Skip to content

Evolução do marketing: entenda como impacta da sua estratégia

O que você verá neste artigo:

Entender a evolução do marketing é uma ferramenta potente quando o assunto é maximizar a visibilidade de um negócio, consolidar uma marca no mercado e aumentar a cartela de clientes. 

O marketing tem como objetivo atender as demandas dos clientes, muitas vezes prevendo necessidades e, dessa forma, também criando novas estratégias. 

Essa mutabilidade das necessidades da clientela e a forma como o marketing lidou com as mudanças chamamos de fases da evolução do marketing. 

E compreender as mudanças do marketing é um importante passo para que o empreendedor consiga melhorar seu plano estratégico, executar ações potentes capazes de o ajudar a superar suas metas e objetivos, maximizando seus lucros. 

Para te ajudar a compreender melhor a história do marketing e suas fases neste artigo traçaremos um breve panorama que irá do marketing 1.0 até o 4.0. 

O Marketing 1.0 

Podemos afirmar que desde que o homem começou a fazer vendas provavelmente o marketing já estava presente de alguma forma, porém não como conhecemos hoje. 

No período do Marketing 1.0 podemos indicar como principais estratégias a divulgação boca-a-boca, a organização das prateleiras de venda de forma estratégica para se destacar em meio a concorrência e chamar atenção do consumidor, por exemplo.  

A revolução industrial foi um período importante para o marketing 1.0 pois se mostrou um terreno fértil para o lançamento de novas estratégias alavancadas pelo processo de produção em massa e consequentemente pelo aumento significativo do número de compradores. 

Além do marketing, houve investimento na padronização e na redução de custos durante esse período. Os produtos passaram a ser vendidos com embalagens para que a marca se tornasse identificável, por exemplo.

Temos a grande consolidação dos princípios do marketing como conhecemos no século 20, mais especificamente na década de 60, quando McCarthy apresenta ao mundo os conceitos de produto, preço, praça e promoção, também conhecidos como os 4 p ‘s.

O Marketing 2.0

O marketing 2.0 tem início na década de 70 e se intensifica nos anos 90, tendo grande importância pois se caracteriza como base para suas duas etapas posteriores. 

Na fase 2.0 o marketing alargava suas perspectivas, agora além de vender os produtos tinha também como intuito a satisfação de sua clientela e é aí que temos o surgimento do que conceituamos como público-alvo. 

O marketing então passa a compreender a venda como um processo que deve entregar para os consumidores uma solução funcional mas também afetiva. 

O valor dos investimentos em marketing aumentou consideravelmente, com mercados competitivos era preciso entender como se destacar, algumas estratégias adotadas nessa época foram a contratação de famosos para passar credibilidade a imagem da marca e ações promocionais. 

O Marketing 3.0

No fim dos anos 90 e começo dos anos 2000 as demandas dos consumidores começaram a mudar outra vez, englobando discussões de cunho social como o aquecimento global, por exemplo. 

Atento a essa transformação, o marketing passou a ajudar as empresas a irem em direção às preocupações dos consumidores relacionadas a problemas globais, incorporando demandas de sustentabilidade, entre outras, em suas campanhas. 

Com isso, as empresas entenderam que os consumidores se preocupavam mais com o mundo e com as causas em defesa da saúde e sustentabilidade.

Assim, o marketing deveria deixar de tratar os clientes como apenas compradores. Durante o 3.0, surge e se solidifica o marketing de relacionamento, levando em conta aspectos psicológicos e comportamentais da clientela.  

O Marketing 4.0

Muitas pessoas consideram que a diferença entre o marketing 4.0 e sua geração anterior é pouco significativa. 

Porém apesar de beberem da mesma fonte como a afetividade e as emoções do consumidor, tendo como finalidade conquistar corações e mentes, diferente da 3.0 a fase 4.0 se dá na internet. 

A partir da geração de conteúdo que dialoga direto e indiretamente com a consciência do público-alvo, o Marketing 4.0 tem a finalidade de atrair a clientela segmentada, pautado a partir das demandas de nicho de públicos.

Agora que você viu um panorama geral da evolução do marketing, recomendamos que baixe este ebook sobre desenvolver estratégia de marketing.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.