Mix de Marketing: O que é, qual a sua importância e como usá-lo na minha empresa?

 em Marketing e Inovação

Empreendedor, você sabe o que é mix de marketing? Então continue lendo para entender mais sobre esta estratégia, além de conferir algumas dicas sobre como aplica-lo no seu empreendimento.

Com certeza você já ouviu falar sobre mix de marketing, não é mesmo? Todo empreendedor que já conseguiu entender tamanha importância do marketing e vem estudando sobre as metodologias, tem fresco na memória os 4ps do Marketing – Produto, Preço, Praça e Promoção – e agora, quer saber como esses conceitos podem gerar resultados positivos para o seu negócio.

Por isso, nós do Abertura Simples juntamos as principais informações sobre o assunto para que você, empreendedor, tracione os resultados da sua empresa. Continue lendo para saber mais:

Entenda o que é mix de marketing e como você pode aplica-lo na sua empresa!

O que são os 4ps do Marketing?

O marketing, por si só, é a ação de comercializar agora, ou seja, agregar todas as funções que fazem com que um produto ou serviço oferecido por uma empresa possa ser adquirido pelo consumidor.

Os 4ps do marketing, por sua vez, também chamados de mix de marketing, representam os 4 pilares básicos de qualquer estratégia, sendo eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Quando todos eles estão em equilíbrio, a tendência de eles influenciarem e conquistarem o público são enormes.

Agora vamos pensar: todo e qualquer objetivo de um empreendedor quando abre a sua empresa é ter sucesso, certo? E para alcançar tal meta, é preciso vender os seus produtos/serviços.

Só que, para isso, é preciso construir a sua marca e isso também significa que muito mais do que abrir um canal de vendas e expor as mercadorias, é preciso desenhar e estruturar a sua marca sobre mais do que um pilar.

Pense e analise o que você vende na sua empresa, seja produto ou um serviço: não basta apenas você criar e comercializar algo que já exista no mercado (produto), com uma nova tabela de valores (preço), investir em uma dinâmica de distribuição e venda (praça), ou fazer propagandas divertidas e coloridas (promoção). O sucesso da sua empresa vai depender do equilíbrio desses 4 fatores dentro de tudo o que você criou, trabalhando para fortalecer a marca frente a um público-alvo muito bem selecionado.

Para entender melhor como encontrar este equilíbrio entre os 4 elementos, é preciso antes compreender detalhadamente o que cada um deles representa. Veja abaixo:

  • Produto: O Produto serve para a sua equipe entender e definir quais os atributos e características do que é oferecido pela sua empresa, afinal, todo empreendimento vende algo que atende a necessidade de algum consumidor.
  • Preço: A sobrevivência de uma empresa está intimamente ligada com o preço. Este P é, na verdade, o valor que será cobrado pela solução que você oferece. Esse pilar vai indicar o futuro da sua empresa, já que é a partir da circulação do dinheiro que será possível pagar funcionários, fornecedores, realizar investimentos e tirar o seu merecido lucro.
  • Praça: Em inglês, Praça é Placement, que, em tradução livre para a nossa área, pode ser entendido como Colocação no Mercado. A questão é que ele é responsável, especificamente, por como o cliente chega até você, aos seus produtos e serviços.
  • Promoção: A promoção dentro deste conceito é diferente do que a gente encontra comumente nas lojas como liquidação e descontos. Na verdade, ela tem o sentido de promover a sua marca, fazendo com que a mensagem de marketing da sua marca chegue aos ouvidos certos, ou seja, transformar a sua empresa de mera desconhecida, em possível solução para necessidades e desejos de um cliente.

Imagem de um time fazendo reunião e discutindo como vão usar o mix de marketing na empresa

Por que o mix de marketing é importante para a minha empresa?

O mix de marketing faz parte do sistema norteador de uma empresa, já que ele ajuda a definir não apenas como vender mais, mas também de ser mais efetivo na conquista e manutenção desses consumidores. E, exatamente por isso, a resposta para a pergunta deste subtítulo é: ele é extremamente importante.

A empresa que não se dedica a estudar essas variáveis terá que contar com a sorte para poder atender ao dinamismo do mercado e, estará fadada a somar muito mais insucessos do que sucesso.

Vantagens do mix de marketing?

Clareza no seu plano de marketing

Quando os 4ps estão compatíveis e equilibrados, naturalmente toda a sua estratégia de marketing fica mais clara e objetiva.

Ajuda no desenvolvimento de novos produtos

Afinal, você consegue entender muito melhor como ele está se comportando na mente do consumidor, ajudando nos insights da sua equipe para a criação de novos produtos/serviços que agregaram ainda mais valor a sua marca.

Mapeamento mais claro sobre a empresa

O mix de marketing também ajuda o empreendedor a identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, auxiliando também na hora de estabelecer novas estratégias de mercado.

Diferencia os concorrentes

Entendendo os pontos fortes e fracos, o empresário consegue também criar pontos de diferenciação para o seu negócio, fazendo com que ele de um passo a frente do seu concorrente.

Como aplicar o mix de marketing na minha empresa?

Entendendo o que significa cada um dos 4ps, agora você precisa usá-lo na empresa para tracionar os seus resultados.

1 – Produto: o que você está vendendo?

Faça uma análise interna e entenda, exatamente, o que você está vendendo. Hoje, não basta apenas vender o bem em si, é necessário também conquistar através de diferenciais que envolvem não apenas o produto, mas o valor que a marca em si pode oferecer através da compra pois, com a concorrência acirrada, a sua empresa precisa estar bem gravada na mente do consumidor para ele escolher você e não o produto x.

2 – Preço: qual a percepção de valor que o consumidor tem hoje do seu produto/serviço?

A mudança na forma de pensar em produtos, consequentemente, muda todo o jeito de se fazer marketing. O preço está diretamente ligado ao custo-benefício, já que o valor de um produto está nos diferenciais que ele oferece, o que de fato, atende aos desejos dos consumidores. Pense assim: um cliente não se importará de pagar um pouco mais em um produto que ele se identifica.

3 – Praça: localidade como diferencial

Você já parou para pensar se o seu estabelecimento está em um local de fácil acesso para os seus consumidores? Pensar em praça, no mix de marketing, é pensar na melhor forma que o produto pode ser entregue ao cliente. A acessibilidade é um favor decisivo no momento que um consumidor optará por uma marca, pois a praticidade e a velocidade de compra são diferenciais que acrescentam até mesmo no valor do produto.

4 – Promoção – Promovendo ideias

Promover-se. A divulgação de uma marca é essencial para sua sobrevivência no mercado, pois é dessa forma que ela se torna conhecida para quem a não conhece e também é assim que sua imagem se renova perante um público já consumidor. Neste último P, o empreendedor precisa entender que é importante que a sua empresa se destaque no mercado divulgando seus valores, ideias, princípios e assim, se fixar na mente do consumidor.


E aí, está pronto para usar o aplicar o mix de marketing na sua empresa? Não se esqueça: eles ajudam a definir não apenas como vender mais, como também a maneira de como ser mais efetivo na conquista e manutenção dos novos clientes. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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