10 dicas infalíveis para melhorar o desempenho da equipe de vendas

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O desempenho da sua equipe de vendas está baixo? Então, é hora de começar a colocar em prática algumas dicas. Confira!

Você se questiona como o seu concorrente consegue bater metas e aumentar o faturamento? Pesquisando sobre o assunto você descobriu que precisa melhorar o desempenho da equipe de vendas da sua empresa? Saiba que você está no lugar certo. Neste artigo, vamos compartilhar dicas infalíveis para quem precisa aumentar a produtividade dos colaboradores. Confira!

#1 Crie metas objetivas

Sua equipe de vendas precisa saber exatamente qual é o objetivo da empresa e quais são as metas para alcançá-lo. Sem essas informações, os colaboradores, simplesmente, ficarão sem rumo e isso é altamente prejudicial.

Quando a empresa não deixa sua meta clara, o colaborador não sabe exatamente o quanto precisa trabalhar. Ele, simplesmente, desenvolverá o trabalho no seu próprio ritmo, o que pode ser muito inferior ao desejado pela empresa.

Por isso, a recomendação é que o gestor converse com a sua equipe. Apresente, de forma objetiva, quais são as metas e como cada colaborador pode ajudar para alcançá-las.

#2 Tenha um bom planejamento de vendas

O planejamento de vendas é um documento estratégico para atingir os objetivos de uma empresa e melhorar o desempenho da equipe de vendas.  O gestor deve definir, nesse documento, suas metas, uma estratégia de vendas adequada ao público-alvo, identificar as táticas de abordagem, estabelecer um orçamento de divulgação, as metas e quais serão as métricas para analisar os resultados.

É interessante destacar que este documento não é algo imutável. Muito pelo contrário. Ele deve ser atualizado constantemente conforme as demandas. Por exemplo, se uma tática de abordagem não está funcionando, é interessante que isso seja revisado e alterado no plano de vendas.

#3 Desenvolva treinamentos

Nenhuma equipe é tão boa que não possa melhorar. Além disso, uma equipe, com baixo resultado, sempre tem a chance de se reinventar e ser melhor. Diante disso, o gestor deve investir em treinamentos para os seus colaboradores.

É por meio deles que a equipe receberá novos conhecimentos e poderá se profissionalizar. Algumas opções de treinamentos básicos, por exemplo, são metodologia de vendas, habilidades para ser um bom vendedor e treinamento sobre o produto/serviço.

#4 Proporcione boas ferramentas de trabalho

Não basta exigir alta performance da equipe e não oferecer boas ferramentas de trabalho. Imagine que seu melhor vendedor atue com uma ferramenta que trava o tempo todo ou com um computador lento? É bem provável que ao trabalhar com boas ferramentas, ele gere um resultado duas vezes melhor. Ou seja, é essencial que a empresa ofereça ferramentas de qualidade bem com equipamentos rápidos.

#5 Ofereça campanhas de incentivo

Uma maneira de incentivar a equipe a melhorar o desempenho é por meio de campanhas de incentivo. A empresa pode, por exemplo, criar uma campanha mensal para atingir meta. No fim do mês, o melhor colaborador pode ser premiado com uma viagem, um jantar etc. Geralmente, ações como essas podem gerar um ótimo resultado. Contudo, é importante que a ação seja realizada com qualidade e sem gerar competitividade entre os colaboradores.

#6 Monitore os resultados

O Key Performance Indicator (KPI), em português, indicador-chave de performance, é essencial para entender a qualidade dos resultados da equipe. O monitoramento permite que os gestores possam entender o cenário atual, identificar os pontos falhos e até os positivos da equipe.

É interessante destacar que cada empresa deve definir seu próprio KPI a partir da sua estratégia. No entanto, de forma geral, todos os KPIs devem estar definidos a partir das metas.

#7 Seja um bom líder

A liderança está diretamente ligada com o desempenho de uma equipe. Os colaboradores precisam se inspirar e confiar em uma figura para que consigam atuar cada vez melhor. Um bom líder é aquele que consegue se comunicar bem com a sua equipe; é empático com seus colaboradores; sabe reconhecer seus próprios erros; tem amplo conhecimento sobre o setor que atua e, principalmente, sabe direcionar a equipe para conquistar bons resultados.  

#8 Faça reuniões mensalmente

A transparência é um importante mecanismo para engajar os colaboradores. Por meio da comunicação, eles, de fato, se sentirão parte da empresa e atuarão conforme a expectativa da empresa. Sendo assim, a recomendação é que o gestor realiza, ao menos, uma reunião por mês com a equipe para discutir pautas essenciais.  

#9 Desenvolva um ambiente de trabalho amigável

A geração que está no mercado de trabalho, Y e Z, conhecida como millennial, não trabalha apenas por dinheiro e não tolera qualquer tipo de desrespeito ou pressão. Eles querem trabalhar com propósito, em um ambiente amigável e onde possam ter um alto desempenho.

Por isso, é interessante estar atento a essa mudança geracional para aprender com ela e criar um ambiente de trabalho que realmente seja propício para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade. 

Crie um ambiente leve, sem pressão, sem competição e que todos se respeitem. Além disso, também é interessante promover a harmonia entre os colaboradores. Para isso, a empresa pode investir em festas e happy our.

#10 Faça anualmente um Congresso de Vendas

O Congresso de Vendas é uma estratégia aplicada por empresas que querem engajar, treinar e entreter seus funcionários. Geralmente, ele é realizado anualmente e é muito eficiente para aumentar o desempenho da equipe de vendas. Durante o treinamento, os colaboradores são atualizados sobre as metas da empresa, participam de treinamentos e, no fim, são contemplados com uma festa ou um jantar.

Saiba como mensurar o resultado da equipe de vendas

Não basta apenas melhorar o desempenho da equipe de vendas. É essencial mensurar como está o desempenho das vendas para garantir que a empresa está no caminho certo. Por isso, trabalhar com KPIs, em português Indicadores-chaves de Desempenho, é uma maneira viável de mensurar a performance. Mas você conhece quais são os principais indicadores de desempenho?

Conheça alguns indicadores de desempenho

É necessário destacar que os indicadores de desempenhos só fazem sentido quando a empresa tem um planejamento estratégico, que defina seus objetivos, metas e tenha estabelecido os últimos resultados. Caso contrário, não há como usá-los para realizar comparações. Dito isso, vamos aos principais indicadores.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

O indicador permite que a empresa consiga mensurar quanto ganhou ou perdeu em um determinado investimento. Ele é importante, pois, por meio do cálculo, a empresa entenderá se deve, ou não, seguir com os investimentos.
O cálculo ROI é muito simples. Basicamente é necessário subtrai-se o ganho obtido com o investimento. Em seguida, basta dividir o resultado com o valor do investimento. Simples, né?

Ticket Médio

Entender qual é o valor médio gasto por cada cliente é essencial para mensurar a lucratividade e também para planejar melhor as vendas. O indicador ticket médio, por exemplo, permite entender qual é valor médio que cada cliente gasta com a sua empresa.

O cálculo, assim como o ROI, é muito simples. Basta pegar o volume de vendas realizado, em determinado período, e dividir pelo número de clientes que compraram no mesmo período.

Índice de Lucratividade (IL)

Se você não sabe o quanto anda a lucratividade da sua empresa, saiba que algo está errado. Ter esta informação é essencial para compreender se a empresa está no lucro ou está no vermelho. Em caso negativo, a empresa pode começar a colocar em prática ações para reverter a situação.

Diante disso, o índice de lucratividade é um dos indicadores mais importantes. Ele permite mensurar exatamente qual é a rentabilidade da empresa. O cálculo deve ser realizado da seguinte forma: basta dividir a receita total pela receita líquida.

Para finalizar, é importante mencionar que o gestor deve continuar estudando sobre as novidades no mercado e sobre técnicas para realmente conseguir melhorar o desempenho da equipe de vendas. Você pode fazer isso aqui mesmo no Abertura Simples. Leia nosso artigo “Vendarketing: saiba o que é e como ele é importante para a sua empresa melhorar os resultados”.

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