Ferramentas de marketing essenciais para divulgar sua empresa

 em Marketing e Inovação

Confira algumas das principais ferramentas de marketing que sua empresa deve utilizar!

Quem disse que empresas pequenas não podem aproveitar boas estratégias de marketing? Utilizar ferramentas para promover uma empresa não é um privilégio para corporações com grandes orçamentos. Graças à evolução dos recursos tecnológicos que temos disponíveis hoje em dia, você consegue obter resultados equivalentes aos de uma empresa grande sem contar com tanto investimento assim.

Confira oito ferramentas de marketing importantes para a divulgação do seu negócio. Mesmo uma micro e pequena empresa pode usufruir de recursos de marketing e divulgação com baixo investimento! Ao usar estes recursos no seu dia a dia, você vai garantir um marketing de qualidade para o seu negócio sem precisar sacrificar muito tempo e dinheiro. Continue lendo:

Ferramentas de marketing:

Marca e identidade visual

Se você ainda não possui uma identidade visual, saiba que esse é um erro enorme! A identidade visual é importante para representar a verdadeira essência da empresa. Crie ou contrate uma criação para aplicar em materiais como cartões de visita, papelaria, sites, mídias sociais e afins.

É uma outra forma eficiente de identificar sua empresa nos diferentes tipos de mídia que você irá utilizar, além de garantir uma memória visual mais forte aos seus clientes. Os custos desse serviço variam muito, mas é um investimento que vale a pena!

Folhetos e impressos

Assim que você tiver a identidade visual, é hora de passá-la para as suas mídias impressas. Para isso, você deve criar um layout seguindo a mesma identidade, cores e fontes, e também pensar nos textos e conteúdos.

Não esqueça de valorizar a sua marca e de incluir os seus dados de contato para que o cliente consiga te encontrar facilmente. Você poderá imprimir o seu material por meio de gráficas com preços competitivos que realizam esse tipo de trabalho pela internet.

Sites, blogs e fanpages

Uma outra alternativa acessível e muito importante para promover e vender seus produtos é a criação de um site. Na verdade, com a inserção cada vez mais forte da tecnologia no dia a dia dos consumidores, se torna quase impensável ainda não possuir uma presença digital. Para criar esse site, pense em layout, publicações que você pode compartilhar, contratação de serviços para registro e hospedagem.

Se você quiser fazer de outra forma mais em conta, criar uma fanpage no Facebook também é um caminho. Mas independente do que você escolher, é preciso manter atualizações constantes. Por isso, crie um cronograma de publicações relacionadas ao seu negócio.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um ótimo canal para divulgar sua empresa, fazer promoções, pesquisas e melhorar o relacionamento com seus clientes. Capriche no design do e-mail e no conteúdo, pense também no assunto da mensagem e personalize com o nome do seu cliente.

Mas não se esqueça, as pessoas que receberem esses e-mails têm de permitir isso, por isso preparamos um artigo explicando diversas dicas para criar um bom e-mail marketing!

Relacionamento

Um tiro certeiro para o sucesso da sua empresa é manter um relacionamento saudável com os seus clientes. Um setor dedicado a isso é o Customer Success, que pensa exclusivamente no sucesso do cliente, como o próprio nome indica.

Para tanto, é necessário ter uma estratégia para avaliar a satisfação, por meio de pesquisas. Além disso, você deve estabelecer e manter um bom contato e promover a fidelização, para que ele continue com você e indique para outras pessoas.

Mídias sociais

Milhares de pessoas passam um bom tempo do seu dia a dia navegando nas redes sociais. Sua empresa precisa aparecer para elas também! Escolha a mais adequada para você encontrar o seu cliente: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Youtube… E monte a sua página/perfil!

Elabore um plano de atualizações e procure não falar apenas do seu negócio, mas ofereça também conteúdo útil e relacionado. Vamos supor que você seja dono de um pet shop: poste dicas sobre cães, imagens fofas de gatos, para engajar e atrair novos clientes.

Promoções

Não só de internet vive o marketing da sua empresa, não é mesmo? Descontos, sorteios, distribuição de brindes, cartões-fidelidade são formas de movimentar vendas e atrair mais clientes.

Além disso, também faz com que o cliente se sinta mais engajado com a empresa. O investimento dessa ação pode variar muito, mas é possível realizá-lo de forma criativa!

Parcerias

Uma boa iniciativa que também te ajudará muito a crescer é realizar parcerias com outras empresas e, de preferência, que tenham alguma relação com seu negócio.

Por exemplo: uma clínica de oftalmologia pode divulgar os serviços de uma ótica e vice-versa. Invista em uma relação ganha-ganha, onde você e seu parceiro tenham benefícios concretos e consigam compartilhar de clientes úteis para ambos.


Utilize as ferramentas de marketing acima em conjunto. Elabore uma boa estratégia de atuação combinada e não esqueça de avaliar os resultados depois!

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