A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que serve de termômetro para medir a percepção do público em relação a determinada empresa, produto ou serviço e auxilia na tomada de decisões, tornando-as mais certeiras para o seu negócio.
Neste artigo, te explicaremos o que é, para que ela serve, quais vantagens pode trazer para o seu negócio e te daremos algumas dicas de como fazê-la.
Entenda o que é a pesquisa de mercado
Podemos definir a pesquisa de mercado como uma ferramenta utilizada com a finalidade de produzir dados que auxiliam na compreensão da realidade de um determinado negócio.
Essa forma de fazer a coleta de informações ajuda o empreendedor a ter uma visão mais precisa do seu negócio e do mercado em que atua.
A partir disso a tomada de decisões dentro do empreendimento passa a ser mais certeira, minimizando riscos desnecessários e levando em conta as dinâmicas do mercado em que a empresa atua.
Os dados levantados na pesquisa podem conter o benchmarking, análises das características de consumo e de comportamento do público, entre outros.
Para realizar o levantamento dos dados na pesquisa de mercado, temos duas formas distintas de fazê-lo, uma delas é pesquisa primária e a outra de pesquisa secundária.
A pesquisa primária é aquela que é feita ou pela própria empresa que tem como finalidade utilizar os dados obtidos ou por alguém contratado para esse serviço.
Já a pesquisa secundária se dá quando a empresa contrata o serviço de especialistas para realizar o trabalho de coleta e análise de dados. Nesses casos a empresa contratante recebe um relatório com os dados apurados pelo serviço contratado para realizar a pesquisa.
Para que serve a pesquisa de mercado
Uma pesquisa bem feita definitivamente vai além de analisar os movimentos da concorrência, ela traz uma gama de dados relevantes que mostram a ampla conjuntura das dinâmicas do mercado que o seu negócio faz parte.
E todo bom gestor sabe a importância de conhecer as dinâmicas do mercado em que atua para traçar estratégias e descobrir possibilidades ainda não utilizadas para aumentar a rentabilidade e o sucesso do negócio.
Além disso, a pesquisa pode revelar informações sobre as dinâmicas internas do seu negócio assim como a percepção da clientela acerca desses aspectos.
Vantagens que a pesquisa de mercado pode trazer para o seu negócio
A pesquisa de mercado pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio quando bem feita. Abaixo elencamos alguns desses benefícios:
- O empreendedor consegue analisar a viabilidade de seu negócio
- Na hora de inovar é possível medir a receptividade dos novos produtos e serviços antes de produzir em larga escala
- Com base nela é possível identificar novos nichos de atuação aumentando a fatia de mercado ocupada pela empresa.
- Quando o assunto é o mercado em que atua é possível entender quais passos ela está dando e estar à frente da concorrência na hora de inovar, apostando em estratégias que garantam maior competitividade.
Com fazer a pesquisa de mercado
O modelo mais comum é utiliza questionários para coletar os dados, esses questionários podem ser empenhados por meio de entrevistas presenciais, formulários online, por exemplo.
Outra abordagem que tem ganhado espaço é a do marketing digital, onde a pesquisa é feita por meio do monitoramento de usuários. Essa ferramenta também é capaz de fornecer dados apurados e precisos da realidade do público pesquisado.
Independente do tipo de plataforma utilizada, uma boa pesquisa de mercado deve conter as seguintes informações:
- O objetivo da pesquisa
- Qual o público alvo ao qual a pesquisa se destina
- O número de pessoas que a pesquisa pretende abranger, ou seja, a amostragem.
- Um roteiro com perguntas simples e diretas;
- Agora é hora de aplicar a pesquisa de mercado preparada
- Por fim, analisar os dados coletados e elaborar um panorama estatístico.
Lembre-se: é muito importante definir quais dados são interessantes para serem coletados, planejar como irá organizar esses dados também é essencial.
Agora que você já sabe como a pesquisa de mercado pode ajudar na tomada de decisões do seu negócio, está na hora de implementá-la no cotidiano da sua empresa, dentro das necessidades e da viabilidade para o seu negócio. Para te ajudar nesta tarefa selecionamos este ebook sobre estratégia de marketing.
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