Você tem uma ideia que pode gerar um bom negócio, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, decidimos responder algumas perguntas sobre empreendedorismo. Confira!
Como abrir uma empresa? O que devo fazer para conquistar os primeiros clientes? Estas são apenas algumas dúvidas de quem inicia a jornada empreendedora e devem ser as suas também, certo?
Saiba que os questionamentos, neste momento, são muito comuns. Isso porque o empreendedorismo não é um tema ensinado nos colégios e na maioria das universidades.
Sendo assim, quem começa a empreender entra em nova jornada que exige novos aprendizados. Mas fique tranquilo, pois você está no caminho certo. Afinal, você chegou até este texto e terá acesso as respostas das principais dúvidas de quem começa a empreender. Vamos lá?
#1 Como fazer uma análise do mercado no qual quero empreender?
A análise do mercado é fundamental para quem quer abrir um negócio, pois permite empreender com muito mais segurança. Desta forma, o profissional deve realizar a análise recolhendo informações com fornecedores, clientes e até mesmo futuros concorrentes. Isso pode ser feito realizando pesquisas em sites, blogs, revistas.
Além disso, a recomendação é entrar no site dos fornecedores e até solicitar uma reunião com eles para conseguir absorver mais conhecimento sobre o setor. Quando mais informações o profissional conseguir, mais segurança ele terá para empreender.
#2 Como abrir uma empresa?
Abrir uma empresa, no Brasil, não é um processo simples. Por isso, a recomendação é reunir os documentos necessários e procurar um contador de confiança para que ele possa realizar a abertura da empresa, junto com os órgãos competentes. Lembrando que o contador será seu maior aliado para manter e organizar suas finanças, bem como para lidar com as burocracias. Contudo, caso o empreendedor queira abrir a empresa sozinho, ele deve realizar os seguintes passos:
Elabore um contrato social: será necessário realizar um contrato social para definir a participação de cada um dos sócios, as atividades realizadas pela empresa, o nome etc.
Vá até uma Junta Comercial: em seguida, você deverá ir até um cartório jurídico ou na junta comercial da cidade a para registrar sua empresa. É relevante destacar que, antes registrar o contrato, você deve verificar se o nome definido para a empresa está disponível.
Tire seu CNPJ: após o registro na Junta Comercial, você receberá um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será necessário para entrar no site da Receita Federal e tirar o CNPJ. No site, faça o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, realize a impressão, preencha e envie pelos correios para a Receita Federal ou leve pessoalmente.
Tire o alvará de funcionamento: todo estabelecimento necessita de uma licença prévia do município para poder atuar. O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa de exercer suas atividades. Ele deve ser solicitado na prefeitura ou em outro órgão governamental municipal. O empreendedor precisa se atentar a esse documento antes de qualquer locação ou compra de um imóvel para seu novo negócio. Isso porque é o alvará que declara, legalmente, que a empresa tem o direito de exercer atividades em determinados locais.
#3 Como realizar o registro da marca de uma empresa?
O registro da marca deve ser realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para isso, será necessário entrar no site do INPI, realizar o depósito da marca e preencher os formulários. Em seguida, é necessário aguardar o exame formal, solicitar a publicação do pedido e realizar o pagamento da taxa. Depois, é só aguardar o registro.
#4 Por que o empreendedor deve elaborar um plano de negócio?
O plano de negócios é o documento que descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de uma empresa que se encontra em formação.
Esse tipo de planejamento é indispensável para que um negócio ganhe vida e um de seus pontos mais importantes é a definição de seus objetivos – que deve ser feita de forma clara e objetiva. A partir dos objetivos, que refletem as ambições dos empreendedores e onde eles pretendem chegar com o seu negócio, é possível traçar um plano de ação contendo um passo a passo do que precisa ser feito.
#5 Como identificar quem são os meus futuros concorrentes?
Para identificar os concorrentes, é necessário analisar quais são as empresas que tenham os mesmos produtos ou serviços ofertados pelo seu negócio. Lembrando que esses produtos/serviços precisam ser direcionados ao mesmo público-alvo. Ou seja, uma empresa pode ofertar um serviço semelhante ao seu, mas para um público-alvo totalmente distinto. Sendo assim, ele não necessariamente é seu concorrente.
Conceituado o tema concorrente, é hora de começar a mapear os seus. Faça uma ampla pesquisa no Google sobre quais empresas ofertam os serviços/produtos que você pretende vender. Entre no site de cada uma e faça uma análise para verificar como é o posicionamento da empresa (linguagem, tipo de produto etc). Essas informações podem te ajudar a verificar qual é o público-alvo dela.
#6 Como fazer uma pesquisa de mercado?
Basicamente, uma pesquisa de mercado deve ser realizada para conseguir tomar decisões com mais segurança e também para detectar problemas e criar soluções. Diante disso, caso seja necessário realizar uma pesquisa para o seu negócio, você deve definir um problema no qual a pesquisa deve solucionar.
Por exemplo: uma pesquisa que pretende descobrir que tipo de informação usar para divulgar um produto, deve ter como problema central uma pergunta como “que tipo de comunicação devemos desenvolver para promover este produto?”.
A partir da de definição de um problema, será possível definir o público-alvo da pesquisa. É necessário destacar que a definição de público deve ser realizada por meio de categorias, como características demográficas (idade, gênero etc); comportamento de consumo; processo de decisão de compra etc.
Em seguida, o empreendedor deve realizar um estudo preparatório, selecionando informações relevantes para o andamento da pesquisa. Essas informações devem proporcionar um panorama geral do assunto que será pesquisado. Por isso, devem revelar mais sobre o mercado, o público e os serviços.
Após recolher todas as informações, o empreendedor deve escolher o tipo de pesquisa. Por exemplo, há diversos tipos de pesquisas, como hábito e consumo, painéis repetitivos ou pesquisa qualitativa. Por fim, é necessário realizar um questionário, ir à campo e analisar os resultados.
#7 Como posso promover minha empresa?
Antigamente, somente grandes empresas conseguiam promover seus serviços/produtos. Isso porque investir em publicidade demandava um alto investimento. Contudo, atualmente, com o avanço tecnológico e o marketing digital, qualquer empreender pode divulgar sua empresa com um baixo investimento inicial.
Para começar a promover sua empresa, você deve ter um site bem elaborado, criar perfis nas redes sociais, nas quais seu público-alvo está, e desenvolver uma estratégia de marketing digital para começar a realizar anúncios pagos. Você também pode criar um blog, dentro do site, para promover conteúdos relevantes e conquistar clientes de forma orgânica.
E aí, encontrou respostas para as suas perguntas sobre empreendedorismo? Esperamos que sim. Antes de finalizar, é necessário destacar que os futuros empreendedores devem seguir adquirindo novos conhecimentos. Afinal, é por meio deles que o profissional conseguirá novos insights. Quer continuar estudando? Baixo nosso e-book e aprenda tudo sobre como abrir uma empresa.
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