Skip to content

5 desvantagens da contabilidade online

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Desvantagens da contabilidade online: explicamos a polêmica. Entenda!

Atender os clientes por e-mail, realizar reunião por Skype, fazer pagamento por aplicativo. Já deu para perceber que a contabilidade foi amplamente afetada pela tecnologia, certo? Isso é realmente muito bom. No entanto, desde 2012, surgiu a modalidade contabilidade online e isso vem levantando um debate importante sobre qual o limite da tecnologia no setor. Neste artigo, vamos explicar a polêmica. Confira!

Afinal, quais são as desvantagens da contabilidade online?

Muitos profissionais definem que contabilidade online é um conceito, lançado por volta de 2012, utilizado para definir empresas que oferecem um serviço 100% online. Ou seja, o cliente entra em uma plataforma e solicita os serviços.

A plataforma, automaticamente, envia a solicitação para um escritório de contabilidade ou contador autônomo. Nessa jornada, não há qualquer atendimento humanizado para esclarecer dúvidas etc. Tudo é feito a partir de uma plataforma. É justamente aí que se encontra a polêmica e as desvantagens. Entenda cada uma das desvantagens da contabilidade online!

Atendimento precário

A contabilidade online acaba oferecendo aos clientes um atendimento precário. Isso acontece, pois, geralmente, não há uma central de atendimento, na qual o cliente pode entrar em contato para esclarecer suas dúvidas. Todo o contato entre cliente e contador é realizado por meio da plataforma, ou seja, não há atendimento humanizado.

Concorrência desleal

O Código de Ética é enfático ao destacar que é proibido “oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal”. A contabilidade online acaba ferindo este ponto do código.

Isso porque os serviços são ofertados por um valor muito abaixo do mercado. O cliente acaba achando que isso é algo benéfico. No entanto, se decepciona ao perceber que muitos serviços da contabilidade online não são realizados como ocorre em um escritório.

Serviços incompletos

A contabilidade online funciona, na verdade, como uma consultoria. Exemplificando: o cliente entra na plataforma e solicita a abertura de uma empresa. O contador envia as informações explicando quais são os documentos necessários. No entanto, o cliente terá que comparecer, por exemplo, até a prefeitura para realizar os processos burocráticos. Nesse sentido, a contabilidade online pode ser considerada, em muitos aspectos, como consultoria contábil.

Contabilidade tradicional ou online: qual o melhor caminho?

Há um meio termo entre contabilidade tradicional, ou seja, a convencional, e a 100% online. Trata-se da contabilidade digital. O conceito, criado por volta de 2014, é utilizado para definir escritório de contabilidade que utiliza a tecnologia para otimizar diversos processos contábeis e também para divulgar seus serviços.

Por exemplo, João tem um escritório de contabilidade e emprega um sistema de integração com o seu cliente. Além disso, ele usa as mídias e redes sociais, por exemplo, Google, Facebook etc, para prospectar novos clientes.

Afinal, como colocar em prática a contabilidade digital?

É provável, que ao chegar até aqui, você tenha compreendido que a contabilidade digital pode ser uma ótima alternativa para otimizar seus serviços contábeis e também promovê-los, certo? Caso este seja seu caso, saiba que com apenas alguns passos é possível ingressar na contabilidade digital. Abaixo explicamos melhor cada passo.

Faça uma análise de mercado

O contador deve realizar uma análise de mercado, antes de se tornar digital. Isso é importante, pois permite compreender como os concorrentes estão se posicionando. Além disso, o profissional entenderá quais são as necessidades de seus clientes e como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar no atendimento.

Otimize os serviços contábeis com ferramentas tecnológicas

Após analisar as necessidades dos clientes, o contador deve verificar se existem ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para atender as demandas com mais agilidade e segurança. Atualmente, diversas ferramentas permitem que o serviço contábil seja otimizado.

Por exemplo, o ContaAzul é um dos sistemas mais completos para o dia a dia do negócio. Esse sistema facilita a integração entre contador e cliente. Seu objetivo é tornar a contabilidade mais ágil, e para isso faz a gestão de documentos comprobatórios, sem a necessidade de troca de e-mails ou até mesmo comparecimento à empresa.

Já a Omie é um CRM que, forma simples, intuitiva e acessível, faz a organização das principais áreas de uma empresa. Tanto o financeiro, venda de serviços e produtos, compras, estoque e finanças, e ainda integra todas as informações do contador em um só lugar.

Invista em marketing digital

O último passo para entrar na contabilidade digital é promover seu escritório por meio do marketing digital. De forma geral, o contador deve criar uma pesquisa de mercado, conhecer seu público, definir uma estratégia, criar perfis em redes sociais, ter um site, desenvolver conteúdo relevante para atrair, engajar e fazer com que um usuário se torne um cliente.

Sabemos que todas as tarefas citadas acima são complexas e também que investir em uma agência pode ser caro. Por isso, nossa recomendação é que os escritórios que querem entrar para a contabilidade digital invistam em marketing compartilhado.

A estratégia se trata de quando duas empresas (ou mais) que possuam um público parecido se unem para criar um impacto que não conseguiriam sozinhas. Então, as duas alinham seus esforços e interesses para criar e promover algum tipo de conteúdo ou produto/serviço e, assim, compartilhar os resultados que essa ação de marketing produz.

E aí, entendeu quais são desvantagens da contabilidade online? Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo “Entenda quais são as diferenças entre contabilidade online e digital”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.