Contador consultor: saiba como ser um parceiro estratégico do empreendedor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O novo papel do profissional contábil é ser um contador consultor, mas você entende o que isso realmente significa? Caso não, sem problemas. Vamos explicar tudo neste guia. Confira!

A contabilidade tradicional, ou seja, aquela na qual o contador atua, somente, com tarefas burocráticas, está cada vez mais perdendo espaço. Isso porque o avanço tecnológico permitiu uma mudança significativa nas rotinas contábeis.

Se antes o contador precisava passar horas e horas fazendo cálculos complexos e preenchendo documentos, atualmente o trabalho pode ser desenvolvido de forma rápida com algum software.

Diante disso, pode ser que você esteja pensando: “então os ‘robôs’ vão substituir os contadores?”. Bom… Não é bem assim. Na verdade, a tecnologia vem facilitar e aperfeiçoar as tarefas contábeis.

Afinal, se o contador não precisa mais gastar horas com papeladas e processos burocráticos, ele pode, por exemplo, desenvolver atividades estratégicas.

É aí que o contador consultor entra!

O profissional sabe que diversas atividades podem ser desenvolvidas de forma simples com um software. Sendo assim, investe seu tempo orientando empreendedores para que eles possam levar seus negócios para outro nível. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Ótimo. Neste guia, você aprenderá:

  • O que é um contador consultor?
  • Há mercado para o contador consultor?
  • Quais são as atividades desenvolvidas por um consultor contábil?
  • Como ser um contador estratégico para o empreendedor?

Boa leitura!

O que é um contador consultor?

O contador consultor tem como missão orientar o empreendedor em relação a área financeira, patrimonial e econômica de um negócio. Ele deve recomendar ações estratégicas para solucionar os problemas da empresa e proporcionar uma vida financeira saudável. Para isso, o consultor contábil precisa se manter atualizado sobre as leis que estabelecem o patrimônio das empresas e as datas dos pagamentos das obrigações fiscais etc.

Há mercado para o contador consultor?

Sim. No cenário, mencionado acima, no qual há mudanças significativas no papel do profissional contábil, há uma demanda elevada pelo contador consultor. Um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) constatou que 79% dos donos de pequenas e médias empresas querem recomendações para melhorar o negócio, mas a oferta pelo serviço é baixa.

Outro dado para entender o cenário: segundo dados divulgados no Conta Azul, 70% dos contadores, no Brasil, não usam sistema informatizados nas rotinas de trabalho. Ou seja, isso significa que a maioria dos contadores ainda não entendeu as mudanças no setor e ainda continuam atuando com contabilidade convencional.

Sendo assim, há um mercado considerável que pode ser explorado, pois há demanda por parte dos clientes e poucos profissionais qualificados para oferecer o serviço.

Quais são as atividades desenvolvidas por um consultor contábil?

O contador consultor atua como um médico que realiza o diagnóstico da saúde financeira da empresa. Seu trabalho tem início, meio e fim e, como já mencionado, deve ser desenvolvido visando a melhoria financeira da empresa. Diante disso, ele é responsável por:

Identificar o que está prejudicando a empresa

Levando em consideração o contexto da empresa, bem como os indicadores patrimoniais e econômicos, o consultor deve realizar uma análise minuciosa dos indicadores da empresa visando identificar o que está prejudicando o negócio.

Orientar o empreendedor para solucionar problemas financeiros

Após identificar quais indicadores estão negativos, o consultor precisa desenvolver um plano de ação para que a empresa consiga solucionar seus problemas financeiros.

É justamente nesta tarefa que a consultoria acontece de fato, pois o profissional precisará apresentar os dados, o plano de ação e explicar para o empreendedor o que precisa ser feito para solucionar os problemas da empresa.

Analisar se suas orientações foram colocadas em prática

Supondo que um consultor apresentou um plano de ação visando aumentar a lucratividade da empresa X. Ele seguiu todos os passos acima. Em seguida, definiu junto com o empreendedor que faria um acompanhamento mensal dos indicadores durante seis meses.

Durante o acompanhamento, o consultor deverá analisar se suas orientações foram colocadas em prática e os resultados do seu plano de ação. Caso não haja resultados positivos, é dever dele iniciar o ciclo de trabalho novamente visando solucionar os problemas encontrados.

Como ser um contador estratégico para o empreendedor?

Após entender sobre o cenário próspero para contadores consultores e compreender qual a função dos mesmos, pode ser que você tenha interesse em embarcar nesta, certo? Ótimo, pois abaixo listamos algumas dicas quem quer se tornar consultor.

Mude a cultura organizacional do escritório

Você tem sempre que resolver todos os problemas no seu escritório? Não confia na sua equipe? Não emprega ferramentas que auxiliam no desenvolvimento das tarefas contábeis?

Caso tenha respondido sim, saiba que você terá um longo trabalho para mudar isso. Sua cultura organizacional deve apresentar mudanças para oferecer o serviço de consultoria.

Afinal, a consultoria exige um trabalho em equipe e uma mudança na mentalidade. Além disso, o escritório precisa atuar com software contábeis para que as tarefas da consultoria possam ser realizadas tranquilamente.

Invista em contabilidade digital

A contabilidade digital é um termo utilizado para definir escritórios que atuam com ferramentas tecnológicas visando realizar aperfeiçoar os serviços contábeis e o atendimento ao cliente. Também é utilizado para definir escritórios que empregam marketing digital para prospectar novos clientes.

O contador consultor precisará adotar a contabilidade digital caso queira ter sucesso. Ele deve utilizar as ferramentas tecnológicas para oferecer serviços de qualidade e também divulgar seu trabalho online para conseguir prospectar cada vez mais clientes.

Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Você já deve ter ido ao médico e passado alguns minutos explicando todos os seus problemas para ele, certo? Na ocasião, você pode ter percebido que ele ficou atento escutando e anotando todos os seus sintomas para depois solicitar os exames adequados e, por fim, realizar um diagnóstico.

Todo o processo de ouvir e atender bem o paciente tem um papel fundamental para a qualidade do serviço médico. No caso da consultoria contábil, oferece um bom atendimento ao empreendedor também é fundamental. O consultor precisa saber ouvir o empreendedor e entender seus principais problemas. É essencial que o contador consiga manter um bom relacionamento com seus clientes, pois, somente assim, poderá desenvolver um bom serviço e ainda fidelizar seus clientes.

Para finalizar, é indispensável recordar que para ser um contador consultor é fundamental que o profissional se mantenha atualizado e se aprofunde sobre os temas que envolve a atividade.

Nossa recomendação é que você continue aprendendo mais sobre o tema aqui mesmo no Abertura Simples. Leia nosso artigo “Infográfico: Marketing Digital Contábil – conquistando clientes através da internet”. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário