Para desenvolver um processo seletivo eficiente, o empreendedor precisará conhecer quais são os tipos de entrevista de emprego. Pensando em facilitar a descoberta, decidimos listar os principais. Confira!
Encontrar profissionais compatíveis com o perfil e objetivo da empresa nem sempre é fácil. Por isso, ao desenvolver um processo seletivo, é fundamental conhecer os tipos de entrevista. Afinal, o conhecimento facilitará obter informações relevantes para a decisão de recrutamento.
Exemplificando: supondo que uma empresa precisa contratar um profissional para o setor financeiro. Nesse caso, o empreendedor poderá realizar uma entrevista técnica para verificar se o profissional realmente tem as habilidades necessárias para o cargo.
Há, atualmente, diversos tipos de entrevista de emprego e cada uma pode ser aplicada para determinada demanda do empreendedor. Uma empresa, por exemplo, que precisa de um profissional com características, como confiabilidade, seriedade etc, pode investir em uma entrevista comportamental.
Antes de explicar sobre quais os tipos de entrevista, achamos relevante compartilhar algumas dicas para os empreendedores que precisarão criar sozinhos o processo seletivo. Confira!
Objetivos
O primeiro passo para criar um processo seletivo eficiente é definir os objetivos da empresa. Para isso, você pode responder algumas questões. Por exemplo: qual o propósito do seu negócio? Quais são os principais objetivos? Quais metas devem ser alcançadas para atingir os objetivos? Essas definições serão fundamentais para o próximo passo.
Cargos
Supondo que você já saiba quais são os objetivos da sua empresa, ok? Agora é hora de pensar em quais profissionais serão necessários para atingi-los. Exemplificando: supondo que uma empresa queira aumentar suas vendas em 50%.
Nesse caso, será necessário, por exemplo, contratar mais profissionais de vendas. Entende como funciona a relação entre objetivo e profissionais? A empresa precisa compreender quais serão os profissionais e cargos necessários para conquistar suas metas.
Descrição de cada cargo
Após a definição de cada profissional necessário para sua empresa, você precisará criar os cargos e suas atribuições. Defina o máximo possível, pois isso facilitará o processo.
Ao definir, por exemplo, cargo, atribuições, remuneração, benefícios etc, você conseguirá encontrar com mais facilidade um profissional que realmente seja capacitado em desenvolver as atribuições e também que tenha interesse na remuneração e benefícios ofertados.
Divulgação
As redes sociais, jornais e sites de empregos serão seus aliados para encontrar os profissionais com o perfil que você deseja. Por isso, faça a divulgação das vagas que estão abertas em diversos meios. Desta forma, você terá mais chances de receber currículos.
Currículos
É importante lembrar que não adianta chamar todos os profissionais que te enviaram o currículo, pois isso pode ser uma perca de tempo tanto para você quanto para o profissional. Desta forma, selecione apenas os profissionais que, de fato, têm as características, conhecimentos e experiências que se encaixam no que a empresa precisa.
Roteiro
Antes de iniciar a entrevista, desenvolva um roteiro com as perguntas que realmente são importantes e que permitam conhecer mais sobre a experiência do profissional. Além disso, em cargos estratégicos, pode ser interessante desenvolver um teste ou até mesmo dinâmicas.
Avaliação
O processo não termina após a contratação. A fase de experiência será essencial para entender se a escolha foi realmente correta. Diante disso, durante essa fase, é essencial que você avalie a postura e o trabalho do profissional.
5 tipos de entrevista de emprego que você pode aplicar no processo seletivo da sua empresa
Agora que você já sabe como criar um processo seletivo, é hora de se aprofundar no roteiro. Basicamente, para desenvolvê-lo, você precisará conhecer as opções de entrevistas. Com isso, você será capaz de definir qual será o mais indicado para encontrar o profissional que sua empresa necessita.
Entrevista técnica
A entrevista técnica consiste em uma conversa sobre assuntos que são relevantes para compreender se o profissional tem, de fato, as habilidades necessárias para o cargo. Geralmente, o entrevistador é alguém que tem alto conhecimento sobre a área da vaga. Ela também pode ser realizada por meio de testes.
Entrevista comportamental
O objetivo da entrevista comportamental é conhecer a personalidade do entrevistado. Ela é utilizada para verificar se o profissional tem as características que são compatíveis com a cultura organizacional da empresa. Realizada por psicólogos ou pela equipe de Recursos Humanos, ela pode envolver conversa, dinâmica de grupo ou até testes de personalidade.
Entrevista de estudo de caso
Visando analisar a capacidade analítica do candidato, a entrevista é baseada em um estudo de caso. O selecionador apresenta uma situação e o entrevistado deve desenvolver uma solução ou compartilhar suas opiniões profissionais.
Entrevista painel
A seleção é realizada individualmente e diversos profissionais são chamados para avaliar o candidato. Por exemplo: uma empresa precisa de um candidato com diversas habilidades, conhecimento e com uma determinada característica. Sendo assim, ela convida profissionais renomados da empresa para o painel. Durante a entrevista, o candidato é questionado por cada profissional.
Entrevista em grupo
Por meio de dinâmicas de grupo, essa seleção permite avaliar diversos candidatos de uma vez só. É comum que esse tipo de entrevista seja utilizado para contratação de estagiário ou em grandes empresas, que recebem muitos currículos.
Por fim, vale lembrar, mais uma vez, que não basta apenas conhecer os tipos de entrevista de emprego. É interessante que o empreendedor também se aprofunde em gestão de pessoas. Somente assim, ele conseguirá contratar e reter bons talentos. Por isso, nossa dica é que você leia nosso artigo com algumas dicas sobre o assunto!
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