Skip to content

MP Verde Amarelo: secretário afirma que registro de contador não será extinto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Após anuncio da MP, secretário afirma que o registro de contador não será extinto. Entenda!

Na última segunda-feira (11), o Governo Federal lançou a Medida Provisória 905 que cria o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, um programa que tem como objetivo fomentar a criação de empregos com carteira assinada no mercado de trabalho.

Além disso, a MP, conhecida como Verde Amarelo, retira a obrigatoriedade do registro profissional para algumas categorias. Isso fez com que muitos contadores ficassem apreensivos com a possibilidade de perder o registro.

Contudo, em entrevista à imprensa, o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcomo, explicou que a medida não inclui as profissões pertencentes a ordens e conselhos de classe, como o Conselho Federal de Contabilidade.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, diante do posicionamento do governo ressaltou a importância dos conselhos de profissões regulamentadas que orientam os profissionais sobre o exercício do seu ofício; zelam pela ética em todas as suas áreas de atuação; regulam e fiscalizam os limites de atuação profissional; registram e normatizam as diretrizes de cada profissão.

“O registro não constitui apenas um aval para o profissional desempenhar suas funções, mas representa, acima de tudo, a proteção da sociedade diante dos riscos que envolvem a ausência de fiscalização e de tantos outros fatores que comprometem a qualidade e a confiança dos serviços prestados”, afirma o presidente.

Entenda como funciona o registro de contador

O registro de contador foi criado no Brasil em 1932 visando regulamentar a profissão. Atualmente, ele deve ser obtido no Conselho Regional de Contabilidade. Para isso, basta que o profissional realize o exame de suficiência para obtenção do registro, selecione os documentos necessários e compareça no Conselho Regional.

Agora que você sabe que o registro de contador não será extinto, o que acha de entender a diferença de CRC e CFC? Leia nosso artigo “CFC e CRC: Qual o papel de cada órgão no âmbito contábil‎”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

2 Comments

  1. No tópico: Entenda como funciona o registro de contador, faltou ressaltar a necessidade da realização da prova de suficiência do conselho para emissão do registro.

    • Olá, Danilo. Acabamos de acrescentar as informações. Muito obrigada!


Faça um Comentário