Quatro dicas indispensáveis para todo empreendedor de primeira viagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer conferir quatro dicas indispensáveis para todo empreendedor de primeira viagem? Então continue lendo este post e ainda descubra um bônus!

O empreendedorismo é uma alternativa encontrada por muita gente que deseja seguir o sonho de ter o próprio negócio e poder desfrutar de uma vida com mais autonomia. O incentivo por essa modalidade de trabalho por iniciativas que fomentam o desenvolvimento de empresários no país, tem ajudado os empreendedores e incubadoras de startups a alcançar seus objetivos, e por isso, tem se tornado cada vez mais comum dispor de informações e apoio na abertura de uma nova empresa.

Tornar-se um empresário é bom para o crescimento do país, a geração de empregos e renda, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal. Se você é um empreendedor de primeira viagem, veja as nossas dicas para ter sucesso no seu negócio:

CONFIRA AQUI 4 DICAS VALIOSAS PARA TODO EMPREENDEDOR DE PRIMEIRA VIAGEM!

Todo empreendedor de primeira viagem precisa de um plano de negócio

Ao iniciar uma empresa, você precisa ter um plano de negócios bem definido, realizando análises internas e externas constantes. É preciso saber quais os objetivos, produto/serviço oferecido, preços, como será divulgado e qual o investimento inicial. 

Consulte entidades responsáveis

Existem instituições responsáveis por ajudar o empreendedor de primeira viagem. Procure incubadoras de negócios, encontros de startups e entidades nacionais responsáveis por fomentar empresas e ajudar com as primeiras decisões para o futuro e crescimento do seu negócio.

Lembre-se de procurar informações precisas e corretas para o seu desenvolvimento. Para isso, pesquise bastante e converse com empreendedores que já estão há mais tempo no mercado.

Faça bons contatos

Um empreendedor de sucesso faz novos contatos e mantém os existentes para ajudar no crescimento e formação de parcerias. Outros empreendedores e fornecedores podem te ajudar a divulgar o seu negócio e também auxiliar no desenvolvimento da sua empresa.

Existem eventos exclusivos para isso, como encontros de startups, feiras de empreendedores e outras reuniões. Participar desse tipo de socialização pode garantir excelentes novos negócios e contatos fundamentais para o seu sucesso.

Tenha uma assessoria contábil

Um dos grandes parceiros de qualquer empresa sempre será o contador ou assessoria contábil responsável por auxiliar na tarefa de legalizar a sua atividade empresarial e deixar o seu negócio sempre dentro das normas estabelecidas por agências reguladoras que cuidam de impostos e tributos.

Além disso, uma assessoria contábil cuida também da folha de pagamento dos seus colaboradores, auxilia no crescimento da sua empresa e ainda é um apoio e tanto para resolver questões burocráticas iniciais, necessárias para a abertura do seu negócio. Ela é, portanto, essencial para o empreendedor de primeira viagem.

Estabeleça boas relações e parcerias, e procure os fornecedores adequados para o processo de abertura e consolidação do seu negócio. Siga nossas dicas especiais e fique sempre atento às novidades que estão surgindo no mercado dia após dia. É fundamental ter interesse em inovação, conhecimento e crescimento para deixar o seu negócio sempre à frente!

BÔNUS: CINCO COISAS QUE NINGUÉM TE CONTOU SOBRE A ABERTURA DE UMA EMPRESA

A ABERTURA DE UMA EMPRESA PODE SER BASTANTE BUROCRÁTICA

Questões envolvendo documentações, tributos, contratação de colaboradores, liberação de alvarás, dentre outros processos, podem ser bastante burocráticos no começo da abertura de uma empresa. Isso por que para se legalizar, a sua empresa precisa estar adequada de acordo com os órgãos federais e agências reguladoras. Este período inicial pode ser uma verdadeira corrida contra o tempo. Mas não desanime! Procure uma assessoria contábil especializada para te ajudar nesta fase.

VOCÊ PRECISARÁ SOLUCIONAR PROBLEMAS E CONFLITOS

Uma das qualidades de um bom empresário é saber gerenciar os problemas e conflitos diversos que envolvem a sua empresa. Isso significa saber lidar com os problemas dos colaboradores em caso de falta no trabalho, lidar com fornecedor que atrasou a entrega e outros conflitos que envolvem uma boa administração. Por isso, é fundamental ter jogo de cintura e muita paciência.

SEUS FORNECEDORES PODEM ATRASAR

Você depende dos seus fornecedores e eles também dependem de você – e isso ninguém te conta sobre a abertura de uma empresa. É uma relação mútua de respeito, pronto atendimento e cuidado com os prazos. Porém, esta relação é construída com o tempo e você precisa que ela seja bem consolidada para que você possa evitar problemas como atrasos nas mercadorias, por exemplo. Sabendo, porém, que isto pode ocorrer e que você precisa lidar com esta situação da melhor forma possível.

SEUS FUNCIONÁRIOS PODEM DAR ALGUM TIPO DE PROBLEMA

Os seus colaboradores são a força de trabalho da sua empresa. Porém, como seres humanos, eles podem ter diversos problemas. Com a família, com a saúde e outros. Portanto é fundamental que você, para se resguardar, formalize todos os contatos com os seus colaboradores a fim de ter algum respaldo em caso de processos judiciais que possam ser movidos por eles. Esta relação também precisa ser construída na base de muita confiança e respeito mútuo.

VOCÊ É O ÚLTIMO A SER PAGO

Como empreendedor você já aprendeu que o dinheiro da empresa não é apenas o seu dinheiro. Ele serve para pagar funcionários, fornecedores, contas e impostos. E depois disso, você tira o seu salário. Antes, vem apenas estes pagamentos mais urgentes que devem ser garantidos até a data do vencimento para evitar situações desagradáveis.

Apesar das situações acima, não tenha medo de se dedicar à abertura de uma empresa. Elas foram apresentadas apenas para te alertar sobre alguns problemas que podem ocorrer na sua empresa para você como administrador do seu negócio. Mas nada se compara a sensação de realizar um sonho e obter a autonomia financeira. Vale a pena correr riscos se você deseja de fato obter uma renda ainda maior para o seu conforto e bem-estar, além da qualidade de vida para a sua família.


Você já aplicou alguma dessas dicas na sua rotina de empreendedor de primeira viagem? Compartilhe com a gente a sua experiência!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

2 Comments


Faça um Comentário