Conheça as 4 etapas da jornada do consumidor

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Conhecer as etapas da jornada do consumidor é fundamental para conseguir desenvolver um conteúdo adequado no momento ideal. Entenda!

A jornada trata do caminho que o cliente percorre para realizar uma compra. Ela destaca desde o descobrimento de um problema até a conclusão de que este problema será resolvido com a aquisição de um produto ou serviço.

O objetivo do conceito é que a empresa consiga mapear todas as etapas que o cliente percorre para desenvolver uma estratégia para cada momento.

A ideia é que a marca consiga manter contato com o cliente em todas as etapas. A partir do avanço do cliente na jornada, o relacionamento vai se aprofundando até a aquisição do produto/serviço.

A importância da jornada do consumidor

O consumidor mudou muito nos últimos anos e esta mudança está diretamente ligada com os avanços tecnológicos. Se antes ele era impactado por uma publicidade na TV e depois seguia para a loja realizar a compra, agora as coisas são muito diferentes.

Com a internet, o consumidor pesquisa sobre o produto/serviço, compara e lê outras opiniões. Ou seja, ele está muito mais crítico. Desta forma, as marcas estão se adaptando a este novo consumidor que realiza suas compras online.

Uma forma de entendê-lo e também de conseguir se aproximar é por meio da jornada do consumidor. Como mencionamos, por meio dela é possível entender quais são as etapas que eles realiza até a compra e desenvolver estratégia para estar próximo dele.

A jornada pode ser usada, por exemplo, para produzir conteúdo especifico para cada etapa, para realizar ações que permitam levar o cliente para a próxima etapa e também permite uma fidelização.

Veja quais são as etapas da jornada do consumidor

Muitos especialistas acreditam que há quatro etapas. Sendo elas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”. Entenda o que cada uma representa!

Aprendizado e descoberta

O consumidor ainda não sabe que tem uma necessidade ou um problema. Desta forma, ele está pesquisando determinado assunto, mas sem qualquer interesse em comprar algo.

Por exemplo, Mariana gosta de viajar. Por isso, pesquisa muito sobre o assunto. Uma hospedagem em Florianópolis que tenha Mariana como público-alvo pode produzir conteúdo de viagem falando sobre diversos temas visando ter algum contato com ela.

Reconhecimento do problema

Aqui o consumidor deve descobrir que tem um problema. Vamos a mais um exemplo.

Mariana deve descobrir, por exemplo, que ter uma atenção maior com a hospedagem é fundamental para realizar uma boa viagem.

Sendo assim, um hotel cinco estrelas deve desenvolver conteúdo que mostre para Mariana que ela tem uma necessidade, ou seja, que deve procurar por bons hotéis.  

Consideração da solução

Nesta etapa, o consumidor já sabe que tem um problema. No caso da Mariana, ela realmente compreendeu que é essencial reservar uma hospedagem de qualidade. Diante disso, ela busca uma solução para isso. Ou seja, começa a procurar por boas opções de hospedagem para sua viagem.

Decisão de compra

Após pesquisar os melhores hotéis, Mariana decidi reservar o hotel de Florianópolis. Assim a jornada do consumidor chega ao fim com sucesso.

Para finalizar, é interessante mencionar que conhecer as etapas da jornada do consumidor é muito interessante. Só que somente este conhecimento não basta. É necessário ir além e compreender mais sobre marketing digital. Baixe nosso e-book sobre o assunto!

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