Skip to content

Vantagens do Open Banking para empreendedores: entenda como a novidade impacta no seu negócio

O que você verá neste artigo:

As vantagens do Open Banking para empreendedores são muitas. Confira algumas delas!

O Open Banking já é uma realidade em países, como Reino Unido, Alemanha. Agora ela chega ao Brasil e uma das dúvidas é quais são as vantagens do Open Banking para empreendedores. Vamos falar sobre o assunto neste artigo. Confira!

O que é Open Banking?

O Open Banking foi desenvolvido, a princípio no Reino Unido, com a premissa de que o mercado financeiro deve adotar um sistema padronizado de dados por meio da tecnologia.

A iniciativa foi adotada pelo Banco Central do Brasil (BCB) que está colocando em prática no mercado por meio de quatro fases. O objetivo do BCB é que o sistema esteja completamente integrado até dezembro de 2021.

A ideia do Banco Aberto é que o cliente possa solicitar o compartilhamento dos seus dados financeiros com outra instituição. Com isso, quem recebe os dados pode oferecer serviços financeiros sob medida e mais competitivos.

“Atualmente, uma instituição não enxerga o relacionamento do cliente com outra, então tem dificuldade de competir por ele com melhores serviços. Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. Todo esse processo é feito em um ambiente seguro e a permissão poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela quiser”, explica o Banco Central.

Por meio do Open Banking, o cliente poderá entrar no aplicativo ou site do seu banco e solicitar o compartilhamento de dados, como: nome, telefone, e-mail, endereço, renda, cartão de crédito, conta corrente etc.

Afinal, quais as vantagens do open banking para empreendedores?

Imagem de um empreendedor fazendo os cálculo para ver se consegue pegar um microcrédito para a sua empresa

Os empreendedores, particularmente, terão diversos benefícios com a entrada no Open Banking no mercado. Algumas vantagens são:

Mais ofertas financeiras

Com o compartilhamento de dados, a instituição que recebe as informações poderá disponibilizar ofertas muito mais atrativas para os empreendedores.

“Com acesso aos dados dos usuários, instituições participantes poderão fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes, com benefícios para o consumidor”, explica o BCB.

Tarifas bancárias mais baixas

A expectativa é que o serviço consiga oferecer para os consumidores tarifas bancárias muito mais atrativas. Isso porque as instituições financeiras terão que competir entre si para conquistar o consumidor.

Liberdade e autonomia

O empreendedor terá autonomia para mudar de banco se assim desejar. A mudança será feita de maneira simples e rápida. Além disso, reduzirá, consideravelmente, os processos burocráticos.

Quando os empreendedores poderão utilizar o Open Banking?

Como mencionamos, o serviço está sendo desenvolvido em quatro etapas no Brasil. A primeira etapa começou em fevereiro e as instituições participantes disponibilizam informações padronizadas sobre os seus canais de atendimento e as características de produtos e serviços bancários tradicionais que oferecem.

A segunda fase ocorreu no início do mês de agosto. “Os clientes, se quiserem, podem solicitar o compartilhamento entre instituições participantes de seus dados cadastrais, de informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados”, enfatiza o Banco Central.

A terceira fase acontecerá no fim de agosto e será possível o compartilhamento dos serviços de iniciação de transações de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito.

A quarta, e última fase, será em dezembro e permitirá “a possibilidade de Compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio, entre outros, ofertados e distribuídos no mercado”.

Curtiu saber as vantagens do Open Banking para empreendedores? Caso sim, nossa recomendação é que o empreendedor continue aprendendo sobre gestão financeira. Neste artigo, compartilhamos algumas dicas essenciais sobre o assunto.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!