fbpx

CFC E CRC: Qual o papel de cada órgão no âmbito contábil

 em Contabilidade

Entenda qual o papel do CFC e CRC dentro do âmbito contábil.

Apesar de todo profissional contábil saber qual a função do CFC e CRC dentro da Contabilidade, é muito importante esclarecer como isso tem relação com o desenvolvimento profissional e todos os serviços relacionado à área contábil.

O CFC, Conselho Federal de Contabilidade, foi criado a mais de 70 anos tem como função principal fiscalizar o exercício profissional dos contadores, além de ajudar a preservar e ampliar o mercado de trabalho da profissão.

O Conselho Federal é integrado por um representante de cada estado e mais o Distrito Federal, no total de 27 conselheiros efetivos e assim tem função de orientar, fiscalizar e normatizar o exercício contábil com o intermédio dos CRCs.

O CRC, Conselho Regional de Contabilidade, através de fiscalizações exercidas pelo CFC, já que é um órgão subordinado que consegue examinar se os profissionais estão seguindo as normas técnicas estabelecidas para poder exercer a profissão.

O Conselho Regional também tem uma função fundamental para o profissional contábil, o registro e expedição da carteira profissional, que garante a credibilidade do profissional e comprova que ele está apto a cumprir com o exercício contábil.

CFC e CRC – Como eles se relacionam e qual a importância deles

Os CRCs são criados a partir de resoluções do CFC e auxilia em diversas funções. Além de expedir e registrar a carteira profissional do Contador, ele pode publicar relatório anual de seus trabalhos e a relação dos profissionais registrados. Também elabora o próprio regimento interno, que é regulamentado e aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade.

O CFC, inclusive, garante credibilidade e qualidade do exercício contábil. Além disso, indica representantes para os comitês executivos e participa de grupos de trabalho e reuniões de fóruns e organizações internacionais da profissão.

O CFC e o CRC normatizam e orientam a profissão contábil, de maneira que tudo que está estabelecido pelos órgãos tem a função de auxiliar o Contabilista a exercer sua função.


Conseguiu entender qual a função do CFC e CRC para o âmbito contábil e como isso pode auxiliar os profissionais da área? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

documentos para contabilidade