Afinal, quanto custa para abrir uma empresa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Uma das dúvidas iniciais para quem deseja embarcar na jornada empreendedora é sobre quanto custa abrir uma empresa. Por isso, decidimos esclarecer a dúvida. Confira!

Quem decide embarcar na jornada empreendedora precisa pensar em diversas questões, como viabilidade da ideia, plano de negócio e também na formalização. Este último gera diversas dúvidas e uma delas é sobre quanto custa abrir uma empresa no Brasil.

A dúvida é realmente pertinente. Afinal, é comum pensar que abrir uma empresa seja algo caro e burocrático. De certa forma, o pensamento está correto. Abrir um negócio do Brasil exige diversos processos.

Por isso, muitos empreendedores recorrem ao contador. Ele consegue realizar todas as etapas com muito mais agilidade, pois compreende os caminhos mais fáceis. Como consequência disso, o empreendedor poderá economizar tempo e dinheiro.

Entenda quais etapas são realizadas por um contador para abrir empresa


O primeiro passo realizado por um contador será o desenvolvimento do contrato social. O documento definirá a participação de cada sócio, a atividade realizada pela empresa e o nome do negócio. Além disso, ele seguirá outras etapas, como:

Junta Comercial  

O contador irá até um cartório jurídico ou na Junta Comercial da cidade para registrar a empresa. É relevante destacar que antes de registrar o contrato, o contador verificará se o nome escolhido para a empresa está disponível no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

CNPJ  

Após o registro na Junta Comercial, o contador receberá um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será necessário para entrar no site da Receita Federal e tirar o CNPJ.

Alvará de funcionamento

Todo estabelecimento necessita de uma licença prévia do município para poder atuar. O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa de exercer suas atividades. Ele deve ser solicitado na prefeitura ou em outro órgão governamental municipal.

O empreendedor precisa se atentar a esse documento antes de qualquer locação ou compra de um imóvel para seu novo negócio. Isso porque é o alvará que declara, legalmente, que a empresa tem o direito de exercer atividades em determinados locais. Desta forma, o contador também será responsável por realizar o processo de emissão do alvará de funcionamento.

Saiba quanto custa abrir uma empresa


Agora que você já sabe quais são os processos necessários para realizar a formalização, pode ser que esteja curioso sobre quanto custa abrir uma empresa, certo?

Saiba que o valor dependerá muito do escritório de contabilidade e da cidade na qual está localizado. No entanto, é interessante destacar que o valor pode variar de zero a R$1.200.

Entenda como encontrar um escritório de contabilidade


Outra dúvida muito comum entre as pessoas, que querem abrir empresa, é como encontrar um bom escritório.

Uma pesquisa simples no Google é capaz de mostrar diversos escritório na sua região. Contudo, nem todos os escritórios estão aptos a oferecer um bom serviço.

Sendo assim, é fundamental que o empreendedor se atente a alguns critérios de qualidade. Abaixo listamos alguns. Confira!

Estrutura: para encontrar um bom escritório, verifique se o mesmo oferece a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.

Competência técnica: os profissionais devem se manter frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada a capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).

Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e matérias sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.

Atendimento: com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.

Custo x benefício: assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.

Você chegou até aqui e já sabe quanto custa abrir uma empresa, quais são os processos e como um contador pode te ajudar, certo? Que tal encontrar um escritório de qualidade e próximo da sua região? Entre em contato com o Abertura Simples, portal especializado em conectar empreendedores a contadores. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário