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Saiba como fazer seu escritório de contabilidade se destacar da concorrência

O que você verá neste artigo:

Separamos aqui algumas dicas para que seu escritório consiga passar a concorrência na contabilidade

Com o mercado competitivo que vivemos hoje em dia, uma pergunta que prevalece nos escritórios de contabilidade e em diversos outros negócios é: como se destacar perante a grande concorrência? É preciso sempre ficar de olhos bem abertos frente à concorrência para alavancar o seu negócio.

Isso certamente não é tarefa fácil e envolve uma boa dose de dedicação. Especialmente na área da contabilidade!

É preciso agir da maneira certa para se qualificar e estar em dia com as exigências do mercado. Por isso, preparamos a seguir algumas dicas para que você consiga fazer seu escritório se destacar. 

O primeiro passo para passar a concorrência na contabilidade é identificar quem são, de fato, seus concorrentes (diretos e indiretos). Confira:

Identificando seus concorrentes

Nem toda empresa que atua no seu ramo é sua concorrente. Seu concorrente é aquele com o qual você “duela” pela atenção e preferência de seu público-alvo, ou seja, de todas as pessoas que sua empresa pode e deseja atender.

Direto

Uma empresa de contabilidade tem como concorrentes diretos principais (primários) outros escritórios semelhantes no porte, atuantes no mesmo espaço geográfico, que oferecem os mesmos serviços e na mesma faixa de preço.

Indireto

Já os concorrentes indiretos – normalmente despercebidos objetivamente –, são aqueles que vendem produtos parecidos e abocanham parte da demanda. O empresário que presta serviços de contabilidade, escrituração fiscal e folha de pagamento pode ter um não contador como concorrente.

Com isso em mãos, você pode criar uma estratégia mais efetiva para se destacar e poupar “munições”. A seguir, apresentaremos também algumas dicas para ajudá-lo a vencer a concorrência na contabilidade. Continue lendo:

Como vencer a concorrência na contabilidade:

Busque capacitação

Treinar os colaboradores e a si mesmo é um ótimo caminho para se destacar da concorrência. Isso porque, cada vez mais, os empreendedores têm visto o contador como um profissional apto a dar orientações adequadas em relação a cortes de gastos e investimentos.

Sendo assim, é necessário buscar captação para oferecer o melhor serviço e atendimento para esse tipo de solução. Esteja atendo às demandas que vão surgindo e se esforce para estar apto a lidar com elas.

O melhor de tudo é que, cada vez mais, novos cursos são desenvolvidos para viabilizar esse tipo de capacitação, com maior praticidade ao aluno, como os realizados na modalidade EAD.

A graduação é somente o primeiro passo para o profissional dessa área. Faça treinamentos constantes, capacite a sua equipe e ofereça recompensas para os que se destacarem. O caminho para a diferenciação no mercado é continuar estudando, sempre atualizado das novidades do mercado.

ilustração de uma apresentação com gráficos, e pessoas sentadas a uma mesa, representando a concorrência na contabilidade

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é algo fundamental atualmente, e caso você não tenha muita intimidade com as novidades tecnológicas, saiba que seus concorrentes te passarão com facilidade. Se você quer ser considerado um profissional de alto nível, deve dominar as ferramentas contábeis com precisão para que seu serviço seja útil e moderno para o cliente.

Por isso, dedique-se ao aperfeiçoamento dos procedimentos contábeis, pesquisando por algum sistema de gestão, por exemplo, que seja ideal para você. Sistemas que simplifiquem o atendimento ao cliente também são importantes, pois o empreendedor quer ser atendido de forma rápida e eficiente.

Sem isso, por mais competente que você seja, outros profissionais poderão apresentar soluções mais interessantes para o mercado que a sua. Fizemos uma matéria com alguns aplicativos para contadores que podem te ajudar na gestão do seu escritório.

Valorize a consultoria contábil

Para ocupar um espaço de destaque no mercado, é preciso oferecer muito mais do que o “arroz com feijão“, mais do que o trivial no trabalho contábil. Como dissemos anteriormente, os clientes entendem o profissional da área de contabilidade como um aliado na sua tomada de decisão. Portanto, vale se diferenciar destacando as atividades de consultoria, oferecendo soluções capazes de otimizar os resultados desse cliente.

A contabilidade consultiva é uma realidade que ajuda o contador a agregar valor ao seu serviço, para que o cliente enxergue as obrigações contábeis como algo mais do que um “mal necessário“. Isso auxilia a criar um relacionamento de parceria entre ambos.

O contador possui um papel muito mais estratégico com relação às demandas empresarias, em especial, quando falamos de planejamento tributário e societário. Por isso, para não ser atingido pela concorrência, valorize o potencial de seus serviços!

ilustração de dois homens e alguns gráficos em volta, representando a concorrência na contabilidade

Visibilidade é tudo

Como dissemos, a tecnologia é muito importante nos dias atuais, e estar presente nos espaços virtuais também é uma prioridade para que seu escritório consiga passar a concorrência. O Marketing Digital é uma ótima maneira de alcançar novos clientes, ganhar visibilidade e se destacar como autoridade.

Uma das maneiras mais baratas e fáceis de fazer isso é por meio das redes sociais. O LinkedIn é a maior rede corporativa do mundo atualmente, e uma das mais utilizadas por esse segmento.

Seu foco é mais profissional, por isso possui uma audiência limitada e qualificada. Outras redes sociais que você pode explorar são Facebook, Instagram, Google+ e muito mais.

Uma ferramenta importante para se aproximar de potenciais clientes e mostrar que você é expert em contabilidade é criando um blog corporativo, com matérias e artigos relacionados ao seu serviço. 

Se os artigos e matérias forem bem escritos, seus potenciais clientes enxergarão seu escritório com mais reconhecimento de autoridade no assunto. Ou seja, você será uma referência sempre que eles quiserem saber mais sobre contabilidade.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

Por fim, os espaços colaborativos na internet também facilitam esse contato entre escritório contábil e empreendedor e são mais baratos do que começar do zero!

O Abertura Simples é um deles e pode auxiliar você a encaixar seu escritório no ambiente virtual. Vença a concorrência na contabilidade! Junte-se à essa parceria e faça seu escritório contábil subir às alturas! Saiba como se tornar uma associado em sua cidade clicando no botão abaixo:

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