Skip to content

Matriz Swot: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto está aqui

O que você verá neste artigo:

Você sabe o que é e para que serve a Matriz Swot? E mais… quer descobrir as vantagens que implementá-la pode trazer para a sua empresa? Confira este artigo!

Não se assuste com a sigla SWOT, não é nenhum bicho de sete cabeças. E antes de te explicarmos o que é, para que serve e como implementá-la te mostraremos o que a sigla significa, letra por letra: 

  • Strengths  = Forças
  • Weaknesses = Fraquezas
  • Opportunities = Oportunidades
  • Threats  = Ameaças

Mas afinal, o que é Matriz SWOT? 

A Matriz ou análise SWOT é uma ferramenta voltada para o planejamento estratégico que tem como finalidade ajudar na tarefa gerencial de identificar pontos cruciais no mercado em que a empresa atua. 

A Matriz Swot identifica os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades, e as ameaças que fazem parte de empreender em determinado nicho de mercado. 

Portanto, podemos afirmar que a Matriz é uma ferramenta que avalia a conjuntura antes que se decida colocar um projeto em prática, dessa forma o empreendedor entra num projeto com mais segurança de que haverá êxito na sua jornada.  

A Matriz Swot leva em conta tanto o cenário interno do seu negócio, por meio da análise de forças e fraquezas, quanto o cenário externo por meio da análise de ameaças e oportunidades. 

Quais são as vantagens de utilizar a Matriz Swot em meu negócio? 

Agora que você já sabe para que serve a Matriz Swot, vamos te contar algumas vantagens que ela pode trazer na hora de empreender. 

ilustração da análise swot
Fonte: blog.iset.com.br

 Tenha informações apuradas para empreender

A matriz Swot fornece um panorama geral da empresa e com ele em mãos fica mais fácil você se posicionar estrategicamente no mercado como um todo e tecer estratégias para aumentar, por exemplo, seu market share no nicho em que atua. 

Tenha informações que te ajudarão a subir o nível dos serviços e produtos 

Muitas vezes, sabemos que um produto ou serviço que colocamos no mercado poderia gerar mais lucros, porém não conseguimos identificar como seria possível lucrar mais com ele. 

A partir das informações geradas pela Matriz SWOT você conseguirá entender qual a demanda do público-alvo e desenvolver mais seus produtos e serviços para caírem de vez nas graças dos consumidores. 

Perceba mais facilmente os problemas e consiga solucioná-los 

Que os problemas aparecem muitas vezes quando menos esperamos todo empreendedor sabe, mas nós não podemos dar bobeira e sermos pegos de surpresa quando o assunto é manter nossa empresa em atividade.

Por isso, seja para análise do fluxo interno, ao lidar com a equipe ou em relação ao ambiente externo, a Matriz Swot te ajuda a entender quais os problemas estão ocorrendo e assim buscar soluções eficazes para eles. 

Mapei tendências e inove

A Matriz Swot te fornece informações sobre o ambiente externo, público consumidor e mercado, que te ajudam a perceber onde há oportunidades de inovar, criar novos produtos e serviços e assim aumentar sua cartela de clientes. 

Identifique fraquezas e crie estratégias para suprimi-las 

A partir da Matriz Swot, o empreendedor consegue identificar fraquezas tanto em produtos e serviços oferecidos quanto possíveis falhas nas operações. 

Depois de identificadas as fraquezas, você pode estrategicamente definir parcerias que te ajudarão a minimizar ou até mesmo extinguir os pontos fracos que existem em seu negócio. 

Como implementar a Matriz Swot? 

Você já percebeu os motivos que fazem da Matriz Swot a queridinha dentro das estratégias de marketing, outro fator que também garante a ela esse posto é a facilidade na hora de implementá-la. A seguir te mostraremos em 5 passos o que precisa para implementar a Matriz Swot para na sua empresa. 

  1. Reúna sua equipe e promova a famosa Tempestade de ideias (brainstorming);
  2. Análise a conjuntura interna e externa da empresa;
  3. Coloque a mão na massa: é hora de montar a matriz;
  4. Defina quais projetos são viáveis ou não;
  5. Por fim, utilize o conhecimento produzido pela Matriz Swot e o converta em estratégias para o seu negócio.

Brainstorm

A análise não deve ser algo trabalhoso e demorado. Longe disso. Deve ser algo simples e rápido. Desta forma, o empreendedor deve reunir a equipe e deixar que as ideias sobre o projeto sejam expressadas livremente.

A reunião deve levar em conta também os conhecimentos da equipe sobre a gestão e o marketing da empresa. Afinal, essas informações serão essenciais para criar um panorama do cenário.

Lista dos fatores internos

Aqui a Força e Fraqueza devem ser investigadas, mas isso deve ser feito para o ambiente interno da empresa. Por exemplo, o empreendedor que deseja lançar o serviço consultivo, deve analisar quais são os fatores dentro do seu negócio que podem ser positivos e negativos para isso.

Neste caso, ele deveria verificar questões, como: a empresa tem um profissional adequado para realizar a consultoria? Há um software adequado para isso? Os clientes da empresa realmente querem o serviço? E por aí vai..

Lista dos fatores externos

Neste tópico é necessário analisar os fatores externos (as oportunidades e ameaças) nos quais as empresas não podem influenciar. Tudo que não pode ser influenciado pela empresa e pode impacta-lá deve ser analisado. Por exemplo, concorrentes, economia, mercado, cliente, sociedade, cultura etc.

Desenvolvimento da matriz

Todas as informações adquiridas durante as reuniões e análises devem ser resumidas dentro de uma matriz que permita visualizá-las de forma rápida.

Selecione as informações, resuma em tópicos e em ordem de relevância. Em seguida, desenvolva a matriz. No quadro acima, selecione os fatores internos (forças e fraquezas). Já na parte de baixo os fatores externos (oportunidades e ameaças).

Confira a viabilidade do projeto

Após a obtenção das informações, o profissional conseguirá compreender se o projeto realmente tem viabilidade. Por exemplo, supondo que ao realizar a análise, a equipe chegou à conclusão que não há público para o serviço. Neste caso, não faz sentido realizar o lançamento.

Crie estratégias

A partir dos dados obtidos, será necessário entender quais problemas deverão ser enfrentados para a implantação do projeto. Neste caso, a equipe deverá criar estratégias eficientes para superar os obstáculos e conquistar o sucesso.

Agora que você está por dentro de como funciona a Matriz Swot, é hora de colocá-la em prática. Para te ajudar nessa tarefa, separamos para você esse artigo incrível sobre planejamento estratégico.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.