Entenda como a SWOT para contadores pode ajudar na sua estratégia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Investir em uma solução ou em uma mudança exige uma análise criteriosa do mercado. A SWOT para contadores é uma ferramenta fundamental para entender o cenário no qual a mudança será realizada

Imagine viajar para um país no qual você não domina o idioma, não entende a cultura e não tem GPS para se locomover? É muito provável que você se perca e acabe passando por diversas dificuldades.

Quando pensamos em uma mudança dentro da empresa ou até mesmo o lançamento de um projeto, produto ou serviço, a lógica é a mesma.

Realizar o investimento sem qualquer noção do cenário é como se arriscar em uma viagem no qual você não faz ideia do que pode acontecer.

Por isso, é fundamental ter o conhecimento do cenário interno e externo no qual o projeto, produto ou serviço será implantado.

A análise SWOT para contadores é justamente uma ferramenta que atua como um GPS, ou seja, ela permite que o profissional consiga analisar o cenário como um todo e encontre o caminho mais adequado para o sucesso.

Afinal, como funciona a análise SWOT para contadores?

A ferramenta é utilizada em gestão de projetos e auxilia na tomada de decisão. Em português, as siglas SWOT significam: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Ou seja, durante a SWOT o profissional consegue analisar, por exemplo, quais são as forças do projeto, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças.

De forma prática, a análise possibilita entender o mercado, a economia, as questões sociais e culturais e muito mais. Diante disso, é possível ter uma ideia completa dos cenários internos e externos que favorecem ou desfavorecem a implantação do projeto.

Como desenvolver uma análise SWOT para contadores?

Supondo que um contador decida lançar o serviço de contabilidade consultiva em seu escritório. Para isso, ele decide realizar uma análise SWOT para verificar se realmente vale a pena ou não lançar o serviço.

Neste caso, ele precisará realizar seis passos para desenvolver a análise SWOT para contadores. Abaixo listamos cada passo e explicamos mais sobre cada um.

Brainstorm

A análise não deve ser algo trabalhoso e demorado. Longe disso. Deve ser algo simples e rápido. Desta forma, o contador deve reunir a equipe e deixar que as ideias sobre o projeto sejam expressadas livremente.

A reunião deve levar em conta também os conhecimentos da equipe sobre a gestão e o marketing da empresa. Afinal, essas informações serão essenciais para criar um panorama do cenário.

Lista dos fatores internos

Aqui a Força e Fraqueza devem ser investigadas, mas isso deve ser feito para o ambiente interno da empresa. Por exemplo, o contador que deseja lançar o serviço consultivo, deve analisar quais são os fatores dentro do seu escritório que podem ser positivos e negativos para isso.

Neste caso, ele deveria verificar questões, como: o escritório tem um profissional adequado para realizar a consultoria? Há um software adequado para isso? Os clientes do escritório realmente querem o serviço? E por aí vai..

Lista dos fatores externos

Neste tópico é necessário analisar os fatores externos (as oportunidades e ameaças) nos quais as empresas não podem influenciar. Tudo que não pode ser influenciado pela empresa e pode impacta-lá deve ser analisado. Por exemplo, concorrentes, economia, mercado, cliente, sociedade, cultura etc.

Desenvolvimento da matriz

Todas as informações adquiridas durante as reuniões e análises devem ser resumidas dentro de uma matriz que permita visualizá-las de forma rápida.

Selecione as informações, resuma em tópicos e em ordem de relevância. Em seguida, desenvolva a matriz. No quadro acima, selecione os fatores internos (forças e fraquezas). Já na parte de baixo os fatores externos (oportunidades e ameaças).

Confira a viabilidade do projeto

Após a obtenção das informações, o profissional conseguirá compreender se o projeto realmente tem viabilidade. Por exemplo, supondo que ao realizar a análise, a equipe chegou à conclusão que não há público para o serviço. Neste caso, não faz sentido realizar o lançamento.

Crie estratégias

A partir dos dados obtidos, será necessário entender quais problemas deverão ser enfrentados para a implantação do projeto. Neste caso, a equipe deverá criar estratégias eficientes para superar os obstáculos e conquistar o sucesso.

Agora que você sabe o que é uma análise SWOT para contadores e como realizar a sua, que tal continuar lendo sobre conteúdo de gestão contábil? Leia nosso artigo com 5 dicas fundamentais sobre como ser um gestor contábil. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário