Como manter a produtividade com os feriados de 2019?

Quer saber como manter a produtividade com os feriados de 2019? Continue lendo para saber mais:

Os feriados de 2019 são ao mesmo tempo preocupação e oportunidade para o empreendedor. Ele deve calcular, administrar e planejar a paralisação das atividades para que elas não representem uma ruptura financeira. Alguns empresários acham estes feriados ruins, mas quando bem mapeados eles podem elevar muito o faturamento da sua empresa. Pensando em ajuda-los, nós no Abertura Simples reunimos algumas dicas valiosas para saber como manter a produtividade com os feriados de 2019!

SAIBA COMO MANTER A PRODUTIVIDADE COM OS FERIADOS DE 2019!

O que fazer com o calendário de feriados de 2019?

Um feriado que cai em dia útil exige que o empreendedor ajuste processos para evitar quebra na produção e nas vendas. Neste cenário, o empreendedor pode optar por duas escolhas: folgar e dar folga aos seus colaboradores ou, trabalhar nesta data. Caso a escolha seja por exercer suas atividades normalmente, é preciso calcular horas extras, lembrando que é devido um acréscimo de 100% à hora de trabalho do colaborador que exercer a sua jornada. Além disso, é fundamental usar o bom senso nestas horas. Existem diversas opções que podem ser decididas no final das contas: emendas, compensação de horas, banco de horas. Cada uma dessas alternativas tem o seu lado bom e ruim, já que podem provocar uma perda relativa de produtividade, mas, em contrapartida, ganhar a motivação do seu colaborador.

Para saber como escolher, é preciso analisar todos os benefícios e prejuízos que isso pode causar no seu negócio e nesse momento, todo o cálculo, administração e planejamento são essenciais.

Os feriados de 2019 podem ser uma oportunidade?

Dentre as diversas datas comemorativas, existem aquelas que são chaves para alguns empreendimentos, como por exemplo os comércios. Esses dias movimentam a economia e servem para compensar a perda com a paralisação das atividades em outros momentos. Deste modo, uma ótima solução é planejar todas as ações que a sua empresa vai adotar para suportar os feriados que não favorecem as compras e elevar o faturamento naquelas datas comemorativas que empolgam os consumidores.

O empreendedor pode pensar além e incluir neste planejamento aquelas datas que não são tão significativas para o seu negócio, tornando-as rentáveis. Promoções especiais, divulgações diferentes, interação com o público, horários diferenciados são bastante atrativos.

Quais são os cuidados que a minha empresa precisa ter com os feriados de 2019?

Todas as empresas, sem exceções, precisam ter cautela sobre como manter a produtividade com os feriados de 2019. Fechar a sua empresa em determinados dias podem comprometer diversos fatores. O maior deles, como dito anteriormente, é a perda de horas produtivas ao longo do mês.

Quando se possui um bom planejamento e bons processos, há garantias de uma execução eficiente com a situação. Quando a empresa conhece e considera todos os feriados que o ano terá, sem surpresas e dentro do plano anual, ela consegue investir em ações que tornarão processos mais inteligentes, não dependendo dos feriados para manter a produtividade.

Isso não necessariamente significa mais horas de trabalho, mas pode demandar apenas reajustes nas metas diárias e intensidade desse trabalho cotidiano. Uma gestão adequada de riscos e qualidade garantirá que a empresa lidará com os feriados da maneira mais benéfica possível, preservando a segurança de seus colaboradores e claro, do seu investimento.

Imagem para remeter ao empreendedor que deseja saber como produtividade com os feriados de 2019

Como se planejar para as datas comemorativas?

Seja qual for o seu negócio, é preciso se preparar muito bem para esse momento. E isso significa detalhar uma estratégia que seja viável financeiramente, que favoreça o seu estabelecimento, o seu cliente e claro, o seu colaborador. Para isso, você precisa:

Estar preparado

Saber com antecedência influencia diretamente o empreendedor a manter a produtividade com os feriados de 2019. Por isso, esteja preparado para fechar com fornecedores, parceiros, distribuições, volume do estoque e etc.

Treine a sua equipe

Todos os departamentos da sua empresa, sem exceções, precisam estar alinhados para responderem com qualidade, eficiência e agilidade as demandas nestas datas.

Avise o cliente, sempre.

Tanto para atrair quando para deixá-los cientes, é imprescindível que eles saibam das suas ações com antecedência. Uma ótima alternativa é usar as redes sociais para isso. é uma das formas mais baratas e eficientes para promover uma estratégia de marketing.

Priorize as atividades urgentes

Depois de organizar-se, é possível priorizar suas tarefas. Separe suas listas em categorias para que todas as suas atividades sejam cumpridas em tempo hábil.

Defina pequenas metas para manter a sua produtividade

Para manter a produtividade com os feriados de 2019, considere a hipótese de definir pequenas metas, anotando passo a passo de cada projeto para o objetivo ficar bem claro. Assim, você acaba otimizando o tempo, conseguindo também ter uma ideia mais visível de como o seu negócio está evoluindo.

Encontre uma forma de lutar contra a procrastinação

Você sente que procrastina, ou seja, adia muito suas tarefas, principalmente aquelas mais difíceis? Então chegou a hora de elaborar relatórios sobre o progresso de suas tarefas para ajudar na concentração e no seu foco para atingir os seus objetivos.

Use a tecnologia ao seu favor

Existem ferramentas e aplicativos que servem exclusivamente para visualizar e organizar os feriados do ano com lembretes. Com datas comemorativas de abrangência nacional até a personalização dos feriados estaduais e municipais, a tecnologia ajuda ainda mais o empreender e o colaborador a se planejar para estas datas, não deixando que elas afetem de maneira negativa o andamento da empresa.

Nós temos um e-book específico sobre as ferramentas que auxiliam e muito a vida do empreendedor. Que tal dar uma olhadinha? É só clicar aqui.

Conclusão

Manter a produtividade com os feriados de 2019 pode ser um desafio, mas não é impossível. Para ter um bom ano, o empresário pode avaliar alguns aspectos da sua empresa, como por exemplo as suas forças e fraquezas, encontrar um foco, revisar aquilo que realmente interessa e afeta a empresa, repensar sobre a gestão do tempo dos colaboradores, aparar aresta, cortas custos e claro, pensar em ações e atividades para manter, sempre, a sua equipe motivada e produtiva.

Abaixo, deixaremos a lista dos feriados de 2019 para facilitar todo o seu planejamento.

  • 2 a 5 de março: Carnaval
  • 21 de abril: Páscoa
  • 12 de maio: Dia das Mães
  • 12 de junho: Dia dos Namorados
  • 11 de agosto: Dia dos Pais
  • 12 de outubro: Dia das Crianças
  • 31 de outubro: Dia das Bruxas
  • 29 de novembro: Black Friday
  • 25 de dezembro: Natal

E aí, está preparado para colocar em práticas as dicas de como manter a produtividade com os feriados de 2019? Tem alguma outra para compartilhar? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

LEIA TAMBÉM:

Dicas práticas de como manter a produtividade depois do feriado!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta