Entenda quais são as diferenças entre contabilidade online e digital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você tem dúvida sobre quais são as diferenças entre contabilidade online e digital? Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

“Nos últimos trinta anos, aconteceram mudanças significativas na legislação tributária e nos procedimentos contábeis. As melhorias na forma de fazer contabilidade de uma empresa, utilizando-se tecnologia da computação (informação), trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área”, explica Celso Almeida Filho, em seu artigo “A importância da Informática na Profissão Contábil”.

De fato, a era tecnológica foi capaz de transformar as rotinas contábeis. Diante disso, muitos profissionais ainda estão se adaptando às diversas mudanças e, nessa jornada, é comum que haja muitas dúvidas. Uma delas, por exemplo, é sobre quais são as diferenças entre contabilidade online e digital. Se você está neste artigo para entender mais sobre o assunto, saiba que está no lugar certo. Aqui vamos explicar tudo o que você precisa saber!

Conceituando os termos online e digital

Antes de explicar de fato o que é cada termo, é interessante destacar que os conceitos online e virtual podem ser compreendidos, na teoria, com os mesmos significados. Contudo, na prática, há uma distinção criada por estratégias de marketing. Dito isso, vamos as diferenças entre os dois termos (ou serviços).

Contabilidade online

Na prática, muitos profissionais definem que contabilidade online é um conceito, lançado por volta de 2012, utilizado para definir empresas que oferecem um serviço 100% online. Ou seja, o cliente entra em uma plataforma e solicita os serviços. A plataforma, automaticamente, envia a solicitação para um escritório de contabilidade ou contador autônomo. Nessa jornada, não há qualquer atendimento humanizado para esclarecer dúvidas etc. Tudo é feito a partir de uma plataforma.

Contabilidade digital

O conceito, criado por volta de 2014, é utilizado para definir escritório de contabilidade que utiliza a tecnologia para otimizar diversos processos contábeis e também para divulgar seus serviços. Exemplificando: João tem um escritório de contabilidade e emprega um sistema de integração com o seu cliente. Além disso, ele usa as mídias e redes sociais, por exemplo, Google, Facebook etc, para prospectar novos clientes.

Diferenças entre contabilidade online e digital : qual é a melhor opção?

Há uma polêmica sobre o assunto. Alguns profissionais dizem que a contabilidade online pode ser ofertada por um preço mais econômico. Contudo, acaba deixando a desejar na qualidade dos serviços e peca por não ter um atendimento humanizado, já que o cliente não recebe a devida atenção.

Em relação a contabilidade digital, diversos profissionais acreditam que ela é, definitivamente, um caminho sem volta e que muitos escritórios precisam ingressar nela para não ficarem fora do mercado. Isso porque a categoria permite atendimento humanizado; clientes mais satisfeitos com o atendimento; serviços realizados com eficiência; otimização do trabalho com valor agregado e possibilidade de atrair mais clientes.

Afinal, como colocar em prática a contabilidade digital?

É provável, que ao chegar até aqui, você tenha compreendido que a contabilidade digital pode ser uma ótima alternativa para otimizar seus serviços contábeis e também promovê-los, certo? Caso este seja seu caso, saiba que com apenas alguns passos é possível ingressar na contabilidade digital. Abaixo explicamos melhor cada passo.

Faça uma análise de mercado

O contador deve realizar uma análise de mercado, antes de se tornar digital. Isso é importante, pois permite compreender como os concorrentes estão se posicionando. Além disso, o profissional entenderá quais são as necessidades de seus clientes e como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar no atendimento.

Otimize os serviços com ferramentas tecnológicas

Após analisar as necessidades dos clientes, o contador deve verificar se existem ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para atender as demandas com mais agilidade e segurança. Atualmente, diversas ferramentas permitem que o serviço contábil seja otimizado.

Por exemplo, o ContaAzul é um dos sistemas mais completos para o dia a dia do negócio. Esse sistema facilita a integração entre contador e cliente. Seu objetivo é tornar a contabilidade mais ágil, e para isso faz a gestão de documentos comprobatórios, sem a necessidade de troca de e-mails ou até mesmo comparecimento à empresa.

Já a Omie é um CRM que, forma simples, intuitiva e acessível, faz a organização das principais áreas de uma empresa. Tanto o financeiro, venda de serviços e produtos, compras, estoque e finanças, e ainda integra todas as informações do contador em um só lugar.

Invista em marketing digital

O último passo para entrar na contabilidade digital é promover seu escritório por meio do marketing digital. De forma geral, o contador deve criar uma pesquisa de mercado, conhecer seu público, definir uma estratégia, criar perfis em redes sociais, ter um site, desenvolver conteúdo relevante para atrair, engajar e fazer com que um usuário se torne um cliente.

Sabemos que todas as tarefas citadas acima são complexas e também que investir em uma agência pode ser caro. Por isso, nossa recomendação é que os escritórios que querem entrar para a contabilidade digital invistam em marketing compartilhado.

A estratégia se trata de quando duas empresas (ou mais) que possuam um público parecido se unem para criar um impacto que não conseguiriam sozinhas. Então, as duas alinham seus esforços e interesses para criar e promover algum tipo de conteúdo ou produto/serviço e, assim, compartilhar os resultados que essa ação de marketing produz.

E aí, entendeu quais são as diferenças entre contabilidade online e digital? Esperamos que sim. Saiba que caso você tenha interesse em saber mais sobre marketing compartilhado, o Abertura Simples pode ajudar. O portal oferece o serviço de marketing compartilhado para escritório de contabilidade. Quer saber mais sobre o assunto? Clique no botão abaixo!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário