Skip to content

Vendarketing: saiba o que é e como ele é importante para a sua empresa melhorar os resultados.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cada vez mais o Vendarketing vem mostrando por que ele veio para ficar no mercado. O alinhamento de marketing e vendas é uma parte integral de uma estratégia de Inbound Marketing (e de conteúdo) de sucesso. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:

VENDARKETING: ALINHAMENTO DE DOIS SETORES QUE OTIMIZAM OS RESULTADOS DA SUA EMPRESA! CONFIRA:

O que é vendarketing?

A palavra vendarketing é a junção das palavras vendas com marketing. Esse termo é derivado do inglês Smarketing (sales+markting), mas que vai além da simples união de dois termos.

A ideia desse conceito é determinar um mesmo objetivo a ser seguido pelos times, definindo objetivos, métricas e processos. Assim, é possível aumentar consideravelmente a forma como a sua empresa adquire novos clientes. O vendarketing serve para que o time de marketing qualifique um lead para que quando ele chegar no time de venda, todo esse processo seja mais eficiente e eficaz. Ou seja, seu empreendimento vai economizar tanto no tempo, como no dinheiro, já que ele busca juntar duas partes da sua empresa, alinhando objetivos e processos, mensurando o desempenho da sua estratégia dentro do seu negócio.

Estratégia de Inbound Marketing e o Vendarketing

O vendarketing atua exatamente na hora que você vai transformar o seu lead em um novo cliente da sua empresa. Se olharmos o fluxo do Inbound Marketing, atraímos estranhos e os transformamos em visitantes, convertemos esses visitantes em leads e finalmente, chega a hora de fechar o negócio.

Mas, se você não deixar bem claro para os times de marketing e vendas quais são os seus papeis e como esses dois setores interagem, a sua empresa está correndo perigo. E é aí que o vendarketing entra, sabe por que? Por que o Inbound Marketing é uma metodologia extremamente organizada, baseada em processos, métricas, objetivos, personas, metas e indicadores-chaves de performance.

Aqui, é importante entender que não adianta marketing e vendas terem números e ações separadas, se, no final das contas, eles precisam atuar em conjunto para transformar leads em clientes. Aplicar o Vendarketing na sua empresa significa criar um time pronto para aumentar o faturamento da empresa e os lucros alcançados.

Quais são os benefícios que o vendarketing proporciona para a minha empresa?

Comunicação harmônica com o seu público e com os seus clientes

O alinhamento do Marketing e Vendas afeta diretamente é na sua comunicação com os seus potenciais clientes e clientes, afinal, o processo começa com o Marketing, que atrai as melhores oportunidades para o time de vendas com conteúdos interessantes.

Em todos esses passos, o Marketing está passando mensagem para o público, educando sobre sua área de atuação e despertando o interessante deles pelo que a sua empresa tem a oferecer. E por isso, fica claro a importância dos dois times falarem a mesma língua e, principalmente, transmitam uma mensagem coesa para os seus contatos.

Entende a necessidade da sua empresa

A estratégia de Inbound Marketing ajuda a dar previsibilidade para a sua empresa, já que por meio desta metodologia, você consegue calcular as taxas de conversão dos seus vendedores, entendendo exatamente sobre o que o time precisa para bater ou então, melhorar a meta.

O vendarketing entra nesse aspecto para contribuir para o sucesso desse alinhamento, uma vez que todos estarão de acordo e batalhando para os mesmos objetivos.

Gerando leads mais qualificados

O alinhamento desses dois setores é tão importante que, a partir do time de vendas, que possuem um contato direto com os clientes, eles podem passar para o time de marketing insights de conteúdos, formatos e canais para melhorar ainda mais a comunicação com o público e como consequência, gerar mais leads qualificados.

Gerando mais lucro

Sabe por que a sua empresa gera mais lucro? Porque as oportunidades geradas estão melhores, mais bem trabalhadas e cada vez mais educadas, o que possibilitam mais vendas sem muitos investimentos.

Imagem de sales marketing para remeter ao vendarketing abordado no texto

Como implementar a estratégia de vendarketing na minha empresa?

PASSO 1: ALINHAMENTO, ALINHAMENTO E ALINHAMENTO!

Comumente vemos empresas em que os setores não conversam em si e, em alguns casos, desconhecem como o outro departamento funciona.

Quando ambos os departamentos não conseguem responder sobre quem é o cliente ideal, qual o objetivo do outro setor ou então, quais ações de marketing mais impactam o time de vendas, é sinal que a sua empresa não tem alinhamento e nem eficiência nos processos.

O primeiro passo então, é estabelecer o alinhamento entre os setores para que ambos saibam e lutem pelos mesmos objetivos, criando uma unidade conceitual que evita erros de interpretação na comunicação entre as equipes.

PASSO 2: COMUNICAÇÃO ENTRE OS TIMES

Depois desse alinhamento, é fundamental que no dia a dia os departamentos de marketing e vendas esteja sempre em contato e fazendo troca de informações, para que sempre haja um aprendizado.

PASSO 3: CRIAÇÃO DE UM SLA

Até agora falamos repetidamente o quão é essencial o alinhamento entre os times, certo? Agora, é hora de determinar dentro do processo de aquisição de clientes, ou seja, o que cada um precisa fazer para que tudo isso funcione de maneira eficiente. E para isso acontecer, é fundamental que exista um acordo entre os setores, chamado de SLA (Service Level Agreement).

O SLA é o conjunto de regras que determinam as ações e os entregáveis em casa ponto de contrato entre os setores, evitando que fatores subjetivos façam com que um time culpe o outro caso os objetivos não sejam alcançados. Quando as regras estão bem definidas, as tarefas de cada departamento estão claras e mensuráveis.

PASSO 4: MÉTRICAS

Manter a comunicação entre os times vai além de marcar reuniões e ressaltar pontos estratégicos. É preciso também ter números claros e para isso, nada melhor do que estipular KPIs (Key Performance Indicators) para mostrar aos dois times o que realmente está acontecendo na empresa.

É importante acompanhar as métricas que mostrem qual está sendo o retorno financeiro para a empresa. Sem considerar que, sem os dados, é impossível saber se o ROI (Retorno sobre investimento) está positivo.

PASSO 5: INTEGRAÇÃO DE SOFTWARES

Para que todo esse processo seja eficiente, é importante investir na integração dos softwares, por que, pense bem: se o time de venda receber um lead através de um sistema que já possui todas as informações e histórico de interação dos conteúdos e ações de marketing, a chance do vendedor conhecer muito mais o estágio de maturidade do cliente em relação ao serviço que você oferece é enorme e o poupará muito tempo, pois ele vai falar as coisas certas, no tempo certo, para a pessoa certa.


E aí, está pronto para implementar o vendarketing na sua empresa? É muito importante que você, empreendedor, gestor ou colaborador, entenda que essa estratégia é acima de tudo, uma mudança de mentalidade em relação à maneira que a sua empresa encara uma aquisição de cliente.

Você já tem alguma experiência e quer compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: Blog Marketing de Conteúdo

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

1 Comment


Faça um Comentário