Precisa saber o que fazer para mudar de contador? Confira!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Não é fácil tomar a decisão de mudar de contador. Afinal, a vida financeira na sua empresa será entregue para uma pessoa desconhecida. Contudo, chega um momento que isso é inevitável. Saiba o que fazer para mudar de contador!

Você não consegue fazer reunião com o seu contador, ele envia, constantemente, documentos com erros. Além disso, ele não responde seu e-mail. Bom, diante de tudo isso, é certo que você realmente precisa fazer uma mudança de escritório, certo?

Só que este momento gera muitas dúvidas e insegurança. Justamente por isso, decidimos criar um passo a passo para quem não sabe o que fazer para mudar de contador. Vamos lá?

Passo 1 – Encontre um escritório confiável

O primeiro passo é encontrar um escritório de contabilidade confiável. Neste momento, alguns critérios devem ser levados em consideração sobre o que fazer para mudar de contador:

Bom atendimento: com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.

Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.

Infraestrutura: é importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.

Competência técnica: é fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada a capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Relação custo x benefício: assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.

É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresente soluções eficazes para determinados problemas.

Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.

Localização: o ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.

Passo 2 –Encerre o contrato com o antigo contador

Após encontrar o escritório ideal, é hora de encerrar o contrato com o antigo. Antes leia o contrato e veja se existe alguma cláusula de encerramento. Em seguida, faça uma reunião e passe um feedback honesto, pois isso pode ajudar o escritório a entender em que ponto os serviços oferecidos está falhando.

Passo 3 – Agenda uma reunião com o novo escritório

Após encerrar com o antigo contador, é hora de agendar uma reunião com o novo. Nesta reunião, vocês devem conversar sobre o que será necessário para realizar a proposta do serviço.

Passo 4 – Assine o contrato

Leia o contrato com atenção. Veja se tudo esteja de acordo com o esperado. Em seguida, é só assinar o contrato e pronto: você já tem um novo contador.

Passo 5 – Faça um balanço dos últimos cincos anos

Antes de entregar a documentação para que o novo contador consiga dar andamento nos serviços, é essencial realizar um balanço dos últimos cincos anos. A ideia é analisar se o serviço prestado pelo antigo escritório foi realizado conforme a legislação.

Passo 6 – Envie todos os documentos necessários

Por fim, você deverá enviar todos os documentos solicitados pelo escritório. Pronto, agora você já pode ficar tranquilo. Afinal, tem a certeza que a contabilidade da sua empresa realmente está em boas mãos.

Abertura Simples: encontre o escritório de contabilidade perfeito para sua empresa

Curtiu entender o que fazer para mudar de contador? Esperamos que sim. Saiba que você pode encontrar um escritório de contabilidade perfeito para a sua empresa com muita facilidade.

Basta contar com a ajuda do Abertura Simples. O portal tem uma rede de 200 escritórios de contabilidade espalhados por todo o Brasil. Entre em contato e entenda como o portal conecta empreendedores com experientes contadores. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário