Saiba como escolher a rede social ideal para que sua empresa comece a fazer marketing digital

 em Marketing e Inovação

Entenda qual é a melhor rede social para sua empresa e comece a fazer marketing digital!

Se você está pensando em desenvolver uma estratégia de marketing digital para o seu negócio, as redes sociais podem ser ferramentas muito úteis. Porém, é necessário entender que elas devem ser utilizadas do jeito certo, para que o plano funcione. Entendê-las e saber usá-las a seu favor é apenas o primeiro passo para ter uma presença online.
Além de produzir o conteúdo que você irá compartilhar, é necessário identificar qual é o comportamento do seu público-alvo, quais são as redes sociais que eles utilizam, e qual a linguagem utilizada. Por isso, explicaremos a seguir as vantagens de criar um perfil nas redes sociais para sua empresa e também como escolher a melhor para o seu tipo de negócio. Continue lendo:

Importância da rede social para sua empresa

As redes sociais são ferramentas cada vez mais poderosas para empresas que desejam começar a desenvolver o marketing digital. Elas são extremamente úteis para divulgação da marca, serviço ou produto, além de ser um canal de comunicação entre os clientes e o seu negócio.
Uma pesquisa realizada pelo Altimeter Group e Wetpaint para a revista Business Week revelou que as corporações que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano. Enquanto as demais, que não apostaram xxxxx, não cresceram significativamente, ou até mesmo tiveram queda de 6% em suas receitas no mesmo período.
Negar ter uma presença online é o mesmo que negar a possibilidade de engajar seus consumidores, promover sua marca, expor seu negócio à diversas pessoas de toda parte do mundo, além de diversos outros benefícios que sua empresa poderia ter.

Como escolher a rede social para sua empresa?

Facebook

Atualmente, o Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, tornando o país no segundo com mais usuários nessa rede social. A maior parte da população passa uma boa parte do seu dia navegando e interagindo, o que se mostra uma boa oportunidade para as empresas que desejam postar fotos, textos e vídeos para engajar o público e promover a marca.
Sua empresa pode mostrar sua marca por meio de Fan Pages, diferenciando do perfil dos usuários. Dessa forma, é possível “curtir” a página e seguir suas atualizações, com o objetivo de estreitar a relação com seus consumidores. As Fan Pages também possuem a opção de investir em publicidade, garantindo que suas postagens alcancem mais pessoas. Confira alguns erros de empresas no Facebook e saiba como evitá-los.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede corporativa do mundo atualmente. Seu foco é mais profissional, por isso possui uma audiência limitada e qualificada e uma linguagem técnica e formal. Por meio dele, é possível construir relações entre outras empresas, receber currículos, organizar grupos corporativos, cuidar da imagem profissional da marca e muito mais.
Empresas que focam em B2B podem aproveitar o LinkedIn para oferecer seus serviços ou contratar uma empresa. Como essa rede social possui uma taxa de lead mais qualificado que as outras, é necessário criar conteúdos que tragam valor para a marca.

Twitter

O Twitter é famoso por conta das suas micro mensagens, com limite de 140 caracteres de texto. Além disso, permite a postagem de imagens, vídeos, links e, recentemente, gifs também. Porém, possui um formato unilateral, servindo para distribuição de conteúdo, e não conversão. Sua maior vantagem é o acompanhamento das hashtags (#), que possibilitam observar o engajamento de palavras-chave e quantas pessoas estão citando-as na internet.
A unica dificuldade dessa rede social para sua empresa é que as postagens são algo temporal (as pessoas vêem na hora, e se não for de interesse delas, passará despercebido). Por isso, requer um pouco mais de esforço para ser atualizada.

Instagram

O Instagram é uma plataforma voltada para as postagens de fotos e vídeos curtos. Para empresas que desejam trabalhar o apelo visual de seus produtos (como lojas de roupas, maquiagens ou agências de viagens), a rede social se mostra uma oportunidade promissora. Porém, não é necessário se limitar a esses segmentos, qualquer empresa consegue utilizar a plataforma com um pouco de criatividade.
Assim como o Twitter, também é possível utilizar as hashtags para segmentar as publicações no mundo virtual. Apesar de só recentemente estar implementando as publicações patrocinadas, que coloca as postagens na linha do tempo de usuários relevantes para o seu nicho, muitas empresas já estão utilizando o Instagram como uma plataforma de vendas.

Youtube

Já o Youtube é uma plataforma específica para a publicação de vídeos. Devido a possibilidade de curtir, comentar e compartilhar os vídeos, também é considerada uma aposta de rede social para sua empresa. As possibilidades são diversas: você pode produzir vídeos em vários formatos, sobre qualquer assunto, e compartilhá-los em várias outras redes.
O conteúdo audiovisual é o mais fácil de consumir, e não é tão difícil de se produzir quanto muitos pensam. Uma das principais vantagens de usar o Youtube é que os vídeos criam emoções nas pessoas, humanizando sua mensagem. Além disso, gera uma boa reputação se for feito da maneira correta.

Google+

O Google+ também permite a publicação de textos, imagens e vídeos, além de seguir pessoas e empresas. Apesar de não ser tão explorado quanto as outras redes sociais, o Google+ possui uma vantagem que nenhuma outra apresenta. O ranqueamento na busca do próprio Google (SEO) fica melhor para quem faz publicações constantes. Qualquer empresa que busca estar melhor posicionada no buscador deve apostar nessa plataforma.
Gostou dessas dicas? Já sabe como escolher a melhor rede social para sua empresa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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