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7 tendências do marketing digital para 2020

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O mercado se transforma diariamente e se atualizar sobre as tendências do marketing digital para o próximo ano é uma boa maneira de não ficar para trás

O marketing digital é uma realidade da qual não se pode mais fugir. Em outras palavras, o investimento neste setor já é uma das maneiras mais efetivas de se conquistar resultados para seu negócio. Ficar de olho nas novas tendências do marketing digital é requisito obrigatório, uma vez que não se pode mais imaginar o futuro sem a tecnologia.

Aliando os avanços e possibilidades das redes sociais a estratégica eficaz, você consegue sentir no dia a dia as transformações conquistadas pela sua empresa ao fincar raízes no espaço digital. De olho nisso, apuramos 7 tendências do marketing digital que você precisa ficar de olho para os próximos 12 meses.

Setor de marketing digital independente

É cada vez mais comum que as empresas optem por desenvolver o seu próprio departamento de marketing digital, com investimento em profissionais capacitados para entender e aplicar as estratégias necessárias.

O investimento em marketing online próprio, abandonando as agências voltadas para a isso, garante uma redução de gastos e também uma maior autonomia para que a empresa encontre sua identidade no mercado digital.

Maior destaque do SEO

Uma das tendências do marketing digital para 2020 é, sem dúvidas, aumentar uma estratégia já bastante utilizada: o famoso SEO (Otimização de Sites para Ferramentas de Busca). Em tempo de crescente uso de mídias pagas, o investimento em tráfego orgânico se destaca, já que seus resultados são extremamente satisfatórios e o custo é bem menor.

A expansão das técnicas para utilização de SEO vem atingindo os profissionais da área conforme os algoritmos do Google se atualizam cada vez mais.

Chats privados para comunicação

Podemos dizer que os chats privados são hoje os irmãos caçulas do e-mail. Como já faz parte do dia a dia dos usuários das redes sociais a possibilidade de contato com chats de Instagram ou Facebook, por exemplo, as estratégias de marketing digital têm se profissionalizado nisso.

Além do mais, quem ainda não utiliza as ferramentas do WhatsApp para vendas pode estar ficando para trás com relação à concorrência.

Inteligência artificial

Os atendentes virtuais, ou chatbots, são cada vez mais utilizados, facilitando o trabalho das empresas para orientar vendas, dar informações ou prestar esclarecimentos.

Entender sobre inteligência artificial é mais do que necessário, dado que o investimento do mercado neste setor é crescente e ele representa o futuro.

LinkedIn mais humanizado

A humanização do mundo corporativo é uma tendência em alta, deixando de lado o aspecto burocrático de diversos setores e serviços. Digitalizar isso através de uma humanização dos posts e conteúdos do LinkedIn é uma das tendências do marketing digital para o futuro.

Essa rede social pode ser cada vez mais um espaço para compartilhar suas experiências, dialogar com outras pessoas e prospectar parcerias e trocas.

Conteúdos sonoros

Que as imagens vêm se popularizando já há algum tempo, já sabemos. Mas a tendência para o próximo ano é que os conteúdos sonoros, como podcasts, tenham bastante atenção por parte do mercado.

A simples opção alternativa de um player em um conteúdo textual já pode ser uma técnica a ser cogitada, uma vez que as pessoas poupam tempo ouvindo o conteúdo interessante para elas enquanto fazem outras coisas.

Influenciadores digitais em crescimento

A divulgação de marcas por meio de influenciadores digitais se popularizou e deve continuar sendo uma estratégia crescente, uma vez que os usuários, comprovadamente, preferem consumir produtos recomendados por alguém de sua confiança do que os simplesmente anunciados.

Você também pode ficar de olho nos micro influenciadores digitais: têm menos seguidores nas redes sociais, mas são muito bons para popularizar produtos em nichos específicos.

Trabalho autônomo de marketing digital

O mercado de autônomos e freelancer em marketing digital vem crescendo e pode ser uma alternativa econômica a você em tempos de crise. No entanto, saiba selecionar bem os profissionais: olhe portfólio, dialogue bem para que ele entenda suas necessidades e anseios. Desenvolva uma parceria.

Gostou desse conteúdo? Você pode aprender mais sobre marketing digital lendo outros dos nossos textos. Nós temos um e-book completo para você dar os primeiros passos nesse setor.

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