer chegar. Defina quais são os objetivos e também as metas. O objetivo é onde se quer chegar e as metas são os caminhos necessários para alcançar os objetivos.
Estratégias
Agora que já foi definido o objetivo e as metas, é hora de definir as estratégias que serão colocadas em práticas. Exemplo: uma empresa que terá o objetivo de crescer 20% no online define. Por isso, deverá ter um crescimento de 2% por mês em 10 meses. A partir dessa definição, a estratégia será realizar diversas ações nas redes sociais e atualizar o site.
Implementação
Após todo o planejamento e definição de estratégias, é hora de implementar as ações. Reúna a equipe e delegue as tarefas com responsabilidades para que os colaboradores não fiquem sobrecarregados. Além disso, as tarefas devem ser delegadas para os profissionais que realmente estejam aptos a desenvolvê-las.
Para finalizar, é fundamental mensurar todos os resultados do plano. Caso as ações não atinjam as metas, será necessário realizar adaptações. Agora que você já sabe o que é um plano de marketing, o que acha de continuar aprofundando seus conhecimentos? Leia nosso artigo e conheça algumas ferramentas de marketing essenciais para divulgar sua empresa.
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