Conhecer a própria identidade, estabelecer objetivos e criar vantagem competitiva são alguns das vantagens do planejamento estratégico para empresa. Saiba mais sobre o assunto!
O planejamento estratégico para empresa é essencial para lançar serviços ou realizar mudanças significativas. Ele é uma ferramenta que permite a equipe ter um panorama sobre o presente e ainda projetar ações para o futuro.
Diante disso, trata-se de uma ferramenta essencial para qualquer escritório que tenha como objetivo prosperar clientes e se manter competitivo no mercado.
Se este for o seu caso, saiba que está no lugar certo. Aqui você aprenderá como criar o seu próprio planejamento estratégico para empresa. Confira!
Perguntas básicas
Segundo o Sebrae, há três perguntas que são o ponto de partida para o desenvolvimento de um planejamento. Elas resumem, de forma prática, o documento e permite que o empreendedor consiga avançar para outros pontos importantes. As três perguntas são:
- Onde minha empresa está neste momento?
- Onde eu quero chegar com a minha empresa?
- O que devo fazer para chegar onde quero?
Pensando em todas as limitações, é necessário que o empreendedor responda às perguntas com total objetividade. A partir disso, ele consegue seguir para os próximos passos com mais segurança.
Análise do cenário
Antes de definir as metas, é essencial realizar um estudo profundo do cenário no qual a empresa atua.
Por exemplo, uma empresa de moda, deve verificar o que está em alta, quais são as tendências de mercado, quais as previsões de crescimento do setor, quais são os concorrentes e quem é o público-alvo e como é o seu comportamento.
Além disso, é interessante realizar uma análise SWOT. Basicamente, significa analisar as forças, ou seja, pontos fortes da empresa; suas fraquezas; as oportunidades para o futuro e as ameaças que as fraquezas da empresa podem gerar no futuro.
Para definir, força, fraquezas e oportunidades, o empreendedor deve levar em consideração absolutamente tudo que pode afetar a empresa. Exemplificando: caso um negócio atue no mercado financeiro, ele deverá levar em consideração juros, inflação, bolsa de valores na análise SWOT.
Metas
Após responder as perguntas iniciais, especificamente “onde quero chegar com a minha empresa?” o empreendedor já terá seus objetivos.
Em seguida, será necessário traçar uma rota para alcançá-los. É neste momento que chega a hora de estabelecer quais metas que a empresa deverá alcançar para conquistar seus objetivos.
Estratégias
Agora que o empreendedor já sabe seus objetivos e metas, é hora de desenvolver suas estratégias, ou seja, é hora de colocar a “mão da massa”. Elas devem ser pensadas para que as metas sejam alcançadas. Ademais, devem prever possíveis problemas que podem ser gerados durante o percurso até o destino final (objetivo).
Monitoramento
Para conquistar o sucesso das estratégias, será fundamental estabelecer uma forma de monitoramento. Seja por meio de estatísticas, software ou pesquisas, o empreendedor precisará investir em um método que realmente seja adequado ao seu negócio.
Agora que você já sabe como criar um planejamento estratégico para empresa, nossa recomendação é que você continue estudando sobre planejamentos, pois o conhecimento será fundamental para o seu negócio. Você pode continuar aqui mesmo no portal Abertura Simples. Baixe nosso e-book sobre marketing digital.
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